EPE encerra 2023 com importantes avanços no estudo de um novo bipolo

Em dezembro de 2023, importantes marcos do cronograma do "Estudo de Expansão das Interligações Regionais - Parte III: Expansão da Capacidade de Exportação da Região Nordeste" foram alcançados. 

Após a realização de reunião preparatória para a Tomada de Subsídios (TS) sobre a tecnologia HVDC-VSC, que ocorreu no dia 21 de dezembro, foi enviado, pela EPE aos fabricantes da tecnologia, um formulário contendo questões de interesse sobre aspectos de fornecimento, projeto e operação desse tipo de solução, com a finalidade de obter subsídios para a avaliação de sua aplicabilidade no sistema brasileiro, considerando requisitos gerais de projeto, baseados nos critérios de desempenho e confiabilidade preconizados no SIN. 

 O formulário contempla, ainda, contribuições do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) acerca de questões operacionais e de desempenho da tecnologia. 

 Em fevereiro de 2024, após recebimento das respostas ao formulário da TS, estão previstas 4 reuniões entre as equipes técnicas envolvidas, para esclarecimento de dúvidas e discussões sobre o tema, cujas conclusões serão documentadas no relatório do estudo em pauta. 

 Outros marcos importantes envolveram contratação de desenvolvimento de modelagem genérica para representação de geração renovável, baseada no modelo do WECC (Western Electricity Coordinating Council), para o programa Anatem, por meio de celebração de contrato entre EPE e CEPEL; além de tratativas para obtenção de modelos referenciais iniciais para simulação de sistemas HVDC-VSC e STATCOM, a partir de cessão não onerosa e NDA (Non Disclosure Agreement) entre outros parceiros e a EPE. 

 A fase atual de execução do estudo é a de definição de montantes envolvidos na expansão planejada, que deverá ser sucedida pela análise de alternativas técnicas, ao longo do ano 2024.

Notícias Relacionadas

Workshop sobre a 1ª Revisão Quadrimestral das Previsões de Carga para o PLAN 2024-2028

08/04/2024 - A Empresa de Pesquisa Energética – EPE, o Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE e promovem na próxima quarta-feira, dia 10 de abril, das 10h às 12h um Workshop para apresentação dos resultados da 1ª Revisão Quadrimestral das Previsões de Carga para o Planejamento Anual da Operação Energética – PLAN 2024-2028.

EPE, ONS e CCEE divulgam primeira revisão quadrimestral da previsão de carga

05/04/2024 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Operador Nacional do Setor Elétrico (ONS), a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) divulgam, nesta sexta-feira (05), os dados da 1ª Revisão Quadrimestral das Previsões de Carga para o Planejamento Anual da Operação Energética - 2024-2028. Para o ano, o aumento previsto é de 3,8% na carga, atingindo o valor 78.814 MW médios.

Boletim Anual de Transmissão 2023

04/04/2024 - A EPE realizou em 2023 análises técnico-econômicas e socioambientais que resultaram na recomendação de diversos novos empreendimentos de transmissão de eletricidade. Essas futuras instalações irão agregar maior confiabilidade ao Sistema Interligado Nacional, aumentando a qualidade no atendimento elétrico aos consumidores brasileiros.

EPE esteve presente na cerimônia de assinatura dos contratos de concessão do Leilão de Transmissão n° 002/2023

04/04/2024 - Nessa quarta-feira, 03/04/2024, foram assinados os contratos de concessão dos lotes licitados no Leilão de Transmissão n° 002/2023. A cerimônia foi realizada em Brasília, com a presença do Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, além de outras autoridades do Governo Federal, da ANEEL e das Transmissoras vencedoras do leilão.

Energizando o Futuro: 20 Anos de Inovação e Excelência em Pesquisa Energética

26/03/2024 - Rio de Janeiro, Brasil - 15 de março de 2024 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) celebra duas décadas de dedicação incansável à busca por segurança energética e soluções inovadoras e sustentáveis.