EPE e MME promovem Webinar sobre Eficiência Energética: Ações norteadoras para as edificações brasileiras

webin.jpg

No dia 08 de dezembro, a EPE e o MME promoveram um webinar, com o objetivo de apresentar proposta de ações norteadoras para o aumento da eficiência energética nas edificações brasileiras.

O evento, conduzido pelo consultor técnico da EPE Arnaldo Junior, teve abertura que contou com Giovani Machado, diretor de estudos econômico-energéticos e ambientais da EPE; Samira Sana, coordenadora-geral de eficiência energética do departamento de informações e estudos energéticos do Ministério de Minas e Energia; Marcel Siqueira, gerente do Procel na Eletrobras; George Soares, gerente do Procel, da Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional – ENBPar; e Carlos Firmeza, da Superintendência de Pesquisa e Desenvolvimento e Eficiência Energética da ANEEL.

O evento contou com a apresentação das analistas de pesquisa energética da EPE, Natália de Moraes e Ana Cristina Maia com o tema: Proposta de Ações Norteadoras para Eficiência Energética em Edificações, contribuindo para orientar a alocação dos investimentos nesse setor. O objetivo foi identificar ações para aumentar a eficácia dos programas existentes, bem como mapear novos programas e mecanismos a fim de ampliar a eficiência energética e a competitividade da indústria nacional.

O evento contou também com a palestra da Estefânia Mello, Coordenadora pela Eletrobras do Grupo Técnico para Eficientização de Energia em Edificações – GT Edificações/CGIEE/MME, que falou a sua experiência e os resultados a frente do GT Edificações e apresentou o recente estudo de Avaliação de impacto regulatório para a etiquetagem compulsória.

No bloco de debates, importantes especialistas que atuam na de eficiência energética em edificações contribuíram com suas análises e perspectivas para a área. O painel contou com a moderação da Alexandra Maciel – DDE/MME e os debatedores: Alexandre Schinazi, da Mitsidi Projetos; Jamil Haddad, Consultor da iX Projetos e Professor da UNIFEI; Lilian Sarrouf, membro da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e Coordenadora do Comitê de Meio Ambiente (Comasp) do SindusCon-SP; Mariana Martins, membro do GT Edificações/CGIEE e Consultora da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC); Marina Amorim, da Secretaria Nacional de Habitação/MDR; e Roberto Lamberts, membro do GT Edificações/CGIEE e Professor no LABEE/UFSC.

Por fim, o diretor de estudos econômico-energéticos e ambientais da EPE, Giovani Machado, retornou para realizar o encerramento do evento.

O evento foi parte das ações de redução das assimetrias de Informação sobre o potencial de eficiência energética no Brasil realizadas pela EPE.

A gravação do evento pode ser acessada através do nosso canal do YouTube.

Notícias Relacionadas

Boletim interativo da Energia Eólica e atualização dos dados abertos do Sistema AMA

23/02/2024 - O Boletim da Energia Eólica é publicado desde junho de 2014, apresentando índices mensais que caracterizam o recurso eólico no país a partir de dados do Sistema AMA (Sistema de Acompanhamento de Medições Anemométricas).

Sistema AMA – Atualização da Lista de Equipamentos Aceitos

09/02/2024 - A EPE publica a atualização dos Equipamentos aceitos no Sistema AMA – Sistema de Acompanhamento de Medições Anemométricas. Novos equipamentos que constam da lista já podem ser cadastrados no Sistema.

EPE e MME divulgam a programação de estudos de planejamento da transmissão para 2024

07/02/2024 - Programação prevê 30 levantamentos que contemplarão todas as regiões do Brasil, incluindo conexão de cargas de hidrogênio.

Resenha Mensal: temperaturas elevadas impulsionam o consumo de eletricidade em dezembro e bate recorde histórico pelo terceiro mês consecutivo

31/01/2024 - A mais recente edição da Resenha mostra que o consumo nacional de energia elétrica foi de 47.170 GWh em dezembro de 2023, alta de 9,1% em comparação com dezembro de 2022, o terceiro recorde consecutivo de consumo em toda a série histórica, desde 2004. Assim como em outubro e novembro, impulsionados pelas ondas de calor, os consumos das classes residencial e comercial registraram taxas de expansão de dois dígitos.

EPE publica o Planejamento do Atendimento aos Sistemas Isolados – Ciclo 2023

25/01/2024 - O Planejamento do Ciclo 2023 avaliou 196 localidades que fazem parte dos Sistemas Isolados, a previsão de interligação desses sistemas ao SIN, as projeções de crescimento do mercado consumidor dessas localidades, os índices de perdas, bem como as necessidades futuras de atendimento até 2028.