Eficiência Energética e Recursos Energéticos Distribuídos

Dentre as atribuições da EPE está a elaboração de estudos e informações com o objetivo de subsidiar planos e programas de desenvolvimento energético ambientalmente sustentável, inclusive, de eficiência, bem como a promoção de planos de metas voltadas para a utilização racional e conservação de energia. Para tanto, é fundamental diagnosticar a situação atual da eficiência energética. O conhecimento dos potenciais de eficiência energética é uma das principais linhas de atuação, para que sejam identificadas e direcionadas as ações apropriadas para que os mesmos possam ser efetivamente aproveitados. 

Este conhecimento, em conjunto com um portfólio adequado de políticas e o monitoramento do progresso da eficiência energética, compõe a abordagem sistêmica adotada pela EPE para a promoção do uso eficiente de energia no Brasil.

A EPE também está atenta às mudanças relacionadas ao papel do consumidor no setor de energia. O barateamento das tecnologias de geração distribuída, armazenamento, veículos elétricos, em conjunto com a disseminação de tecnologias de comunicação, têm possibilitado o consumidor se tornar ativo dentro do setor. Nesse contexto, os estudos da EPE buscam antecipar essas mudanças e propor ações, baseadas em análises de custos e benefícios, que possibilitem o aproveitamento eficiente desses recursos distribuídos. 

Indicadores de Eficiência Energética

A EPE construiu um banco de indicadores para o Brasil, baseado nas melhores práticas internacionais. 

A estruturação da base de indicadores é considerada como uma ação central que requer a coleta, elaboração e manutenção de dados estatísticos relacionados à eficiência energética no país, assim como uma estrutura institucional com esta incumbência, que garanta, além disso, o acompanhamento dos resultados efetivamente obtidos em programas de eficiência energética, bem como a inserção destas informações em uma base de dados com acesso livre a partes interessadas. A definição de metas de redução do consumo de energia, associada à redução de emissões de gases do efeito estufa, é elemento prioritário no desenvolvimento de programas de eficiência energética. Esta meta deve ser mensurável ou verificável e, antes de tudo, atingível.

Estudos de Eficiência Energética

Uma das linhas de atuação da EPE é identificar formas de incentivar o aumento da eficiência energética no Brasil visando o apoio técnico à formulação de programas e políticas setoriais de eficiência energética, além de monitorar e avaliar a efetividade das políticas de eficiência energética e dos programas já existentes.

Nesse sentido, a EPE vem elaborando estudos com o objetivo de identificar aspectos relevantes, tais como, funcionamento dos mecanismos, elegibilidade ou público alvo, financiamento e avaliação de impacto para verificar se a política tem obtido os efeitos pretendidos, para que se possa criar um portfólio de ações e políticas setoriais efetivas. Dentre estes estudos, destacam-se:

  • Curvas de Custo e Potencial de Conservação de Energia;
  • Eficiência Energética e Geração Distribuída: Perspectivas de evolução;
  • Mapeamento do Potencial Técnico da Geração Distribuída;
  • Cálculo do Valor de Referência Específico para Geração Distribuída;
  • Avaliação de Impactos da Geração Distribuída;
  • Monitoramento da indústria e do mercado de veículos elétricos;
  • Projeções de penetração de tecnologias híbridas e elétricas nos licenciamentos de veículos no âmbito dos estudos do PDE e PNE.