Lançamento do Fact Sheet sobre Biorrefinarias

O Fact Sheet compila, de forma sintética e visual, informações relevantes sobre Biorrefinarias, de forma a introduzir conceitos sobre o tema. O documento indica que a migração para uma economia de baixo carbono é um dos meios para mitigar os efeitos adversos da ação do homem no clima e proteger a qualidade de vida no planeta. O uso de biocombustíveis, com destaque para o etanol e o biodiesel FAME, é um dos grandes drivers para suplantar o desafio da mudança das fontes de energia poluentes para energias renováveis.

A aplicação tem como objetivo fornecer uma visão geral sobre as biorrefinarias e temas correlatos tais com a bioeconomia e economia circular, considerando que as cadeias produtivas oriundas das fontes fósseis poderão ser substituídas por uma nova cadeia baseadas em fontes renováveis com a diminuição das emissões de gases de efeito estufa e sem a geração de resíduos não-utilizáveis.

O Fact Sheet Biorrefinarias apresenta pontos sensíveis que se referem a:

Migração para uma economia de baixo carbono

Os principais biocombustíveis envolvidos na transição energética

Conceito de biorrefinarias de primeira e segunda geração

Diagrama simplificado do ciclo de uma biorrefinaria e bioeconomia

Diagrama simplificado de economia circular

Necessidade de política pública que insira a componente social 


Notícias Relacionadas

Lançamento do Fact Sheet de CCS em Reservatórios Salinos

21/06/2024 - A seleção de sítios para armazenamento geológico de carbono é fundamental para a transição energética, a mitigação de impactos ambientais e o cumprimento das metas do Acordo de Paris. Projetos de captura e armazenamento de carbono (CCS) e captura, utilização e armazenamento de carbono (CCUS) tem como principais alvos, em todo o mundo, reservatórios de óleo e gás e reservatórios salinos profundos.

EPE publica o Relatório Síntese do Balanço Energético Nacional 2024

19/06/2024 - NO ANO DE COMEMORAÇÃO dos 20 anos da Empresa de Pesquisa Energética - EPE e, em cumprimento ao estabelecido em sua lei de criação, a EPE apresenta ao público mais uma edição do Relatório Síntese do Balanço Energético Nacional 2024 – ano base 2023, documento que contém as informações consolidadas sobre quanto e como se usou energia no Brasil em 2023.

EPE lança versão em inglês do Webmap EPE

19/06/2024 - ​A EPE agora disponibiliza a versão em inglês do Webmap EPE, visando tornar as informações mais relevantes sobre o setor energético brasileiro acessíveis ao público estrangeiro.

EPE na Macaé Energy 2024

14/06/2024 - ​11a130624 MACAE 02 HB.jpgA Diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis da EPE, Heloisa Borges, foi convidada para fazer uma palestra no painel Energias em Foco - Caminhos da Transição, na primeira edição da Macaé Energy 2024, realizada de 11 a 13 de junho, no Royal Palace Macaé Hotel, em Macaé/RJ. Heloisa também participou do lançamento do Caderno de Transição e Integração Energética, realizado ontem (dia 12).

EPE publica documento sobre as Rodadas de Licitação no Mundo em 2024

14/06/2024 - A EPE traz neste estudo uma análise de leilões internacionais de blocos exploratórios de petróleo e gás ocorridos em 2023 e previstos para 2024. Além disso, analisa também a conjuntura do setor upstream da indústria do óleo e gás e as perspectivas de futuro, junto de panoramas específicos de países selecionados.