A EPE disponibiliza aplicativo para cálculo do rateio da Carga Crítica do Sistema nos Blocos Hidráulico e Térmico, assim como das métricas do Critério de Suprimento associadas à dimensão Energia vigente a partir de janeiro de 2020, com base em um conjunto de arquivos de um caso já simulado do modelo NEWAVE com configuração estática, conforme padrão vigente de Casos Base de cálculo de garantia física divulgados pela EPE.
A ferramenta realiza o rateio da carga crítica do sistema nos blocos hidráulico e térmico, baseado na ponderação pelo Custo Marginal de Operação – CMO das gerações obtidas na simulação para cada série sintética de energias afluentes.
Adicionalmente, o aplicativo realiza o rateio do Blocos Hidráulico e Térmico para cada usina da configuração. Para o rateio do Bloco Hidráulico, é necessária a execução do modelo SUISHI no módulo de simulação para cálculo de energia firme.
A metodologia de cálculo incorporada na ferramenta está em conformidade com a Portaria MME nº 101, de 22 de março de 2016.
Esta ferramenta foi desenvolvida utilizando a linguagem de programação R e o pacote Shiny para construção de aplicações interativas por meio de um interpretador de html (navegador web). Para sua utilização, é necessária a instalação do R e dos pacotes descritos nas instruções abaixo. Também é necessária a prévia execução do modelo NEWAVE (versão 27) e de seu programa NWLISTOP (versão compatível com o NEWAVE) e, opcionalmente, do modelo SUISHI (versão 14), uma vez que são utilizados os dados de saída e entrada destas simulações.
Clique aqui para acessar a ferramenta.