EPE, World Economic Forum e BID divulgam resultados de parceria para potencializar investimento em energia no Brasil

Ao longo dos anos de 2021 e 2022, a Empresa de Pesquisa Energética, o Fórum Econômico Mundial (WEF) e o Banco Inter-Americano de Desenvolvimento (BID)  desenvolveram uma parceria com objetivo de explorar oportunidades para o Brasil potencializar investimentos em energia sustentável como parte da iniciativa Brasil Deep Dive.

Ao longo de oito meses, a iniciativa contou com a colaboração de mais de 50 partes interessadas brasileiras dos setores públicos e privado para identificar barreiras, mitigar riscos, bem como identificar soluções para estimular investimento em algumas áreas estratégicas do setor elétrico brasileiro: modernização de hidrelétricas, geração distribuída e sistemas isolados.

O documento intitulado "Mobilizing Investment for Clean Energy in Brazil  Country Deep Dive" apresenta um resumo das principais discussões feitas pelos diversos agentes que participaram da inciativa. Dentre os resultados apresentados estão propostas de ações que poderão servir de base para futuras iniciativas de política, de planejamento energético, regulação e de atuação do setor privado.

Ao longo do processo a EPE além de participar das discussões, se envolver ativamente da organização e articulação das atividades da iniciativa, também desenvolveu em 2021 o material de apoio "Financiamento para a Transição Energética no Brasil: instrumentos e recursos" para contribuir nas discussões.

Ao desenvolver essa iniciativa, a EPE busca cumprir com um de seus objetivos estratégicos de fortalecer o diálogo com múltiplos agentes do setor energético e demais partes interessadas, buscando consensos na promoção da transição energética nacional.

Clique na imagem abaixo para acesso ao relatório final com recomendações da iniciativa e aqui para conhecer o informe técnico de apoio ao estudo. 

capa23.png


Notícias Relacionadas

EPE publica estudo sobre o papel da Indústria de Petróleo e Gás Natural na Transição Energética

26/04/2024 - A indústria de Petróleo e Gás Natural desempenha papel importante na matriz energética e na economia brasileiras. Em um contexto de transição para uma economia descarbonizada, essa indústria é ainda crucial para enfrentar os desafios climáticos globais e alcançar os compromissos estabelecidos no Acordo de Paris.

EPE lembra que óleo e gás natural estarão presentes na matriz energética mundial e do Brasil em 2050

25/04/2024 - Na avaliação da empresa, vinculada ao MME, contribuição do setor é decisiva para uma transição justa, equilibrada e inclusiva, para arrecadação dos recursos ao desenvolvimento sustentável e direcionamento dos investimentos

EPE Participa do evento T&D Energy 2024

22/04/2024 - A EPE participou do evento T&D Energy, que ocorreu nos dias 17 e 18 de abril de 2024, em São Paulo, com a presença de empresas da área de distribuição, transmissão e geração de energia, além de representantes da indústria e do mercado de energia elétrica.

Workshop sobre a 1ª Revisão Quadrimestral das Previsões de Carga para o PLAN 2024-2028

08/04/2024 - A Empresa de Pesquisa Energética – EPE, o Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE e promovem na próxima quarta-feira, dia 10 de abril, das 10h às 12h um Workshop para apresentação dos resultados da 1ª Revisão Quadrimestral das Previsões de Carga para o Planejamento Anual da Operação Energética – PLAN 2024-2028.

EPE, ONS e CCEE divulgam primeira revisão quadrimestral da previsão de carga

05/04/2024 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Operador Nacional do Setor Elétrico (ONS), a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) divulgam, nesta sexta-feira (05), os dados da 1ª Revisão Quadrimestral das Previsões de Carga para o Planejamento Anual da Operação Energética - 2024-2028. Para o ano, o aumento previsto é de 3,8% na carga, atingindo o valor 78.814 MW médios.