EPE divulga Caderno de Estudos de Geração e Transmissão de Energia Elétrica do ano de 2022

Rotineiramente a EPE publica uma série de estudos e pesquisas sobre geração e transmissão de energia elétrica, destinados a subsidiar o planejamento energético setorial. 

Alguns desses relatórios são de publicação periódica, como aqueles sobre os leilões de energia e de transmissão, enquanto outros buscam responder questões específicas, como aqueles sobre determinadas tecnologias. 

Embora tais estudos já tenham sido publicados no site da EPE à medida em que foram concluídos, busca-se com o Caderno de Estudos resumir em um único documento os trabalhos desenvolvidos ao longo de um ano, facilitando a busca pelos mesmos e ampliando a sua divulgação. 

Clique aqui e acesse o conteúdo completo.

Notícias Relacionadas

EPE lança plataforma para dar transparência de dados dos Sistemas Isolados e suporte para implementação do Programa Energias da Amazônia do Ministério de Minas e Energia.

01/03/2024 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), lançou, nessa quinta-feira (29/02), o Portal de Acompanhamento dos Sistemas Isolados (PASI), em sua versão inicial. A nova ferramenta tem como objetivo centralizar a divulgação dos dados de planejamento dos Sistemas Isolados, unificando as informações entre os órgãos em cumprimento à diretriz estabelecida pelo Ministério de Minas e Energia pela A Portaria MME nº 59/2022.

Resenha Mensal: consumo de eletricidade cresce 9,1% em janeiro e registra o segundo maior consumo mensal de toda a série histórica. Desde outubro de 2023 o país registra consumos recordes de eletricidade

29/02/2024 - A mais recente edição da Resenha mostra que o consumo nacional de energia elétrica foi de 46.715 GWh em janeiro de 2024, alta de 9,1% comparado a janeiro de 2023. Este foi o segundo maior consumo mensal de toda a série histórica desde 2004.

Boletim interativo da Energia Eólica e atualização dos dados abertos do Sistema AMA

23/02/2024 - O Boletim da Energia Eólica é publicado desde junho de 2014, apresentando índices mensais que caracterizam o recurso eólico no país a partir de dados do Sistema AMA (Sistema de Acompanhamento de Medições Anemométricas).

Sistema AMA – Atualização da Lista de Equipamentos Aceitos

09/02/2024 - A EPE publica a atualização dos Equipamentos aceitos no Sistema AMA – Sistema de Acompanhamento de Medições Anemométricas. Novos equipamentos que constam da lista já podem ser cadastrados no Sistema.

EPE e MME divulgam a programação de estudos de planejamento da transmissão para 2024

07/02/2024 - Programação prevê 30 levantamentos que contemplarão todas as regiões do Brasil, incluindo conexão de cargas de hidrogênio.