Lançamento da Parte 2 do Caderno de Estudos de Pesquisa de variáveis e fatores do processo de escolha do consumidor quanto ao combustível

O caderno de estudos sobre Pesquisa de variáveis e fatores do processo de escolha do consumidor quanto ao combustível tem por objetivo identificar as variáveis que influenciam na escolha entre etanol hidratado ou gasolina C nos veículos flex fuel. 

Na primeira parte, disponibilizada no ano de 2023, foram apresentadas algumas motivações mais frequentes que influenciam os consumidores em sua escolha de combustível ao abastecer, seja ele o etanol ou a gasolina. Ressalta-se o compartilhamento de opiniões quanto às vantagens e desvantagens de cada combustível, de acordo com a percepção dos usuários entrevistados. 

Nesta segunda parte do caderno, três principais percepções são exploradas: o fator ambiental como motivação de escolha de um combustível em detrimento do outro; o uso alternativo de outros meios de locomoção; e o comportamento do usuário frente às noções de eficiência veicular e possibilidades de condutas futuras de preferência de uso dos veículos. 

É interessante destacar alguns pontos, como: o aumento da preocupação com o tema da sustentabilidade ambiental por parte dos entrevistados, em comparação à pesquisa anterior realizada em 2011; a significativa parcela de usuários que percebem o etanol como um combustível mais sustentável ambientalmente; e o conhecimento frente ao Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, que qualifica a eficiência energética dos veículos. 

Para mais informações, acesse aqui o estudo completo.

Notícias Relacionadas

EPE prevê expansões do Sistema Interligado Nacional no PET/PELP do 1º semestre de 2026

09/07/2026 - O PET/PELP apresenta estatísticas referentes à expansão planejada, contextualizando os principais destaques dos estados, com informações sobre as próximas obras a serem licitadas e seus investimentos e benefícios, bem como proporciona uma visão geral sobre os estudos de planejamento em andamento, a serem contemplados nas próximas edições do documento.

Em webinário, EPE apresenta base integrada de geração e transmissão de energia

08/07/2026 - Lançada nesta quarta-feira, 8 de julho, em webinar transmitido pela internet, a base de dados é resultado da cooperação técnica entre as áreas de geração e transmissão da EPE. Ela representa a rede elétrica de forma detalhada, com análises mensais e horárias, consideração das restrições físicas e da resolução espacial dos empreendimentos e modelagem mais realista das incertezas dos recursos naturais.

Primeiro caderno do PDE 2036 reúne contexto, perspectivas e premissas para o setor energético

03/07/2026 - O Ministério de Minas e Energia (MME) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) publicaram, nesta sexta-feira (3/7), o Caderno de Contexto, Perspectivas e Premissas, primeira publicação do Plano Decenal de Expansão de Energia 2036 (PDE 2036).

EPE participa do workshop “Planejamento da Transmissão para a Transição Energética”

03/07/2026 - O evento propôs discussões qualificadas sobre oportunidades de integração e planejamento das ações de reforços e melhorias na transmissão, além de questões como planejamento mais antecipado, mapeamento de equipamentos críticos, estudos prospectivos de atendimento a grandes cargas e integração entre planejamento e execução de obras de transmissão.

Segunda etapa do Leilão de Transmissão nº 1/2026 tem deságio e contrata todos os lotes

03/07/2026 - Foi realizada hoje, dia 3 de julho de 2026, na Bolsa de Valores de São Paulo, a segunda etapa do Leilão de Transmissão nº 1/2026. O certame contou com quatro lotes e investimentos estimados em R$ 1,8 bilhão. O leilão teve todos os lotes arrematados, dando sequência à série de leilões com 100% de sucesso desde 2017.