Mudanças na presidência da EPE

Nesta sexta-feira, dia 10/02, Thiago Barral apresentou pedido formal de renúncia do cargo de Presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) ao Conselho de Administração da empresa para assumir o cargo de Secretário de Planejamento e Transição Energética do Ministério de Minas Energia (MME), conforme nomeação publicada no Diário Oficial da União. Funcionário de carreira da EPE, Thiago Barral integra a equipe da empresa há 15 anos, permanecendo à frente da presidência da EPE nos últimos quatro anos.

Diante da vacância do cargo, e seguindo as diretrizes contidas no Estatuto Social da EPE, coube ao Conselho de Administração designar o presidente interino, o qual deve ser escolhido dentre os atuais membros da Diretoria Executiva. Sendo assim, em reunião ordinária realizada nessa sexta-feira, o Conselho de Administração designou Angela Livino para atuar como Presidente Interina da empresa, que exercerá o cargo até a posse de novo presidente pelo Conselho de Administração, sem prejuízo de suas atribuições como Diretora de Gestão Corporativa. 

Após o recebimento da indicação de novo presidente da EPE pelo MME, o Comitê de Pessoas, Elegibilidade, Sucessão e Remuneração da EPE fará a análise do atendimento dos requisitos exigidos para o exercício do cargo, visando ao cumprimento da Lei das Estatais (Lei nº 13.303/2016). 


Notícias Relacionadas

EPE lança plataforma para dar transparência de dados dos Sistemas Isolados e suporte para implementação do Programa Energias da Amazônia do Ministério de Minas e Energia.

01/03/2024 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), lançou, nessa quinta-feira (29/02), o Portal de Acompanhamento dos Sistemas Isolados (PASI), em sua versão inicial. A nova ferramenta tem como objetivo centralizar a divulgação dos dados de planejamento dos Sistemas Isolados, unificando as informações entre os órgãos em cumprimento à diretriz estabelecida pelo Ministério de Minas e Energia pela A Portaria MME nº 59/2022.

EPE e PPSA assinam acordo de cooperação técnica

27/02/2024 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e a Pré-Sal Petróleo (PPSA) firmaram nesta terça-feira (27), um acordo de cooperação técnica, visando promover o intercâmbio de dados e informações necessárias ao desenvolvimento das atividades e de estudos realizados pelas duas empresas. O acordo terá vigência de cinco anos e prevê também a realização de ações específicas de capacitação entre as empresas, como treinamentos, palestras e eventos.

EPE encerra 2023 com importantes avanços no estudo de um novo bipolo

02/01/2024 - Em dezembro de 2023, importantes marcos do cronograma do "Estudo de Expansão das Interligações Regionais - Parte III: Expansão da Capacidade de Exportação da Região Nordeste" foram alcançados.

EPE e IEA publicam o Atlas de Eficiência Energética Brasil 2023

28/12/2023 - O Atlas de Eficiência Energética Brasil 2023 tem por objetivo principal o monitoramento do progresso da eficiência energética no Brasil, através de uma análise de indicadores, com dados até o ano de 2022.

EPE publica aprimoramento na metodologia de estimação de geração de microgeradores e minigeradores fotovoltaicos distribuídos

28/12/2023 - A partir dos dados anonimizados fornecidos pela Neoenergia, a EPE identificou que a geração real de MMGD está acima do calculado pela metodologia atual. No estado da Bahia, a geração real supera a estimativa em 33%, em média. Em São Paulo e Pernambuco, a geração real é cerca de 22% superior, em média.