EPE e MME promovem Webinar sobre Eficiência Energética: Ações norteadoras para as edificações brasileiras

webin.jpg

No dia 08 de dezembro, a EPE e o MME promoveram um webinar, com o objetivo de apresentar proposta de ações norteadoras para o aumento da eficiência energética nas edificações brasileiras.

O evento, conduzido pelo consultor técnico da EPE Arnaldo Junior, teve abertura que contou com Giovani Machado, diretor de estudos econômico-energéticos e ambientais da EPE; Samira Sana, coordenadora-geral de eficiência energética do departamento de informações e estudos energéticos do Ministério de Minas e Energia; Marcel Siqueira, gerente do Procel na Eletrobras; George Soares, gerente do Procel, da Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional – ENBPar; e Carlos Firmeza, da Superintendência de Pesquisa e Desenvolvimento e Eficiência Energética da ANEEL.

O evento contou com a apresentação das analistas de pesquisa energética da EPE, Natália de Moraes e Ana Cristina Maia com o tema: Proposta de Ações Norteadoras para Eficiência Energética em Edificações, contribuindo para orientar a alocação dos investimentos nesse setor. O objetivo foi identificar ações para aumentar a eficácia dos programas existentes, bem como mapear novos programas e mecanismos a fim de ampliar a eficiência energética e a competitividade da indústria nacional.

O evento contou também com a palestra da Estefânia Mello, Coordenadora pela Eletrobras do Grupo Técnico para Eficientização de Energia em Edificações – GT Edificações/CGIEE/MME, que falou a sua experiência e os resultados a frente do GT Edificações e apresentou o recente estudo de Avaliação de impacto regulatório para a etiquetagem compulsória.

No bloco de debates, importantes especialistas que atuam na de eficiência energética em edificações contribuíram com suas análises e perspectivas para a área. O painel contou com a moderação da Alexandra Maciel – DDE/MME e os debatedores: Alexandre Schinazi, da Mitsidi Projetos; Jamil Haddad, Consultor da iX Projetos e Professor da UNIFEI; Lilian Sarrouf, membro da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e Coordenadora do Comitê de Meio Ambiente (Comasp) do SindusCon-SP; Mariana Martins, membro do GT Edificações/CGIEE e Consultora da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC); Marina Amorim, da Secretaria Nacional de Habitação/MDR; e Roberto Lamberts, membro do GT Edificações/CGIEE e Professor no LABEE/UFSC.

Por fim, o diretor de estudos econômico-energéticos e ambientais da EPE, Giovani Machado, retornou para realizar o encerramento do evento.

O evento foi parte das ações de redução das assimetrias de Informação sobre o potencial de eficiência energética no Brasil realizadas pela EPE.

A gravação do evento pode ser acessada através do nosso canal do YouTube.

Notícias Relacionadas

EPE divulga Caderno de Estudos de Geração e Transmissão de Energia Elétrica do ano de 2022

02/02/2023 - Rotineiramente a EPE publica uma série de estudos e pesquisas sobre geração e transmissão de energia elétrica, destinados a subsidiar o planejamento energético setorial. Alguns desses relatórios são de publicação periódica, como aqueles sobre os leilões de energia e de transmissão, enquanto outros buscam responder questões específicas, como aqueles sobre determinadas tecnologias.

MME e EPE publicam novo caderno do PDE 2032: Eletromobilidade

01/02/2023 - A eletrificação do transporte rodoviário no Brasil deve expandir-se continuamente ao longo da próxima década, avançando de forma significativa em certos nichos de aplicação. A penetração de motorizações alternativas no licenciamento de novos veículos semileves e leves, para uso com o transporte cargas, deve ser particularmente elevada, alcançando, em 2032, cerca de 20% para elétricos e 15% para híbridos. Contribuem para isso a eletrificação de nichos como da entrega em última milha, estimulada por compromissos ESG de grandes empresas, e por crescentes restrições às emissões e à circulação de veículos poluentes em áreas urbanas, principalmente metrópoles.

Resenha Mensal: O consumo nacional de energia elétrica foi de 43.347 GWh em dezembro de 2022, expandindo 1% em comparação com mesmo mês de 2021

31/01/2023 - A classe residencial (+4,6%) puxou a alta, seguida pela classe comercial (+1,7%), enquanto a indústria (-1,0%) experimentou retração no consumo. No acumulado em 12 meses o consumo nacional registrou 508.576 GWh, alta de 1,2% em comparação ao período imediatamente anterior.

MME e EPE publicam Sensibilidades e Análise Econômica para a Previsão da Produção de Petróleo e Gás Natural do PDE 2032

30/01/2023 - O caderno Sensibilidades e Análise Econômica para a Previsão da Produção de Petróleo e Gás Natural tem o objetivo de detalhar as previsões apresentadas no caderno anterior, discutir alternativas através da análise de sensibilidade para alguns tópicos e ressaltar aspectos econômicos.

EPE lança pacote em R epe4md destinado a realizar projeções de micro e minigeração distribuída no Brasil

27/01/2023 - A EPE inaugurou o GitHub da organização com seu primeiro produto de código aberto disponível para contribuições. O pacote em R epe4md é destinado a realizar projeções de micro e minigeração distribuída no Brasil, sendo utilizado pela EPE, por exemplo, nos estudos do Plano Decenal de Expansão de Energia.