EPE disponibiliza atualização do Caso Base e dos Custos Marginais de Operação do Leilão de Energia Nova A-5/2021 - Cálculo das Garantias Físicas

A Empresa de Pesquisa Energética – EPE disponibiliza, na área de leilões de energia, a atualização do caso base com os arquivos de dados para os modelos NEWAVE e SUISHI, utilizados no cálculo e revisão das Garantias Físicas de Energia dos empreendimentos com previsão de despacho centralizado, para participação no Leilão de Energia Nova A-5/2021.

Trata-se da atualização dos volumes mínimos operativos (VminOp) e inclusão da consideração das Regras de Operação do Rio São Francisco pela Portaria MME nº 21, de 18 de agosto de 2021.

Os parâmetros para a representação das Regras de Operação do São Francisco e das condições de desligamento da segunda casa de força de Tucuruí no modelo SUISHI são apresentados na revisão 1 do Informe Técnico EPE-DEE-IT-055-2021, assim como os novos resultados de convergência obtidos após a atualização.

Adicionalmente, em decorrência da mudança no caso base, também está sendo disponibilizada a atualização dos conjuntos dos Custos Marginais de Operação (CMO) e dos Benefícios de Antecipação de GNL (benGNL) que serão utilizados no cálculo dos valores esperados do Custo de Operação (COP) e do Custo Econômico de Curto Prazo (CEC) dos empreendimentos de geração termelétrica para o Leilão de Energia Nova A-5/2021.

Os valores dos CMO disponibilizados devem ser limitados aos preços de liquidação das diferenças - PLD mínimo (49,77 R$/MWh) e máximo (583,88 R$/MWh) para o cálculo do CEC.

Os documentos podem ser obtidos na relação de arquivos disponíveis na área do Leilão A-5/2021.

Notícias Relacionadas

EPE participa de sessão sobre energias renováveis no Brasil e na América Latina no Senado Federal

14/08/2026 - No dia 10 de agosto, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) participou de sessão temática sobre energias renováveis no Brasil e na América Latina no Senado Federal. O debate teve como objetivo discutir as políticas públicas que dizem respeito ao tema e a liderança brasileira no setor diante do contexto global.

Webinário da UFRJ analisará Nota Técnica da EPE sobre seleção de áreas para eólicas offshore

14/08/2026 - Na próxima quarta-feira, 19, o Grupo de Estudos do Setor Elétrico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Gesel/UFRJ) realizará o webinar “Energia eólica offshore: análise da Nota Técnica sobre critérios para seleção de áreas" com a participação da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

EPE fala sobre inovação e planejamento energético na Rio Innovation Week 2026

12/08/2026 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) participou da sexta edição da Rio Innovation Week (RIW), conferência global de tecnologia e inovação realizada entre 4 e 7 de agosto no Pier Mauá, Rio de Janeiro. As discussões do evento orientaram-se pela expansão do acesso à tecnologia e à inovação para novos públicos, reforçando o elo entre a tecnologia e o desenvolvimento humano, social e ambiental.

EPE realiza reunião com representantes da Embaixada do Reino Unido no Brasil

07/08/2026 - A reunião abordou temas de interesse comum relacionad​os às tendências e prioridades do setor energético nos próximos anos, incluindo cenários de longo prazo, expansão das energias renováveis, desenvolvimento do mercado de hidrogênio de baixo carbono, papel dos biocombustíveis, perspectivas para óleo e gás e desafios associados à crescente eletrificação da economia.

EPE, ONS e CCEE divulgam segunda revisão quadrimestral da previsão da carga para o planejamento de 2026-2030

07/08/2026 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o Operador Nacional do Setor Elétrico (ONS) e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) a divulgaram nesta sexta-feira (07/08) os resultados da 2ª Revisão Quadrimestral das Previsões de Carga para o Planejamento Anual da Operação Energética – 2026-2030.