Heloísa Borges representa a EPE na cerimônia assinatura do Programa Combustível do Futuro

​Foi anunciado na quinta feira, 14, o encaminhamento ao Congresso Nacional o projeto de lei para instituir o Programa Combustível do Futuro, que visa promover a mobilidade sustentável de baixo carbono, além da criação de um conjunto de iniciativas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e estimular o uso e produção de biocombustíveis no Brasil.

A proposta do Programa Combustível do Futuro trata de diversos temas para promover a descarbonização da matriz energética de transportes, a industrialização do país e o incremento da eficiência energética dos veículos. O programa propõe a integração entre a Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio), o Programa Rota 2030 - Mobilidade e Logística e o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE Veicular).

A diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis da EPE, Heloísa Borges Esteves, afirma que os biocombustíveis são a fortaleza da estratégia energética nacional. "Eles são a imagem de um Brasil sustentável e inovador. O programa apresenta, de forma concreta, o caminho para realizar a transição energética e a descarbonização da matriz de transporte no Brasil, potencializando a geração de emprego e renda no nosso país", disse.

Ela lembrou que, no primeiro mandato do presidente Lula, houve o surgimento da tecnologia de carros flex. Hoje, os modelos superam 80% dos licenciamentos de novos veículos. "Como resultado, em 2022, o uso de biocombustíveis permitiu que evitássemos a emissão de mais de 70 milhões de toneladas de gás carbônico na atmosfera. Isso equivale a 10 milhões de árvores plantadas só em 2022. Em 2023, quando celebramos 20 anos dessa tecnologia que revolucionou a modalidade no país, novamente sob a liderança do presidente Lula e do ministro Alexandre [Silveira], aceleramos rumo a um futuro sustentável", disse.

Assista aqui a cerimõnia com o discurso da diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis da EPE, Heloísa Borges Esteves

1_whatsapp_image_2023_09_14_at_12_34_42-29464752.jpeg

Lula assina Projeto de Lei do Combustível do Futuro - (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)