EPE e MME promovem Webinar sobre Eficiência Energética: Ações norteadoras para as edificações brasileiras

webin.jpg

No dia 08 de dezembro, a EPE e o MME promoveram um webinar, com o objetivo de apresentar proposta de ações norteadoras para o aumento da eficiência energética nas edificações brasileiras.

O evento, conduzido pelo consultor técnico da EPE Arnaldo Junior, teve abertura que contou com Giovani Machado, diretor de estudos econômico-energéticos e ambientais da EPE; Samira Sana, coordenadora-geral de eficiência energética do departamento de informações e estudos energéticos do Ministério de Minas e Energia; Marcel Siqueira, gerente do Procel na Eletrobras; George Soares, gerente do Procel, da Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional – ENBPar; e Carlos Firmeza, da Superintendência de Pesquisa e Desenvolvimento e Eficiência Energética da ANEEL.

O evento contou com a apresentação das analistas de pesquisa energética da EPE, Natália de Moraes e Ana Cristina Maia com o tema: Proposta de Ações Norteadoras para Eficiência Energética em Edificações, contribuindo para orientar a alocação dos investimentos nesse setor. O objetivo foi identificar ações para aumentar a eficácia dos programas existentes, bem como mapear novos programas e mecanismos a fim de ampliar a eficiência energética e a competitividade da indústria nacional.

O evento contou também com a palestra da Estefânia Mello, Coordenadora pela Eletrobras do Grupo Técnico para Eficientização de Energia em Edificações – GT Edificações/CGIEE/MME, que falou a sua experiência e os resultados a frente do GT Edificações e apresentou o recente estudo de Avaliação de impacto regulatório para a etiquetagem compulsória.

No bloco de debates, importantes especialistas que atuam na de eficiência energética em edificações contribuíram com suas análises e perspectivas para a área. O painel contou com a moderação da Alexandra Maciel – DDE/MME e os debatedores: Alexandre Schinazi, da Mitsidi Projetos; Jamil Haddad, Consultor da iX Projetos e Professor da UNIFEI; Lilian Sarrouf, membro da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e Coordenadora do Comitê de Meio Ambiente (Comasp) do SindusCon-SP; Mariana Martins, membro do GT Edificações/CGIEE e Consultora da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC); Marina Amorim, da Secretaria Nacional de Habitação/MDR; e Roberto Lamberts, membro do GT Edificações/CGIEE e Professor no LABEE/UFSC.

Por fim, o diretor de estudos econômico-energéticos e ambientais da EPE, Giovani Machado, retornou para realizar o encerramento do evento.

O evento foi parte das ações de redução das assimetrias de Informação sobre o potencial de eficiência energética no Brasil realizadas pela EPE.

A gravação do evento pode ser acessada através do nosso canal do YouTube.

Notícias Relacionadas

Delegação da África do Sul visita a EPE para intercâmbio sobre planejamento e leilões de transmissão

09/05/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) recebeu na terça-feira, 7, uma delegação de 25 representantes da África do Sul para um intercâmbio técnico voltado ao fortalecimento institucional e à estruturação de investimentos privados em transmissão de energia. A visita foi articulada pelo Ministério de Minas e Energia (MME), em coordenação com instituições parceiras brasileiras.

EPE apresenta estudo sobre integração do biometano à infraestrutura de gás natural na OTC 2025

08/05/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) participou da Offshore Technology Conference 2025 (OTC), realizada em Houston (EUA), nesta quarta-feira, 7, com a apresentação do trabalho técnico “Technical and Economic Assessment of Integrating Biomethane Production with the Natural Gas Supply Chain”.

EPE destaca papel estratégico do planejamento energético em simpósio da Escola Superior de Guerra

08/05/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) participou, no dia 5 de maio, como conferencista do simpósio “Inovação Energética: Rumo a um Futuro Sustentável”, promovido pela Escola Superior de Guerra (ESG). O evento integra a programação do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE 2025), que reúne representantes civis e militares do Brasil e de nações amigas para debater temas estratégicos nacionais.

MME e EPE divulgam agenda de estudos para o planejamento da transmissão em 2025

06/05/2025 - O Ministério de Minas e Energia (MME) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) divulgaram, nesta terça-feira, 6, a agenda de estudos voltados ao planejamento da transmissão de energia elétrica para o ano de 2025. O intuito é identificar novas instalações e equipamentos necessários à expansão do sistema de transmissão nacional.

Resenha Mensal: puxado pelas residências, consumo nacional de eletricidade cresce 2,6%. Indústria e outros consumos também crescem, comércio permanece estável.

30/04/2025 - A mais recente edição da Resenha mostra que o consumo nacional de energia elétrica foi de 49.190 GWh em março de 2025, aumento de 2,6% comparado a março de 2024. Este foi o maior consumo mensal de toda a série histórica desde 2004.