MME e EPE publicam caderno de previsão da produção de petróleo e gás natural do PDE 2032

​O Ministério de Minas e Energia (MME) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) publicaram, nesta segunda-feira (10/10), o caderno Previsão da Produção de Petróleo e Gás Natural, que faz parte do estudo suplementar do Plano Decenal de Expansão e Energia 2032 (PDE 2032). A publicação destaca a contribuição do horizonte geológico do pré-sal e a produção líquida de gás natural.

De acordo com o estudo, a produção de petróleo para o decênio no PDE 2032 não apresenta oscilação significativa com relação à projeção apresentada no plano anterior. A maior oscilação pontual ocorre no ano base 2022, com uma previsão inferior, baseada no Plano Anual de Produção 2022, principalmente para a Bacia de Campos. 

Em relação em gás natural, a previsão foi impactada pelo novo Plano de Desenvolvimento para o Campo de Búzios, com adoção de Unidades Estacionárias de Produção (UEPs), que têm capacidades superiores às estimadas no ciclo anterior. Além disso, cinco UEPs não disponibilizarão gás natural.

Acesse aqui o caderno de Previsão da Produção de Petróleo e Gás Natural e os demais cadernos já publicados.

MME e EPE publicam caderno de previsão de produção de petróleo e gás natural do PDE 2032.png


Notícias Relacionadas

EPE lança plataforma para dar transparência de dados dos Sistemas Isolados e suporte para implementação do Programa Energias da Amazônia do Ministério de Minas e Energia.

01/03/2024 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), lançou, nessa quinta-feira (29/02), o Portal de Acompanhamento dos Sistemas Isolados (PASI), em sua versão inicial. A nova ferramenta tem como objetivo centralizar a divulgação dos dados de planejamento dos Sistemas Isolados, unificando as informações entre os órgãos em cumprimento à diretriz estabelecida pelo Ministério de Minas e Energia pela A Portaria MME nº 59/2022.

EPE publica Plano Indicativo de Processamento e Escoamento de Gás Natural - PIPE

29/02/2024 - A Empresa de Pesquisa Energética – EPE, no dia 28/02/2024 às 09:00 h, realizou o evento de lançamento da terceira edição do Plano Indicativo de Processamento e Escoamento de Gás Natural – PIPE.

EPE e PPSA assinam acordo de cooperação técnica

27/02/2024 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e a Pré-Sal Petróleo (PPSA) firmaram nesta terça-feira (27), um acordo de cooperação técnica, visando promover o intercâmbio de dados e informações necessárias ao desenvolvimento das atividades e de estudos realizados pelas duas empresas. O acordo terá vigência de cinco anos e prevê também a realização de ações específicas de capacitação entre as empresas, como treinamentos, palestras e eventos.

EPE publica a edição de fevereiro de 2024 das Perspectivas para o Mercado Brasileiro de Combustíveis no Curto Prazo

26/02/2024 - A demanda brasileira de combustíveis líquidos continuará crescendo em 2024. A EPE projeta um crescimento de 0,8%, ou 1,2 bilhão de litros, para 2024, depois de três anos consecutivos crescendo mais de 4% ao ano

EPE publica Plano Indicativo de Processamento e Escoamento de Gás Natural - PIPE

26/02/2024 - A Empresa de Pesquisa Energética – EPE, no dia 28/02/2024 às 09:00 h, realizará o evento de lançamento da terceira edição do Plano Indicativo de Processamento e Escoamento de Gás Natural – PIPE.