EPE, World Economic Forum e BID divulgam resultados de parceria para potencializar investimento em energia no Brasil

Ao longo dos anos de 2021 e 2022, a Empresa de Pesquisa Energética, o Fórum Econômico Mundial (WEF) e o Banco Inter-Americano de Desenvolvimento (BID)  desenvolveram uma parceria com objetivo de explorar oportunidades para o Brasil potencializar investimentos em energia sustentável como parte da iniciativa Brasil Deep Dive.

Ao longo de oito meses, a iniciativa contou com a colaboração de mais de 50 partes interessadas brasileiras dos setores públicos e privado para identificar barreiras, mitigar riscos, bem como identificar soluções para estimular investimento em algumas áreas estratégicas do setor elétrico brasileiro: modernização de hidrelétricas, geração distribuída e sistemas isolados.

O documento intitulado "Mobilizing Investment for Clean Energy in Brazil  Country Deep Dive" apresenta um resumo das principais discussões feitas pelos diversos agentes que participaram da inciativa. Dentre os resultados apresentados estão propostas de ações que poderão servir de base para futuras iniciativas de política, de planejamento energético, regulação e de atuação do setor privado.

Ao longo do processo a EPE além de participar das discussões, se envolver ativamente da organização e articulação das atividades da iniciativa, também desenvolveu em 2021 o material de apoio "Financiamento para a Transição Energética no Brasil: instrumentos e recursos" para contribuir nas discussões.

Ao desenvolver essa iniciativa, a EPE busca cumprir com um de seus objetivos estratégicos de fortalecer o diálogo com múltiplos agentes do setor energético e demais partes interessadas, buscando consensos na promoção da transição energética nacional.

Clique na imagem abaixo para acesso ao relatório final com recomendações da iniciativa e aqui para conhecer o informe técnico de apoio ao estudo. 

capa23.png


Notícias Relacionadas

EPE divulga o produto Mesa REATE - Caderno Perspectiva Para Petróleo e Gás Natural em Bacias Sedimentares Onshore Brasileiras

17/08/2022 - O produto Mesa REATE - Caderno PERSPECTIVA PARA PETRÓLEO E GÁS NATURAL EM BACIAS SEDIMENTARES ONSHORE BRASILEIRAS, consolida as apresentações realizadas pela EPE nas Mesas REATE ocorridas nos Estados brasileiros durante os anos de 2020 e 2021.

EPE participará do Webinário sobre Mudanças Climáticas promovido pelo TCU

17/08/2022 - O Tribunal de Contas da União (TCU) promoverá, nesta quinta-feira (18/08), o Webinário Mudanças Climáticas - Impactos sociais e adaptações requeridas para a infraestrutura. O evento será transmitido a partir das 14 horas pelo Youtube e terá a presença de diversos convidados para debater as questões que permeiam os impactos sociais e as adaptações de infraestrutura necessárias, por conta das mudanças climáticas.

Lançamento da Décima Terceira Edição do Análise de Conjuntura dos Biocombustíveis - Ano 2021.

17/08/2022 - O Ano de 2021 foi atingido por geadas e um expressivo déficit hídrico, resultando nos menores indicadores dos últimos dez anos. O consumo ciclo Otto apresentou uma recuperação, com redução da participação do hidratado.

EPE comemora aniversário de 18 anos

16/08/2022 - A Empresa de Pesquisa Energética – EPE completa, hoje, dia 16 de agosto, 18 anos de comprometimento com o progresso do setor energético do Brasil.

EPE publica a edição de agosto de 2022 das Perspectivas para o Mercado Brasileiro de Combustíveis no Curto Prazo

12/08/2022 - O mercado brasileiro de combustíveis seguirá sua trajetória de recuperação, ultrapassando a demanda média registrada em 2019 ainda em 2022.