A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), comunica a eleição e posse de Angela Livino como presidente interina da EPE.

​Na última sexta-feira, 10/02/2023, o Conselho de Administração da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) nomeou Angela Livino como presidente interina da instituição.

Ao longo de seus 17 anos na EPE, Angela atuou em diferentes áreas. Ingressou como Assessora na EPE em agosto de 2005, no denominado quadro inicial de empregados da EPE. Posteriormente, foi admitida por meio de concurso público como Analista de Pesquisa Energética em agosto de 2010 e em fevereiro de 2014 foi designada como Superintendente Adjunta da Superintendência de Planejamento da Geração. Em janeiro de 2017 passou a ser lotada na Presidência, atuando inicialmente como Assessora da Presidência, e em maio de 2019 como Chefe de Gabinete da Presidência. Desde maio de 2020 ela assumiu a Diretoria de Gestão Corporativa e TI da EPE. 

Na EPE, Angela também coordenou e desenvolveu diversos estudos de planejamento da geração. Atuou na coordenação do grupo de metodologia para validação dos modelos computacionais utilizados para o planejamento e programação do sistema elétrico (CPAMP) e teve importante envolvimento na dinâmica dos leilões de energia nova desde 2005.

Antes da EPE, foi engenheira da Gerência de Planejamento da Operação do Operador Nacional do Sistema Elétrico - ONS de 2001 a 2005 e de 1997 a 2001 e foi Pesquisadora Contratada, Bolsista de Mestrado e Estagiária do Programas de Estudos Energéticos do Centro de Pesquisa de Energia Elétricas da Eletrobras - CEPEL.

Angela é graduada em Engenharia Civil pela UFRJ, possui Mestrado e Doutorado em Engenharia Civil com especialização em recursos hídricos e meio ambiente pela COPPE/UFRJ. Fez doutoramento sanduíche na Universidade de Harvard no Programa de Sustentabilidade da Harvard Kennedy School of Goverment, tendo sido Bolsista da Fulbright/CAPES neste mesmo período e seguiu como pesquisadora associada da mesma Universidade até 2016. Até março de 2020, Angela também atuou como Consultora Técnica da Universidade da Flórida em rede interdisciplinar que estuda barragens amazônicas.

Angela é a primeira mulher a assumir a presidência e permanecerá no cargo até a posse do(a) novo(a) presidente pelo Conselho de Administração, sem prejuízo das suas atribuições como Diretora de Gestão Corporativa.

Angela 2 181x190-100.jpg


 


Notícias Relacionadas

EPE publica Atualização da NT DEE-RE-057/2016-r4 - Instruções para medições meteorológicas em parques eólicos.

27/03/2023 - A Nota Técnica DEE-RE-057/2016 - Instruções para medições meteorológicas em parques eólicos - foi revisada para a versão R4 em seus itens 3.18; 3.21 e 6.4. As atualizações foram referentes à:

EPE participa da inauguração do primeiro sistema de armazenamento por bateria em larga escala do país.

24/03/2023 - escala do país. Foi inaugurado nesta quinta-feira, 23, o primeiro sistema de energia em baterias em larga escala do país, em Registro, São Paulo. O evento contou com os representantes da ANEEL, o diretor-geral Sandoval Feitosa, o diretor Ricardo Tili e o superintendente de Concessões, Permissões e Autorizações de Transmissão e Distribuição, Ivo Sechi Nazareno. A EPE foi representada pelo analista de pesquisa energética Fábio de Almeida Rocha (DEE/STE).

Representantes de 25 países debatem no Brasil o futuro da energia limpa mundial

24/03/2023 - Mais de 300 representantes de 25 países debateram, entre os dias 20 e 22 de março, o futuro das energias limpas e renováveis no planeta. A reunião de altos oficiais da Clean Energy Ministerial (CEM) e da Mission Innovation (MI) foi realizada no Rio de Janeiro (RJ). O evento é preparatório para Reunião Ministerial da CEM e da MI, que acontece em julho, em Goa, na Índia. Em 2024, a reunião será sediada pelo Brasil, como reconhecimento do protagonismo do País no tema.

EPE participa do 3° Webinar EBP 2.0 - Grande Impulso Energia

23/03/2023 - Foi realizado na sexta feira, 10, a terceira edição do webinar EBP 2.0 - Grande Impulso Energia, com a participação da Analista de Pesquisa Energética Camila Ferraz (DEA/SEE) na moderação de um painel de com especialistas nas áreas de inovação e energia.

EPE publica os Informe Técnico sobre geração distribuída a diesel.

22/03/2023 - A MMGD a diesel surgiu espontaneamente, por viabilidade econômica, em resposta à tarifa horo-sazonal, que visou – e conseguiu – reduzir os picos de demanda no sistema interligado nacional, que ocorriam no fim da tarde e início da noite, nos idos da década de 1980.