
No dia 08 de dezembro, a EPE e o MME promoveram um webinar, com o objetivo de apresentar proposta de ações norteadoras para o aumento da eficiência energética nas edificações brasileiras.
O evento, conduzido pelo consultor técnico da EPE Arnaldo Junior, teve abertura que contou com Giovani Machado, diretor de estudos econômico-energéticos e ambientais da EPE; Samira Sana, coordenadora-geral de eficiência energética do departamento de informações e estudos energéticos do Ministério de Minas e Energia; Marcel Siqueira, gerente do Procel na Eletrobras; George Soares, gerente do Procel, da Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional – ENBPar; e Carlos Firmeza, da Superintendência de Pesquisa e Desenvolvimento e Eficiência Energética da ANEEL.
O evento contou com a apresentação das analistas de pesquisa energética da EPE, Natália de Moraes e Ana Cristina Maia com o tema: Proposta de Ações Norteadoras para Eficiência Energética em Edificações, contribuindo para orientar a alocação dos investimentos nesse setor. O objetivo foi identificar ações para aumentar a eficácia dos programas existentes, bem como mapear novos programas e mecanismos a fim de ampliar a eficiência energética e a competitividade da indústria nacional.
O evento contou também com a palestra da Estefânia Mello, Coordenadora pela Eletrobras do Grupo Técnico para Eficientização de Energia em Edificações – GT Edificações/CGIEE/MME, que falou a sua experiência e os resultados a frente do GT Edificações e apresentou o recente estudo de Avaliação de impacto regulatório para a etiquetagem compulsória.
No bloco de debates, importantes especialistas que atuam na de eficiência energética em edificações contribuíram com suas análises e perspectivas para a área. O painel contou com a moderação da Alexandra Maciel – DDE/MME e os debatedores: Alexandre Schinazi, da Mitsidi Projetos; Jamil Haddad, Consultor da iX Projetos e Professor da UNIFEI; Lilian Sarrouf, membro da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e Coordenadora do Comitê de Meio Ambiente (Comasp) do SindusCon-SP; Mariana Martins, membro do GT Edificações/CGIEE e Consultora da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC); Marina Amorim, da Secretaria Nacional de Habitação/MDR; e Roberto Lamberts, membro do GT Edificações/CGIEE e Professor no LABEE/UFSC.
Por fim, o diretor de estudos econômico-energéticos e ambientais da EPE, Giovani Machado, retornou para realizar o encerramento do evento.
O evento foi parte das ações de redução das assimetrias de Informação sobre o potencial de eficiência energética no Brasil realizadas pela EPE.
A gravação do evento pode ser acessada através do nosso canal do YouTube.