EPE, CCEE e ONS projetam alta de 3,5% da carga de energia elétrica em 2024

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE, o Operador Nacional do Setor Elétrico – ONS e a Empresa de Pesquisa Energética – EPE divulgam, nesta terça-feira (05), as Previsões de Carga para o Planejamento Anual da Operação Energética - PLAN 2024-2028. A perspectiva é de uma expansão média de 3,2% na demanda do Sistema Interligado Nacional – SIN ao longo do período. 

Para 2023, os estudos consideram que o fechamento da carga no ano deve ser de 75.791 MW médios, de acordo com os dados verificados até novembro/23 e as previsões divulgadas na 1ª Revisão Semanal do PMO de dezembro/23. Em 2024, o crescimento projetado é de 3,5%, atingindo 78.447 MW médios. Em 2028, a carga chegará a 89.023 MW médios. Os dados consideram a Micro e Mini Geração Distribuída (MMGD) e a integração de Roraima ao SIN em outubro de 2025. Os crescimentos para os períodos e submercados são apresentados a seguir. 

Sem título.png 

A confirmação dos cenários de médio prazo pressupõe a ocorrência de algumas premissas como: um cenário macroeconômico estável, dando maior confiança aos agentes e criando um ambiente propício ao crescimento econômico e da renda; um impulso adicional à atividade provocado por investimentos em infraestrutura; e a possibilidade de que a aprovação da reforma tributária promova impactos positivos na produtividade da economia, ainda que isso ocorra de forma menos intensa no horizonte de tempo do PLAN. 

Na próxima quinta-feira, dia 07 de dezembro, das 14h30 às 17h, as organizações realizarão um Workshop para apresentação dos resultados das Previsões de Carga para o Planejamento Anual da Operação Energética – PLAN 2024-2028. O evento, via plataforma Webex, é destinado aos agentes do setor elétrico, distribuidores, geradores, consumidores livres e comercializadores. 

Para participar do workshop, clique aqui.

Para acessar os documentos completos, clique aqui.


Notícias Relacionadas

EPE divulga Nota Técnica "Roadmap para o fortalecimento da resiliência do setor elétrico em resposta às mudanças climáticas – Revisão Bibliográfica”

10/05/2024 - As questões relacionadas às mudanças climáticas vêm trazendo transformações na produção da energia, nos hábitos de consumo, na economia, na legislação e, consequentemente, na forma de planejar o sistema energético. Nesse sentido, projeções climáticas e seus potenciais impactos estão sendo discutidos e avaliados no planejamento de longo prazo do setor, auxiliando no desenvolvimento de um sistema capaz de manter suas funções em cenários adversos. Diante disso, a partir de uma revisão bibliográfica, esse trabalho pretende compreender melhor as relações entre as mudanças climáticas e o setor elétrico brasileiro. Com isso, espera-se formar uma base de conhecimento fundamental para aprofundar estudos e avaliações com foco em aumentar a resiliência do sistema.

Informações sobre Garantias Físicas

03/05/2024 - A EPE é responsável pelo cálculo e revisão de garantia física da geração, seguindo metodologias e critérios definidos pelo Ministério de Minas e Energia, e disponibiliza publicamente as notas técnicas que registram os cálculos realizados.

Resenha Mensal: consumo de eletricidade cresceu 4,6% em março, o maior consumo mensal de toda a série histórica. Temperaturas acima da média e clima mais seco favorecem o consumo, que cresce em todas as regiões do país

30/04/2024 - A mais recente edição da Resenha mostra que o consumo nacional de energia elétrica foi de 47.810 GWh em março de 2024, alta de 4,6% comparado a março de 2023. Este foi o maior consumo mensal de toda a série histórica desde 2004.

EPE lembra que óleo e gás natural estarão presentes na matriz energética mundial e do Brasil em 2050

25/04/2024 - Na avaliação da empresa, vinculada ao MME, contribuição do setor é decisiva para uma transição justa, equilibrada e inclusiva, para arrecadação dos recursos ao desenvolvimento sustentável e direcionamento dos investimentos

EPE Participa do evento T&D Energy 2024

22/04/2024 - A EPE participou do evento T&D Energy, que ocorreu nos dias 17 e 18 de abril de 2024, em São Paulo, com a presença de empresas da área de distribuição, transmissão e geração de energia, além de representantes da indústria e do mercado de energia elétrica.