EPE e Cooperação Alemã lançam o estudo “Potencial Técnico, Econômico e de mercado da Resposta da Demanda com foco no setor industrial”

O estudo, que visa contribuir para a modernização do setor elétrico brasileiro, será lançado dia 01 de dezembro (sexta-feira), às 9h, Windsor Guanabara Hotel, no Rio de Janeiro.

Com as mudanças no padrão de consumo nos últimos anos, vem se buscando alternativas para manter o equilíbrio entre oferta e demanda de energia. Nesse contexto, a estratégia da Resposta da Demanda propõe incentivar os grandes consumidores de energia a deslocarem sua demanda para períodos alternativos, evitando assim o estresse do sistema elétrico.

Na pesquisa, são identificadas as necessidades de consumo existentes que não são suficientemente atendidas e são sistematizadas soluções e benefícios de produtos de resposta da demanda no setor elétrico para promover aumento de confiabilidade, eficiência e flexibilidade.

Espera-se que os resultados do estudo sirvam como insumo para agentes de planejamento, operação de redes, concessionárias e reguladores no setor elétrico, além de contribuir para a redução das assimetrias de informação com os setores industriais.

Estarão presentes representantes do Ministério de Minas e Energia (MME) e da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), além de relevantes atores do setor energético e industrial.

O evento é gratuito e as inscrições podem ser realizadas neste link.

Lançamento do estudo "Potencial Técnico, Econômico e de mercado da Resposta da Demanda com foco no setor industrial"

Data: Sexta-feira, 01 de dezembro de 2023.

Horário: 09h às 12h30.

Endereço: Windsor Guanabara Hotel - Av. Pres. Vargas, 392 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20071-000

Este evento é realizado no âmbito da Parceria Energética-Brasil-Alemanha, projeto coordenado pelo Ministério de Minas e Energia (MME), o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e o Ministério Federal Alemão para Assuntos Econômicos e Ação Climática (BMWK), em cooperação com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Esta Parceria integra a Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável e é implementada pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH.

O estudo “Potencial Técnico, Econômico e de mercado da Resposta da Demanda com foco no setor industrial” foi encomendado no âmbito da Parceria Energética-Brasil-Alemanha, projeto coordenado pelo Ministério de Minas e Energia, o Ministério das Relações Exteriores e o Ministério Federal Alemão para Assuntos Econômicos e Ação Climática (BMWK) da Alemanha, em cooperação com a Empresa de Pesquisa Energética. A Parceria é implementada pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH. O estudo foi realizado pela PSR em parceria com a Mitsidi.

Empresa de Pesquisa Energética

A Parceria Energética-Brasil-Alemanha estabelece um fórum para o diálogo político de alto nível para apoiar um uso mais amplo das energias renováveis, eficiência energética e hidrogênio verde em ambos os países. Para mais informações:  https://www.energypartnership.com.br/pt/home/


Notícias Relacionadas

Boletim interativo da Energia Eólica e atualização dos dados abertos do Sistema AMA

23/02/2024 - O Boletim da Energia Eólica é publicado desde junho de 2014, apresentando índices mensais que caracterizam o recurso eólico no país a partir de dados do Sistema AMA (Sistema de Acompanhamento de Medições Anemométricas).

Sistema AMA – Atualização da Lista de Equipamentos Aceitos

09/02/2024 - A EPE publica a atualização dos Equipamentos aceitos no Sistema AMA – Sistema de Acompanhamento de Medições Anemométricas. Novos equipamentos que constam da lista já podem ser cadastrados no Sistema.

EPE e MME divulgam a programação de estudos de planejamento da transmissão para 2024

07/02/2024 - Programação prevê 30 levantamentos que contemplarão todas as regiões do Brasil, incluindo conexão de cargas de hidrogênio.

Resenha Mensal: temperaturas elevadas impulsionam o consumo de eletricidade em dezembro e bate recorde histórico pelo terceiro mês consecutivo

31/01/2024 - A mais recente edição da Resenha mostra que o consumo nacional de energia elétrica foi de 47.170 GWh em dezembro de 2023, alta de 9,1% em comparação com dezembro de 2022, o terceiro recorde consecutivo de consumo em toda a série histórica, desde 2004. Assim como em outubro e novembro, impulsionados pelas ondas de calor, os consumos das classes residencial e comercial registraram taxas de expansão de dois dígitos.

EPE publica o Planejamento do Atendimento aos Sistemas Isolados – Ciclo 2023

25/01/2024 - O Planejamento do Ciclo 2023 avaliou 196 localidades que fazem parte dos Sistemas Isolados, a previsão de interligação desses sistemas ao SIN, as projeções de crescimento do mercado consumidor dessas localidades, os índices de perdas, bem como as necessidades futuras de atendimento até 2028.