EPE encerra 2023 com importantes avanços no estudo de um novo bipolo

Em dezembro de 2023, importantes marcos do cronograma do "Estudo de Expansão das Interligações Regionais - Parte III: Expansão da Capacidade de Exportação da Região Nordeste" foram alcançados. 

Após a realização de reunião preparatória para a Tomada de Subsídios (TS) sobre a tecnologia HVDC-VSC, que ocorreu no dia 21 de dezembro, foi enviado, pela EPE aos fabricantes da tecnologia, um formulário contendo questões de interesse sobre aspectos de fornecimento, projeto e operação desse tipo de solução, com a finalidade de obter subsídios para a avaliação de sua aplicabilidade no sistema brasileiro, considerando requisitos gerais de projeto, baseados nos critérios de desempenho e confiabilidade preconizados no SIN. 

 O formulário contempla, ainda, contribuições do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) acerca de questões operacionais e de desempenho da tecnologia. 

 Em fevereiro de 2024, após recebimento das respostas ao formulário da TS, estão previstas 4 reuniões entre as equipes técnicas envolvidas, para esclarecimento de dúvidas e discussões sobre o tema, cujas conclusões serão documentadas no relatório do estudo em pauta. 

 Outros marcos importantes envolveram contratação de desenvolvimento de modelagem genérica para representação de geração renovável, baseada no modelo do WECC (Western Electricity Coordinating Council), para o programa Anatem, por meio de celebração de contrato entre EPE e CEPEL; além de tratativas para obtenção de modelos referenciais iniciais para simulação de sistemas HVDC-VSC e STATCOM, a partir de cessão não onerosa e NDA (Non Disclosure Agreement) entre outros parceiros e a EPE. 

 A fase atual de execução do estudo é a de definição de montantes envolvidos na expansão planejada, que deverá ser sucedida pela análise de alternativas técnicas, ao longo do ano 2024.

Notícias Relacionadas

EPE apresenta Nota Técnica de GLP em reunião com a ANP

17/05/2024 - Com o intuito de promover melhor entendimento sobre a formação dos preços finais de combustíveis no Brasil, a EPE publicou Nota Técnica sobre a evolução da composição dos preços de gás liquefeito de petróleo (GLP) no mercado brasileiro.

EPE publica estudo sobre a formação de preço do GLP no mercado brasileiro

15/05/2024 - O estudo tem o intuito de promover melhor entendimento sobre a formação dos preços finais de combustíveis no Brasil e mostra a evolução da composição dos preços de GLP no mercado brasileiro. A publicação apresenta, também, uma comparação internacional da composição dos preços finais de GLP.

Sistemas Isolados – Coleta de Informações para o Planejamento do Ciclo 2024

15/05/2024 - A Portaria MME nº 59/2022 estabelece que os Agentes de Distribuição dos Sistemas Isolados devem elaborar suas propostas de planejamento para atendimento aos seus mercados consumidores e encaminhá-las à EPE até o dia 30 de junho de cada ano. A EPE é responsável pela avaliação técnica destas propostas a fim de subsidiar a aprovação do planejamento pelo Ministério de Minas e Energia (MME).

EPE recebe delegação do Cazaquistão para discutir temas sobre a transição energética no Brasil

10/05/2024 - Em 06 de maio de 2024, a EPE recebeu uma delegação do Cazaquistão para discutir temas sobre a transição energética no Brasil, em particular políticas e iniciativas de descarbonização do Brasil visando o net-zero, bem como o papel da nuclear na transição energética.

EPE divulga Nota Técnica "Roadmap para o fortalecimento da resiliência do setor elétrico em resposta às mudanças climáticas – Revisão Bibliográfica”

10/05/2024 - As questões relacionadas às mudanças climáticas vêm trazendo transformações na produção da energia, nos hábitos de consumo, na economia, na legislação e, consequentemente, na forma de planejar o sistema energético. Nesse sentido, projeções climáticas e seus potenciais impactos estão sendo discutidos e avaliados no planejamento de longo prazo do setor, auxiliando no desenvolvimento de um sistema capaz de manter suas funções em cenários adversos. Diante disso, a partir de uma revisão bibliográfica, esse trabalho pretende compreender melhor as relações entre as mudanças climáticas e o setor elétrico brasileiro. Com isso, espera-se formar uma base de conhecimento fundamental para aprofundar estudos e avaliações com foco em aumentar a resiliência do sistema.