Brasil sedia as reuniões preparatórias da Clean Energy Ministerial e da Mission Innovation

O Ministério de Minas e Energia (MME), em parceria com o Itamaraty, com patrocínio de Itaipu Binacional e apoio do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), promove até o dia 22 de março, no Rio de Janeiro (RJ), a reunião de altos oficiais da Clean Energy Ministerial (CEM) e da Mission Innovation (MI). Esses são importantes fóruns internacionais voltados para a promoção da transição energética – em especial de políticas e investimentos em soluções inovadoras e de baixo carbono para o setor de energia. O Brasil recebe as delegações de mais de 25 países para os três dias de trabalho e planejamento da colaboração internacional na área de energia limpa. 

"Receber tantas delegações estrangeiras no Brasil para definir as prioridades de colaboração internacional para a transição energética reflete a relevância do nosso país, que é uma liderança global em energias renováveis”, afirmou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. 

O evento visa também à preparação para a 14ª Reunião Ministerial da Clean Energy Ministerial e da 8ª Reunião Ministerial da Mission Innovation, que ocorrerão em Goa, na Índia, em julho de 2023. Estão previstas ainda visitas técnicas de lideranças estrangeiras para conhecer o centro de operações do Operador Nacional do Sistema Elétrico e alguns laboratórios de tecnologias de baixo carbono do CENPES, o cento de pesquisas da Petrobras. Mais de  300 participantes, em grande parte de lideranças governamentais e de entidades internacionais, inclusive a Agência Internacional de Energia, a Agência Internacional de Energias Renováveis e o Fórum Econômico Mundial. 

O evento é realizado pelo MME em parceria com o Itamaraty, com patrocínio da Itaipu Binacional e apoio do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e da Empresa de Pesquisa Energética (EPE). A delegação brasileira é liderada pelo MME, por meio do Secretaria de Planejamento e Transição Energética, e contará também com a participação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Agência Nacional de Petróleo (ANP), outros ministérios, lideranças empresariais, BNDES, entre outros. 


Conheça a Clean Energy Ministerial e Mission Innovation


A Clean Energy Ministerial (CEM) é um fórum global de alto nível voltado para a promoção de políticas públicas que estimulem a adoção de tecnologias de energia limpa, o compartilhamento de lições aprendidas e melhores práticas e o incentivo à transição para uma economia global de baixo carbono. As iniciativas do CEM são baseadas em áreas de interesse comum entre os governos participantes e outras partes interessadas. Atualmente ele conta com mais de 25 países membros, entre eles o Brasil.

Já a Mission Innovation (MI) contempla esforços globais de aceleração do desenvolvimento e adoção de inovações tecnológicas e regulatórias em energia de baixo carbono, por meio de políticas de pesquisa, desenvolvimento e demonstração. As missões no âmbito da MI reúnem países e parceiros públicos e privados em torno de esforços ambiciosos de descarbonização do setor energético. Atualmente, a MI possui 22 países membros, incluindo o Brasil.

A CEM e a MI já reúnem mais de 20 iniciativas distintas que abrangem amplo espectro de temas para catalisar os esforços globais para a transição energética. O engajamento do Brasil nessas duas frentes reforça o compromisso do país com o tema, em especial no que tange ao processo de formulação de políticas públicas para o setor de energia. Além disso, o acompanhamento desses temas coloca o país ainda mais na vanguarda, ampliando as oportunidades de investimentos em energias renováveis e de baixo carbono, em linha com os compromissos climáticos assumidos internacionalmente, como é o caso do Acordo de Paris. 

Atualmente, o Brasil contribui ativamente para diferentes iniciativas da CEM e da MI, como a Biofuture Platform, 21st Century Power Partnership, Long-Term Scenarios for the Energy Transition, Hydrogen Initiative, Green Powered Future, Nuclear Innovation: Clean Energy Future e Integrated Biorrefineries Mission.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social MME​


DSC_8270-2 (1).jpg

Foto: Rafa Kondlatsch/Itaipu Binacional


Notícias Relacionadas

EPE apresenta Nota Técnica de GLP em reunião com a ANP

17/05/2024 - Com o intuito de promover melhor entendimento sobre a formação dos preços finais de combustíveis no Brasil, a EPE publicou Nota Técnica sobre a evolução da composição dos preços de gás liquefeito de petróleo (GLP) no mercado brasileiro.

Sistemas Isolados – Coleta de Informações para o Planejamento do Ciclo 2024

15/05/2024 - A Portaria MME nº 59/2022 estabelece que os Agentes de Distribuição dos Sistemas Isolados devem elaborar suas propostas de planejamento para atendimento aos seus mercados consumidores e encaminhá-las à EPE até o dia 30 de junho de cada ano. A EPE é responsável pela avaliação técnica destas propostas a fim de subsidiar a aprovação do planejamento pelo Ministério de Minas e Energia (MME).

EPE recebe delegação do Cazaquistão para discutir temas sobre a transição energética no Brasil

10/05/2024 - Em 06 de maio de 2024, a EPE recebeu uma delegação do Cazaquistão para discutir temas sobre a transição energética no Brasil, em particular políticas e iniciativas de descarbonização do Brasil visando o net-zero, bem como o papel da nuclear na transição energética.

EPE divulga Nota Técnica "Roadmap para o fortalecimento da resiliência do setor elétrico em resposta às mudanças climáticas – Revisão Bibliográfica”

10/05/2024 - As questões relacionadas às mudanças climáticas vêm trazendo transformações na produção da energia, nos hábitos de consumo, na economia, na legislação e, consequentemente, na forma de planejar o sistema energético. Nesse sentido, projeções climáticas e seus potenciais impactos estão sendo discutidos e avaliados no planejamento de longo prazo do setor, auxiliando no desenvolvimento de um sistema capaz de manter suas funções em cenários adversos. Diante disso, a partir de uma revisão bibliográfica, esse trabalho pretende compreender melhor as relações entre as mudanças climáticas e o setor elétrico brasileiro. Com isso, espera-se formar uma base de conhecimento fundamental para aprofundar estudos e avaliações com foco em aumentar a resiliência do sistema.

EPE marca presença na OTC em Houston

06/05/2024 - A delegação da EPE formada pelo Presidente Thiago Prado, pela Diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, Heloisa Borges, e por sua Assessora, Aline Santos, está em Houston (EUA) para representar a EPE num dos maiores eventos da indústria petrolífera global: a Offshore Technology Conference (OTC), que está sendo realizada em Houston (EUA), de 6 a 9 de maio.