EPE debate data centers e hidrogênio verde em Encontro de Negócios da ABEEOLICA

​Publicado em 16 de abril de 2025

ABEEOLICA2-04-2025.jpgNovos setores de alta demanda, como data centers e hidrogênio verde, foram tema de apresentação da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) em painel durante a 10ª edição do Encontro de Negócios da Associação Brasileira de Energia Eólica e Novas Tecnologias (ABEEOLICA). Realizado na terça-feira, 15, em São Paulo, o encontro deste ano pautou-se pela retomada do desenvolvimento da indústria eólica.

Representada por seu diretor de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais, Thiago Ivanoski, a EPE levou para o debate informações sobre a matriz energética e elétrica do Brasil e seus desafios de infraestrutura, segurança e resiliência. No que se refere ao hidrogênio verde, o diretor Ivanoski abordou a realização de estudos estruturantes, previstos para dezembro de 2025, e a busca por modelos para representação de cargas nos estudos de expansão.

Também foram destaques da apresentação da EPE o Plano Decenal de Expansão de Energia 2034, inclusive cenários, desafios e novas tecnologias que dizem respeito à transição energética, e a primeira Revisão Quadrimestral da Carga para o planejamento anual da operação energética do ciclo 2025–2029.

Além disso, o diretor Ivanoski apresentou os estudos prospectivos de data centers da EPE, com informações sobre projetos que pediram conexão à rede. A EPE dispõe de um Portal de Coleta de Dados de Data Centers, lançado em webinar disponível no YouTube. Essa ferramenta tem como propósito aumentar a eficiência no acesso e integração das centrais de dados ao sistema elétrico.

ABEEOLICA-04-2025.jpg

À esquerda, Thiago Ivanoski, diretor de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais da EPE

Notícias Relacionadas

EPE apresenta estudo sobre integração do biometano à infraestrutura de gás natural na OTC 2025

08/05/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) participou da Offshore Technology Conference 2025 (OTC), realizada em Houston (EUA), nesta quarta-feira, 7, com a apresentação do trabalho técnico “Technical and Economic Assessment of Integrating Biomethane Production with the Natural Gas Supply Chain”.

EPE destaca papel estratégico do planejamento energético em simpósio da Escola Superior de Guerra

08/05/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) participou, no dia 5 de maio, como conferencista do simpósio “Inovação Energética: Rumo a um Futuro Sustentável”, promovido pela Escola Superior de Guerra (ESG). O evento integra a programação do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE 2025), que reúne representantes civis e militares do Brasil e de nações amigas para debater temas estratégicos nacionais.

MME e EPE divulgam agenda de estudos para o planejamento da transmissão em 2025

06/05/2025 - O Ministério de Minas e Energia (MME) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) divulgaram, nesta terça-feira, 6, a agenda de estudos voltados ao planejamento da transmissão de energia elétrica para o ano de 2025. O intuito é identificar novas instalações e equipamentos necessários à expansão do sistema de transmissão nacional.

Resenha Mensal: puxado pelas residências, consumo nacional de eletricidade cresce 2,6%. Indústria e outros consumos também crescem, comércio permanece estável.

30/04/2025 - A mais recente edição da Resenha mostra que o consumo nacional de energia elétrica foi de 49.190 GWh em março de 2025, aumento de 2,6% comparado a março de 2024. Este foi o maior consumo mensal de toda a série histórica desde 2004.

EPE lança versão em inglês do Caderno de Minerais críticos e estratégicos para a transição energética

29/04/2025 - A tradução visa ampliar o alcance internacional do estudo, que destaca os desafios e oportunidades para a mineração e o suprimento desses insumos, com base em projeções do Plano Decenal de Energia 2034.