MME, EPE, ANP, IBAMA, IBP e IAGC realizam encontro técnico sobre o planejamento, regulação e licenciamento ambiental do Setor de Petróleo e Gás Offshore

​Nos dias 7 e 8 de dezembro, a Empresa de Pesquisa Energética - EPE, com a coparticipação do Ministério de Minas e Energia (MME), Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e apoio da Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos (SPPI), promoveu o evento técnico virtual "Encontro sobre as atividades de exploração e produção de petróleo e gás natural offshore - Como diminuir as incertezas no processo de licenciamento ambiental?". O debate, entre os órgãos de Governo e a Indústria, que estava representada pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) e International Association of Geophysical Contractors (IAGC), envolveu questões relacionadas ao planejamento, regulação e licenciamento ambiental das atividades petrolíferas. Com a abertura dos diretores do Departamento de Política de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural da Secretaria de Petróleo e Gás Natural do MME e da Diretoria de Licenciamento Ambiental do IBAMA, o evento contou, no primeiro dia, com apresentações do MME, ANP, IBP e IAGC, todas elas seguidas de qualificados debates. No segundo dia, uma sequência de apresentações realizadas pelo IBAMA sobre o licenciamento da produção, perfuração e sísmica possibilitou a continuidade do excelente nível das discussões, culminando, ao final, com a identificação das principais questões que irão subsidiar uma agenda de ações para a diminuição de incertezas do processo de licenciamento ambiental dessas atividades no Brasil.


evento SMA.jpg



Notícias Relacionadas

Delegação da África do Sul visita a EPE para intercâmbio sobre planejamento e leilões de transmissão

09/05/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) recebeu na terça-feira, 7, uma delegação de 25 representantes da África do Sul para um intercâmbio técnico voltado ao fortalecimento institucional e à estruturação de investimentos privados em transmissão de energia. A visita foi articulada pelo Ministério de Minas e Energia (MME), em coordenação com instituições parceiras brasileiras.

EPE apresenta estudo sobre integração do biometano à infraestrutura de gás natural na OTC 2025

08/05/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) participou da Offshore Technology Conference 2025 (OTC), realizada em Houston (EUA), nesta quarta-feira, 7, com a apresentação do trabalho técnico “Technical and Economic Assessment of Integrating Biomethane Production with the Natural Gas Supply Chain”.

EPE conclui primeira avaliação de projeto de infraestrutura no âmbito do novo decreto do Programa Gás para Empregar

06/05/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) finalizou a análise técnica do projeto da nova Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) Miranga, apresentada pela empresa PETRORECÔNCAVO.

EPE destaca oportunidades de investimento no setor energético durante a OTC 2025

06/05/2025 - Em apresentação realizada durante a Offshore Technology Conference (OTC 2025), uma das principais conferências globais do setor de energia, a Diretora de Estudos de Petróleo, Gás e Biocombustíveis da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Heloisa Borges, destacou o papel estratégico do Brasil como potência energética e destino atrativo para investimentos no contexto da transição energética global.

Resenha Mensal: puxado pelas residências, consumo nacional de eletricidade cresce 2,6%. Indústria e outros consumos também crescem, comércio permanece estável.

30/04/2025 - A mais recente edição da Resenha mostra que o consumo nacional de energia elétrica foi de 49.190 GWh em março de 2025, aumento de 2,6% comparado a março de 2024. Este foi o maior consumo mensal de toda a série histórica desde 2004.