Publicado em 16 de abril de 2025
Novos setores de alta demanda, como data centers e hidrogênio verde, foram tema de apresentação da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) em painel durante a 10ª edição do Encontro de Negócios da Associação Brasileira de Energia Eólica e Novas Tecnologias (ABEEOLICA). Realizado na terça-feira, 15, em São Paulo, o encontro deste ano pautou-se pela retomada do desenvolvimento da indústria eólica.
Representada por seu diretor de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais, Thiago Ivanoski, a EPE levou para o debate informações sobre a matriz energética e elétrica do Brasil e seus desafios de infraestrutura, segurança e resiliência. No que se refere ao hidrogênio verde, o diretor Ivanoski abordou a realização de estudos estruturantes, previstos para dezembro de 2025, e a busca por modelos para representação de cargas nos estudos de expansão.
Também foram destaques da apresentação da EPE o
Plano Decenal de Expansão de Energia 2034, inclusive cenários, desafios e novas tecnologias que dizem respeito à transição energética, e a primeira
Revisão Quadrimestral da Carga para o planejamento anual da operação energética do ciclo 2025–2029.
Além disso, o diretor Ivanoski apresentou os estudos prospectivos de data centers da EPE, com informações sobre projetos que pediram conexão à rede. A EPE dispõe de um
Portal de Coleta de Dados de Data Centers, lançado em
webinar disponível no YouTube. Essa ferramenta tem como propósito aumentar a eficiência no acesso e integração das centrais de dados ao sistema elétrico.
À esquerda, Thiago Ivanoski, diretor de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais da EPE