A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) informa a reabertura do sistema AEGE para que os agentes possam revisar e redeclarar os parâmetros e preços necessários ao cálculo do custo do combustível e da parcela variável do custo de operação e manutenção dos projetos, no âmbito do Leilão dos Sistemas Isolados 2025.
A medida, realizada em conjunto com o Ministério de Minas e Energia (MME), tem como objetivo ampliar a transparência e a simetria de informações entre todos os participantes, promovendo maior clareza sobre a tradução dos parâmetros declarados no leilão e sua aplicação ao longo da vigência da contratação.
Ressaltamos que os referidos parâmetros devem observar as orientações do Informe Técnico EPE-DEE-IT-099/2025_r2 e da minuta contratual do CCESI em Consulta Pública pela ANEEL, especialmente os itens relativos à formação da receita variável. Destaca-se a atenção aos campos Ptrib (parcela de tributos do combustível) e fator i (fator de conversão), que deverão ser declarados com base na legislação vigente, permanecendo válidos durante toda a vigência contratual.
A reabertura do cadastramento representa uma nova oportunidade para que os agentes, caso necessário, alinhem suas estratégias às diretrizes do leilão. Em caso de dúvidas, a EPE está à disposição pelo e-mail aege@epe.gov.br.