Cenário de crise hídrica amplia discussão sobre segurança energética | Reportagem especial do CanalEnergia

ANA fala em construir consensos, setor elétrico reclama e ONS adota tom conciliatório

Com a escassez de chuvas nos últimos anos, especialmente no Nordeste do país, a discussão sobre segurança hídrica x produção de energia elétrica tem se tornado cada vez mais relevante, dado o potencial de conflito que o tema pode gerar.

O presidente da EPE, Thiago Vasconcellos Barral Ferreira,  participou da reportagem especial do CanalEnergia . 

Para conferir você pode acessar o documento abaixo cujos direitos nos foram concedidos pela agência.



Notícias Relacionadas

Diálogos da Rio Oil & Gas - A importância dos biocombustíveis na transição energética.

29/10/2020 - A Diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis da EPE, Heloisa Borges, participou no dia 22/10 do webinar sobre a importância dos biocombustíveis na transição energética da matriz de transportes.

Entregas e realizações da EPE nos últimos meses

29/10/2020 - A EPE segue firme trabalhando para reduzir as assimetrias de informação nos mercados de energia, fomentar o diálogo com a sociedade e apoiar o planejamento do setor de energia na retomada da economia.

Webinar Refinarias de Pequeno Porte no Brasil

26/10/2020 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE promoveu, na última quinta-feira, 22/10, o webinar: Refinarias de Pequeno Porte no Brasil. O evento contou com a participação do Presidente da EPE, Thiago Barral; Cristhine Samorini, Presidente da FINDES; Marcio Félix, Vice-presidente da ONIP; José Mauro Coelho, Secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do MME e Karine Fragoso, Diretora de Petróleo, Gás e Naval da FIRJAN. O webinar foi mediado por Heloisa Borges, Diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis da EPE, e teve a apresentação da nota técnica EPE "Análises sobre refinaria de pequeno porte no Brasil: o caso do Espírito Santo", por parte do Superintendente Adjunto de derivados de petróleo e biocombustíveis, Marcelo Cavalcanti.

Estudo de integração de fontes renováveis variáveis na matriz elétrica do Brasil será lançado em 30 de outubro

20/10/2020 - As fontes renováveis, principalmente a eólica e solar, têm uma participação cada vez mais elevada na matriz de geração de energia elétrica do Brasil. Suas características de sustentabilidade, custos competitivos e sem emissão de gases de efeito estufa impulsionam esta participação. Nesse contexto, o Ministério de Minas e Energia (MME), a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) coordenaram a elaboração de um estudo sob o tema: “Integração de Fontes Renováveis Variáveis na Matriz Elétrica do Brasil”.

Diretora da EPE inicia como colunista na Agência de Notícia EPBR

15/10/2020 - Heloísa Borges, Diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, DPG/EPE, a convite da Agência de Notícia EPBR, a partir de hoje, 15/10/20, inicia sua jornada como colunista do períodico.