MME e EPE publicam novo caderno do PDE 2032: Transmissão de Energia

​O mais recente Caderno de Estudos do PDE 2032 apresenta a projeção dos investimentos previstos para a expansão do sistema de transmissão até o horizonte de 2032 considerando-se diferentes hipóteses de implantação dos empreendimentos tendo em vista as incertezas inerentes ao processo de planejamento. Dentro desse contexto, são contempladas três hipóteses de expansão para o sistema, sendo uma otimista e outra pessimista, ambas com menor probabilidade de ocorrência, e uma hipótese mais ponderada, adotada como referência no PDE 2032.

Além dos resultados referentes à expansão do sistema de transmissão com a apresentação da evolução física da rede e as projeções de investimentos, o caderno do PDE 2032 apresenta ainda discussões importantes sobre questões relevantes que permeiam o planejamento da expansão da transmissão como por exemplo: (i) a elaboração dos estudos prospectivos da expansão da transmissão com foco integração de fontes de geração renovável; (ii) a evolução das capacidades de intercâmbio entre as regiões geoelétricas do SIN; (iii) os resultados das avaliações prospectivas das margens de escoamento do sistema; e (iv) considerações gerais sobre a evolução das Tarifas de Uso do Sistema de Transmissão - TUST.

Para mais detalhes, acesse o Caderno de Transmissão de Energia Elétrica aqui.

 Versao Final.jpeg


Notícias Relacionadas

EPE publica Atualização da NT DEE-RE-057/2016-r4 - Instruções para medições meteorológicas em parques eólicos.

27/03/2023 - A Nota Técnica DEE-RE-057/2016 - Instruções para medições meteorológicas em parques eólicos - foi revisada para a versão R4 em seus itens 3.18; 3.21 e 6.4. As atualizações foram referentes à:

EPE participa da inauguração do primeiro sistema de armazenamento por bateria em larga escala do país.

24/03/2023 - escala do país. Foi inaugurado nesta quinta-feira, 23, o primeiro sistema de energia em baterias em larga escala do país, em Registro, São Paulo. O evento contou com os representantes da ANEEL, o diretor-geral Sandoval Feitosa, o diretor Ricardo Tili e o superintendente de Concessões, Permissões e Autorizações de Transmissão e Distribuição, Ivo Sechi Nazareno. A EPE foi representada pelo analista de pesquisa energética Fábio de Almeida Rocha (DEE/STE).

Representantes de 25 países debatem no Brasil o futuro da energia limpa mundial

24/03/2023 - Mais de 300 representantes de 25 países debateram, entre os dias 20 e 22 de março, o futuro das energias limpas e renováveis no planeta. A reunião de altos oficiais da Clean Energy Ministerial (CEM) e da Mission Innovation (MI) foi realizada no Rio de Janeiro (RJ). O evento é preparatório para Reunião Ministerial da CEM e da MI, que acontece em julho, em Goa, na Índia. Em 2024, a reunião será sediada pelo Brasil, como reconhecimento do protagonismo do País no tema.

EPE participa do 3° Webinar EBP 2.0 - Grande Impulso Energia

23/03/2023 - Foi realizado na sexta feira, 10, a terceira edição do webinar EBP 2.0 - Grande Impulso Energia, com a participação da Analista de Pesquisa Energética Camila Ferraz (DEA/SEE) na moderação de um painel de com especialistas nas áreas de inovação e energia.

EPE publica os Informe Técnico sobre geração distribuída a diesel.

22/03/2023 - A MMGD a diesel surgiu espontaneamente, por viabilidade econômica, em resposta à tarifa horo-sazonal, que visou – e conseguiu – reduzir os picos de demanda no sistema interligado nacional, que ocorriam no fim da tarde e início da noite, nos idos da década de 1980.