Mudanças na presidência da EPE

Nesta sexta-feira, dia 10/02, Thiago Barral apresentou pedido formal de renúncia do cargo de Presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) ao Conselho de Administração da empresa para assumir o cargo de Secretário de Planejamento e Transição Energética do Ministério de Minas Energia (MME), conforme nomeação publicada no Diário Oficial da União. Funcionário de carreira da EPE, Thiago Barral integra a equipe da empresa há 15 anos, permanecendo à frente da presidência da EPE nos últimos quatro anos.

Diante da vacância do cargo, e seguindo as diretrizes contidas no Estatuto Social da EPE, coube ao Conselho de Administração designar o presidente interino, o qual deve ser escolhido dentre os atuais membros da Diretoria Executiva. Sendo assim, em reunião ordinária realizada nessa sexta-feira, o Conselho de Administração designou Angela Livino para atuar como Presidente Interina da empresa, que exercerá o cargo até a posse de novo presidente pelo Conselho de Administração, sem prejuízo de suas atribuições como Diretora de Gestão Corporativa. 

Após o recebimento da indicação de novo presidente da EPE pelo MME, o Comitê de Pessoas, Elegibilidade, Sucessão e Remuneração da EPE fará a análise do atendimento dos requisitos exigidos para o exercício do cargo, visando ao cumprimento da Lei das Estatais (Lei nº 13.303/2016). 


Notícias Relacionadas

EPE publica Atualização da NT DEE-RE-057/2016-r4 - Instruções para medições meteorológicas em parques eólicos.

27/03/2023 - A Nota Técnica DEE-RE-057/2016 - Instruções para medições meteorológicas em parques eólicos - foi revisada para a versão R4 em seus itens 3.18; 3.21 e 6.4. As atualizações foram referentes à:

EPE participa da inauguração do primeiro sistema de armazenamento por bateria em larga escala do país.

24/03/2023 - escala do país. Foi inaugurado nesta quinta-feira, 23, o primeiro sistema de energia em baterias em larga escala do país, em Registro, São Paulo. O evento contou com os representantes da ANEEL, o diretor-geral Sandoval Feitosa, o diretor Ricardo Tili e o superintendente de Concessões, Permissões e Autorizações de Transmissão e Distribuição, Ivo Sechi Nazareno. A EPE foi representada pelo analista de pesquisa energética Fábio de Almeida Rocha (DEE/STE).

Representantes de 25 países debatem no Brasil o futuro da energia limpa mundial

24/03/2023 - Mais de 300 representantes de 25 países debateram, entre os dias 20 e 22 de março, o futuro das energias limpas e renováveis no planeta. A reunião de altos oficiais da Clean Energy Ministerial (CEM) e da Mission Innovation (MI) foi realizada no Rio de Janeiro (RJ). O evento é preparatório para Reunião Ministerial da CEM e da MI, que acontece em julho, em Goa, na Índia. Em 2024, a reunião será sediada pelo Brasil, como reconhecimento do protagonismo do País no tema.

EPE participa do 3° Webinar EBP 2.0 - Grande Impulso Energia

23/03/2023 - Foi realizado na sexta feira, 10, a terceira edição do webinar EBP 2.0 - Grande Impulso Energia, com a participação da Analista de Pesquisa Energética Camila Ferraz (DEA/SEE) na moderação de um painel de com especialistas nas áreas de inovação e energia.

EPE publica os Informe Técnico sobre geração distribuída a diesel.

22/03/2023 - A MMGD a diesel surgiu espontaneamente, por viabilidade econômica, em resposta à tarifa horo-sazonal, que visou – e conseguiu – reduzir os picos de demanda no sistema interligado nacional, que ocorriam no fim da tarde e início da noite, nos idos da década de 1980.