Caso Base do Leilão de Energia Nova A-4/2022 - Cálculo das Garantias Físicas

​A Empresa de Pesquisa Energética – EPE disponibiliza, na área de leilões de energia, o caso base com os arquivos de dados para os modelos NEWAVE e SUISHI, utilizados no cálculo das Garantias Físicas de Energia dos empreendimentos com previsão de despacho centralizado, para participação no Leilão de Energia Nova A-4/2022.

Cabe destacar que nesse Caso Base já foram consideradas as atualizações, decorrentes da publicação da Portaria MME/GM nº 40, de 06 de abril de 2022, da Portaria MME/GM nº 42, de 26 de abril de 2022 e da Portaria MME/GM nº 43, de 27 de abril de 2022.

A Portaria MME/GM nº 40, de 06 de abril de 2022, aprova o Plano Decenal de Expansão – PDE 2031, disponibilizado na Consulta Pública MME no 119, de 24 de janeiro de 2022. Para o cálculo da garantia física de energia, são utilizadas as informações de taxa de desconto, proporcionalidade e sazonalidade da carga e o custo marginal de expansão – CME do PDE.

A Portaria MME/GM n° 42, de 26 de abril de 2022, atualiza os índices de referência de indisponibilidades forçada e programada de usinas hidrelétricas com base nos valores apurados no Sistema Interligado Nacional - SIN no período de operação de janeiro de 2016 a dezembro de 2020.

Na Portaria MME/GM nº 43, de 27 de abril de 2022, que altera o item 1.2 do anexo da Portaria MME nº 101/2016, assim como estabelece as premissas gerais a serem utilizadas na aplicação da metodologia de cálculo de garantia física estabelecida nesta portaria, foram incorporados os aprimoramentos aprovados pela Plenária da Comissão Permanente para Análise de Metodologias e Programas Computacionais do Setor Elétrico – CPAMP, a saber: metodologia PAR(p)-A na geração dos cenários hidrológicos, critério de parada com número mínimo e máximo de iterações igual a 50 no cálculo de garantia física, além da parametrização de alfa (α) igual a 25 e lambda (λ) igual a 35 do mecanismo de aversão ao risco, Valor Condicionado a um Dado Risco – CVaR. Esta deliberação consta na Ata da Reunião Plenária Extraordinária da CPAMP do dia 07 de abril de 2022.

As premissas adotadas na elaboração do Caso Base, assim como as atualizações supracitadas, encontram-se detalhadas no Informe Técnico EPE-DEE-IT-033-2022. Os arquivos estão no rodapé desta página dedicada ao leilão.


Notícias Relacionadas

EPE apresenta Nota Técnica de GLP em reunião com a ANP

17/05/2024 - Com o intuito de promover melhor entendimento sobre a formação dos preços finais de combustíveis no Brasil, a EPE publicou Nota Técnica sobre a evolução da composição dos preços de gás liquefeito de petróleo (GLP) no mercado brasileiro.

Sistemas Isolados – Coleta de Informações para o Planejamento do Ciclo 2024

15/05/2024 - A Portaria MME nº 59/2022 estabelece que os Agentes de Distribuição dos Sistemas Isolados devem elaborar suas propostas de planejamento para atendimento aos seus mercados consumidores e encaminhá-las à EPE até o dia 30 de junho de cada ano. A EPE é responsável pela avaliação técnica destas propostas a fim de subsidiar a aprovação do planejamento pelo Ministério de Minas e Energia (MME).

EPE recebe delegação do Cazaquistão para discutir temas sobre a transição energética no Brasil

10/05/2024 - Em 06 de maio de 2024, a EPE recebeu uma delegação do Cazaquistão para discutir temas sobre a transição energética no Brasil, em particular políticas e iniciativas de descarbonização do Brasil visando o net-zero, bem como o papel da nuclear na transição energética.

EPE divulga Nota Técnica "Roadmap para o fortalecimento da resiliência do setor elétrico em resposta às mudanças climáticas – Revisão Bibliográfica”

10/05/2024 - As questões relacionadas às mudanças climáticas vêm trazendo transformações na produção da energia, nos hábitos de consumo, na economia, na legislação e, consequentemente, na forma de planejar o sistema energético. Nesse sentido, projeções climáticas e seus potenciais impactos estão sendo discutidos e avaliados no planejamento de longo prazo do setor, auxiliando no desenvolvimento de um sistema capaz de manter suas funções em cenários adversos. Diante disso, a partir de uma revisão bibliográfica, esse trabalho pretende compreender melhor as relações entre as mudanças climáticas e o setor elétrico brasileiro. Com isso, espera-se formar uma base de conhecimento fundamental para aprofundar estudos e avaliações com foco em aumentar a resiliência do sistema.

EPE marca presença na OTC em Houston

06/05/2024 - A delegação da EPE formada pelo Presidente Thiago Prado, pela Diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, Heloisa Borges, e por sua Assessora, Aline Santos, está em Houston (EUA) para representar a EPE num dos maiores eventos da indústria petrolífera global: a Offshore Technology Conference (OTC), que está sendo realizada em Houston (EUA), de 6 a 9 de maio.