Procedimento Competitivo Simplificado: Mais de 60 GW cadastrados na EPE

Foi concluído na última semana o cadastramento dos projetos para participação no Procedimento Competitivo Simplificado de 2021. Anunciada pelo Ministério de Minas e Energia, por meio da Portaria Normativa MME nº 24/2021, a competição tem o objetivo de garantir a segurança e a continuidade do suprimento eletroenergético no País, por meio da contratação de energia de reserva.

Em razão da simplificação dos processos, não está prevista a realização da etapa de habilitação técnica dos empreendimentos. Nesse sentido, é importante que os agentes tenham máxima atenção na declaração das informações e que avaliem adequadamente os riscos para participação na competição.

O Informe com mais detalhes sobre os projetos cadastrados pode ser acessado a partir da relação dos arquivos ao final da página do Procedimento Competitivo Simplificado.

Notícias Relacionadas

EPE participa de sessão sobre energias renováveis no Brasil e na América Latina no Senado Federal

14/08/2026 - No dia 10 de agosto, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) participou de sessão temática sobre energias renováveis no Brasil e na América Latina no Senado Federal. O debate teve como objetivo discutir as políticas públicas que dizem respeito ao tema e a liderança brasileira no setor diante do contexto global.

Webinário da UFRJ analisará Nota Técnica da EPE sobre seleção de áreas para eólicas offshore

14/08/2026 - Na próxima quarta-feira, 19, o Grupo de Estudos do Setor Elétrico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Gesel/UFRJ) realizará o webinar “Energia eólica offshore: análise da Nota Técnica sobre critérios para seleção de áreas" com a participação da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

EPE fala sobre inovação e planejamento energético na Rio Innovation Week 2026

12/08/2026 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) participou da sexta edição da Rio Innovation Week (RIW), conferência global de tecnologia e inovação realizada entre 4 e 7 de agosto no Pier Mauá, Rio de Janeiro. As discussões do evento orientaram-se pela expansão do acesso à tecnologia e à inovação para novos públicos, reforçando o elo entre a tecnologia e o desenvolvimento humano, social e ambiental.

EPE realiza reunião com representantes da Embaixada do Reino Unido no Brasil

07/08/2026 - A reunião abordou temas de interesse comum relacionad​os às tendências e prioridades do setor energético nos próximos anos, incluindo cenários de longo prazo, expansão das energias renováveis, desenvolvimento do mercado de hidrogênio de baixo carbono, papel dos biocombustíveis, perspectivas para óleo e gás e desafios associados à crescente eletrificação da economia.

EPE, ONS e CCEE divulgam segunda revisão quadrimestral da previsão da carga para o planejamento de 2026-2030

07/08/2026 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o Operador Nacional do Setor Elétrico (ONS) e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) a divulgaram nesta sexta-feira (07/08) os resultados da 2ª Revisão Quadrimestral das Previsões de Carga para o Planejamento Anual da Operação Energética – 2026-2030.