Brasil sedia as reuniões preparatórias da Clean Energy Ministerial e da Mission Innovation

O Ministério de Minas e Energia (MME), em parceria com o Itamaraty, com patrocínio de Itaipu Binacional e apoio do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), promove até o dia 22 de março, no Rio de Janeiro (RJ), a reunião de altos oficiais da Clean Energy Ministerial (CEM) e da Mission Innovation (MI). Esses são importantes fóruns internacionais voltados para a promoção da transição energética – em especial de políticas e investimentos em soluções inovadoras e de baixo carbono para o setor de energia. O Brasil recebe as delegações de mais de 25 países para os três dias de trabalho e planejamento da colaboração internacional na área de energia limpa. 

"Receber tantas delegações estrangeiras no Brasil para definir as prioridades de colaboração internacional para a transição energética reflete a relevância do nosso país, que é uma liderança global em energias renováveis”, afirmou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. 

O evento visa também à preparação para a 14ª Reunião Ministerial da Clean Energy Ministerial e da 8ª Reunião Ministerial da Mission Innovation, que ocorrerão em Goa, na Índia, em julho de 2023. Estão previstas ainda visitas técnicas de lideranças estrangeiras para conhecer o centro de operações do Operador Nacional do Sistema Elétrico e alguns laboratórios de tecnologias de baixo carbono do CENPES, o cento de pesquisas da Petrobras. Mais de  300 participantes, em grande parte de lideranças governamentais e de entidades internacionais, inclusive a Agência Internacional de Energia, a Agência Internacional de Energias Renováveis e o Fórum Econômico Mundial. 

O evento é realizado pelo MME em parceria com o Itamaraty, com patrocínio da Itaipu Binacional e apoio do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e da Empresa de Pesquisa Energética (EPE). A delegação brasileira é liderada pelo MME, por meio do Secretaria de Planejamento e Transição Energética, e contará também com a participação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Agência Nacional de Petróleo (ANP), outros ministérios, lideranças empresariais, BNDES, entre outros. 


Conheça a Clean Energy Ministerial e Mission Innovation


A Clean Energy Ministerial (CEM) é um fórum global de alto nível voltado para a promoção de políticas públicas que estimulem a adoção de tecnologias de energia limpa, o compartilhamento de lições aprendidas e melhores práticas e o incentivo à transição para uma economia global de baixo carbono. As iniciativas do CEM são baseadas em áreas de interesse comum entre os governos participantes e outras partes interessadas. Atualmente ele conta com mais de 25 países membros, entre eles o Brasil.

Já a Mission Innovation (MI) contempla esforços globais de aceleração do desenvolvimento e adoção de inovações tecnológicas e regulatórias em energia de baixo carbono, por meio de políticas de pesquisa, desenvolvimento e demonstração. As missões no âmbito da MI reúnem países e parceiros públicos e privados em torno de esforços ambiciosos de descarbonização do setor energético. Atualmente, a MI possui 22 países membros, incluindo o Brasil.

A CEM e a MI já reúnem mais de 20 iniciativas distintas que abrangem amplo espectro de temas para catalisar os esforços globais para a transição energética. O engajamento do Brasil nessas duas frentes reforça o compromisso do país com o tema, em especial no que tange ao processo de formulação de políticas públicas para o setor de energia. Além disso, o acompanhamento desses temas coloca o país ainda mais na vanguarda, ampliando as oportunidades de investimentos em energias renováveis e de baixo carbono, em linha com os compromissos climáticos assumidos internacionalmente, como é o caso do Acordo de Paris. 

Atualmente, o Brasil contribui ativamente para diferentes iniciativas da CEM e da MI, como a Biofuture Platform, 21st Century Power Partnership, Long-Term Scenarios for the Energy Transition, Hydrogen Initiative, Green Powered Future, Nuclear Innovation: Clean Energy Future e Integrated Biorrefineries Mission.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social MME​


DSC_8270-2 (1).jpg

Foto: Rafa Kondlatsch/Itaipu Binacional


Notícias Relacionadas

EPE lança versão em inglês do Caderno de Minerais críticos e estratégicos para a transição energética

29/04/2025 - A tradução visa ampliar o alcance internacional do estudo, que destaca os desafios e oportunidades para a mineração e o suprimento desses insumos, com base em projeções do Plano Decenal de Energia 2034.

Abertas as inscrições para participação presencial nos workshops sobre as planilhas de dados da Chamada Pública de Informações para o PNIIGB

28/04/2025 - Entre os dias 5 e 8 de maio, a EPE vai receber os diversos agentes do setor de gás natural e biometano em seu escritório do Rio de Janeiro para o esclarecimento de dúvidas relacionadas ao preenchimento dos dados.

EPE publica notas técnicas de cálculo e revisão de garantia física

28/04/2025 - A EPE publica as notas técnicas de cálculo e revisão referentes às garantias físicas definidas pelo MME nos últimos três meses, assim como a base de garantias físicas vigentes atualizada.

Lançamento do Painel de Resultados do Plano Decenal de Expansão de Energia 2034

25/04/2025 - A ferramenta interativa com resultados do PDE 2034 busca ampliar a transparência e participação da sociedade no planejamento energético.