A Empresa de Pesquisa Energética – EPE disponibiliza, na área de leilões de energia, a atualização do caso base com os arquivos de dados para os modelos NEWAVE e SUISHI, utilizados no cálculo e revisão das Garantias Físicas de Energia dos empreendimentos com previsão de despacho centralizado, para participação no Leilão de Energia Nova A-5/2021.
Trata-se da atualização dos volumes mínimos operativos (VminOp) e inclusão da consideração das Regras de Operação do Rio São Francisco pela Portaria MME nº 21, de 18 de agosto de 2021.
Os parâmetros para a representação das Regras de Operação do São Francisco e das condições de desligamento da segunda casa de força de Tucuruí no modelo SUISHI são apresentados na revisão 1 do Informe Técnico EPE-DEE-IT-055-2021, assim como os novos resultados de convergência obtidos após a atualização.
Adicionalmente, em decorrência da mudança no caso base, também está sendo disponibilizada a atualização dos conjuntos dos Custos Marginais de Operação (CMO) e dos Benefícios de Antecipação de GNL (benGNL) que serão utilizados no cálculo dos valores esperados do Custo de Operação (COP) e do Custo Econômico de Curto Prazo (CEC) dos empreendimentos de geração termelétrica para o Leilão de Energia Nova A-5/2021.
Os valores dos CMO disponibilizados devem ser limitados aos preços de liquidação das diferenças - PLD mínimo (49,77 R$/MWh) e máximo (583,88 R$/MWh) para o cálculo do CEC.
Os documentos podem ser obtidos na relação de arquivos disponíveis na área do Leilão A-5/2021.