MME e EPE publicam caderno de previsão da produção de petróleo e gás natural do PDE 2032

​O Ministério de Minas e Energia (MME) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) publicaram, nesta segunda-feira (10/10), o caderno Previsão da Produção de Petróleo e Gás Natural, que faz parte do estudo suplementar do Plano Decenal de Expansão e Energia 2032 (PDE 2032). A publicação destaca a contribuição do horizonte geológico do pré-sal e a produção líquida de gás natural.

De acordo com o estudo, a produção de petróleo para o decênio no PDE 2032 não apresenta oscilação significativa com relação à projeção apresentada no plano anterior. A maior oscilação pontual ocorre no ano base 2022, com uma previsão inferior, baseada no Plano Anual de Produção 2022, principalmente para a Bacia de Campos. 

Em relação em gás natural, a previsão foi impactada pelo novo Plano de Desenvolvimento para o Campo de Búzios, com adoção de Unidades Estacionárias de Produção (UEPs), que têm capacidades superiores às estimadas no ciclo anterior. Além disso, cinco UEPs não disponibilizarão gás natural.

Acesse aqui o caderno de Previsão da Produção de Petróleo e Gás Natural e os demais cadernos já publicados.

MME e EPE publicam caderno de previsão de produção de petróleo e gás natural do PDE 2032.png


Notícias Relacionadas

Resenha Mensal de Março | O consumo nacional de energia elétrica cresceu de 2,2% em comparação com mesmo mês de 2022

31/03/2023 - O consumo nacional de energia elétrica foi de 42.897 GWh em fevereiro de 2023, crescimento de 2,2% em comparação com mesmo mês de 2022. A classe residencial (+5,0%) puxou a alta, seguida pelas classes comercial (+2,3%) e industrial (+1,5%). No acumulado em 12 meses o consumo nacional registrou 509.850 GWh, alta de 1,5% em comparação ao período imediatamente anterior.

EPE participa de Workshop PSR/ CanalEnergia

31/03/2023 - Ocorreu na última quinta, 30, o Workshop PSR/CanalEnergia com o tema “Caminhos para transição energética com modicidade tarifária”, no Rio de Janeiro. A EPE esteve presente, sendo representada pela Presidente Interina Angela Livino.

EPE publica o Boletim de Conjuntura da Indústria do Óleo & Gás do 2º semestre/2022

30/03/2023 - A Empresa de Pesquisa Energética apresenta, na nova edição do Boletim de Conjuntura da Indústria do Óleo & Gás, o Panorama da Indústria de Petróleo e Gás Natural do Reino Unido, país com uma longa história de importância com a indústria moderna da energia

EPE participa do Encontro Internacional de Operadores ISSO

30/03/2023 - Ocorreu nos últimos dias 27 e 28 o Encontro Internacional de Operadores ISSO, promovido pelo GO15, entidade internacional que reúne os maiores operadores do sistema elétrico. O evento faz parte da agenda de comemorações aos 25 anos do Operador Nacional do Sistema Elétrico, anfitrião do evento, no Rio de Janeiro.

WORKSHOP SOBRE 1ª REVISÃO QUADRIMESTRAL DAS PREVISÕES DE CARGA PARA O PLAN 2023-2027

28/03/2023 - A Empresa de Pesquisa Energética – EPE, o Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE promovem na próxima quarta-feira, dia 29 de março, a partir das 9h15, o Workshop para apresentação das premissas e resultados da 1ª Revisão Quadrimestral das Previsões de Carga para o PLAN 2023-2027 e Inclusão da MMGD na Carga Global.