Conjuntura e tendências do setor petrolífero brasileiro ao longo dos últimos doze meses.

A pandemia de Covid-19 teve um impacto considerável na demanda brasileira de petróleo e gás, afetando os investimentos no setor. Contudo, a economia vem se recuperando, com a demanda chegando próxima aos picos anteriores, e até ultrapassando-o, no caso das vendas de óleo diesel.

Os preços do petróleo e de seus derivados tiveram grande apreciação na primeira metade do ano de 2022, principalmente em função do conflito em andamento entre Rússia e Ucrânia, mas também devido ao crescimento da demanda global acima dos valores que eram projetados. No mercado doméstico, os preços de combustíveis tiveram altas significativas. O óleo diesel de baixo teor de enxofre (S-10) teve o maior aumento, de 42%, enquanto a gasolina teve alta de 8%, e o gás liquefeito de petróleo (GLP) subiu 10%, em valores médios.

Os setores de midstream e downstream também têm passado por mudanças significativas. Embora os processos de desinvestimento de refinarias da Petrobras tenham sofrido atraso no cronograma em função da pandemia, obstáculos regulatórios foram superados, permitindo a conclusão de venda de quatro das oito refinarias postas à venda. Espera-se que esses desinvestimentos estimulem outros agentes do mercado a realizarem investimentos nessas refinarias, bem como em terminais aquaviários, oleodutos e a integração com o modo ferroviário. Esse investimento ajudará o Brasil a garantir o abastecimento frente ao aumento da demanda projetada para combustíveis.

O setor de gás natural passa por uma transformação estrutural, e evoluiu consideravelmente após a promulgação da Nova Lei do Gás. As empresas começaram a se tornar operadoras e a diversificar suas atividades e investimentos. Isso é principalmente devido ao avanço nas discussões sobre o acesso de terceiros a instalações essenciais, o que estimulará a concorrência e mais investimentos.

Acesse aqui o Brazilian Oil & Gas Report 2021/2022


Notícias Relacionadas

EPE participa do Fórum Brasileiro de Líderes de Energia.

02/06/2023 - Ocorreu nos dias 1 e 2 de junho, no Rio de Janeiro, o Fórum Brasileiro de Líderes de Energia, e a EPE foi representada pela presidente interina Angela Livino.

Resenha Mensal mostra crescimento de 3,4% em comparação com mesmo mês de 2022

30/05/2023 - A mais recente edição da Resenha mostra que o consumo nacional de energia elétrica foi de 44.693 GWh em abril de 2023, crescimento de 3,4% em comparação com mesmo mês de 2022, a maior taxa de expansão desde outubro de 2021.

Fact Sheet AAE e AAAS: possibilidades e limitações

26/05/2023 - O fact sheet apresenta aplicações e limitações da Avaliação Ambiental Estratégica (AAE) e da Avaliação Ambiental de Área Sedimentar (AAAS) com o objetivo de trazer transparência sobre essas ferramentas e informações sobre os dois estudos (EAAS) realizados.

EPE publica Caderno de Tecnologias de Geração

23/05/2023 - Empresa de Pesquisa Energética - EPE divulga a primeira edição do "Caderno de Tecnologias da Geração", que mostra a evolução das características técnicas dos projetos de geração centralizada cadastrados na EPE para os Leilões de Energia, incluindo as fontes eólica, solar fotovoltaica, hídrica (CGH e PCH) e termelétricas (a biomassa, gás natural, carvão etc.).

Lançamento do Fact Sheet sobre combustíveis sustentáveis de aviação.

23/05/2023 - O Fact Sheet sobre Combustíveis Sustentáveis de Aviação (Sustainable Aviation Fuel – SAF) tem como objetivo principal fornecer informações relevantes sobre o tema, com a apresentação de uma visão geral e de conceitos fundamentais, de forma visual e sintética. Em face dos acordos internacionais assinados pelo Brasil, a partir de 2027 o País deverá lançar mão de alternativas para reduzir os níveis de emissão de carbono do setor de aviação.