EPE publica Projeções dos Preços dos Combustíveis Líquidos para Atendimento aos Sistemas Isolados e Usinas da Região Sul em 2023

Apesar de um aumento médio de mais de 30% nos preços do óleo diesel para geradores do Sistema Isolado em 2022, a EPE projeta um novo incremento de 2% nos preços desse combustível em 2023, para uma média nacional de R$ 6,81/l. A EPE elaborou Nota Técnica apresentando os cálculos e as premissas que embasaram as projeções, para o ano de 2023, dos preços dos combustíveis líquidos usados na geração de energia elétrica em Sistemas Isolados e usinas da Região Sul. Tal estudo tem como objetivo dar suporte à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) em sua previsão orçamentária da Conta de Consumo de Combustíveis (CCC). 

Para as projeções de preços de óleo diesel, considerou-se a maior resiliência da demanda energética do setor de transporte de cargas no curto prazo, além da permanência de políticas ambientais mais restritivas no transporte marítimo, a substituição parcial da demanda de gás natural, e estímulos econômicos que promovem a indústria de construção civil. Assim, o aumento da demanda global por óleo diesel deverá manter o prêmio desse combustível em patamares elevados em 2023. Estoques relativamente baixos de petróleo e de diesel, e a capacidade ociosa mundial reduzida, também pressionam as cotações para cima. 

Domesticamente, projeta-se uma pequena queda nos preços do biodiesel, o retorno da cobrança de tributos federais, e a manutenção das alíquotas de tributos estaduais, que calcula a base desses tributos utilizando a média móvel dos preços finais do óleo diesel nos últimos 60 meses. 

Esse aumento de preços pode significar um aumento do orçamento da CDE para 2023, onerando a conta de eletricidade de todos os usuários brasileiros.

Clique aqui e confira!

Notícias Relacionadas

EPE divulga apresentação feita no World Petroleum Congress 2023 sobre Captura, Utilização e Armazenamento de Carbono (CCUS)

02/10/2023 - Realizada em Calgary (Alberta, Canadá), entre os dias 17 e 21 de setembro de 2023, a 24ª edição do World Petroleum Congress teve como foco a promoção de uma transição energética acessível, econômica e segura.

Resenha Mensal: consumo de eletricidade cresce 2,9% em agosto de 2023

28/09/2023 - A mais recente edição da Resenha mostra que o consumo nacional de energia elétrica foi de 43.405 GWh em agosto de 2023, alta de 2,9% em comparação com mesmo mês de 2022, sendo o décimo mês consecutivo de crescimento.

Lançamento do Fact Sheet sobre Captura e armazenamento de carbono biogênico: Bio-CCS.

25/09/2023 - O Fact Sheet sobre Bio-CCS compila informações relevantes, de forma visual e sintética, para introduzir os principais conceitos sobre o tema. A captura e armazenamento de CO2 de origem na biomassa (Bio-CCS) é uma das possibilidades de atendimento ao Acordo de Paris e contribuir para conter o aquecimento global abaixo de 2ºC em relação aos níveis pré-industriais, além de compensar a emissão de setores de difícil descarbonização.

Thiago Prado foi eleito do Presidente da EPE

19/09/2023 - ​O engenheiro Thiago Guilherme Ferreira Prado, de 43 anos, foi eleito sexta-feira, 15/09/2023, na 246ª reunião do Conselho de Administração, Presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

Presidente interina da EPE participa do 15º Fórum Latino-Americano de Smart Grid

15/09/2023 - Ocorreu nos dias 11 e 12 de setembro, em São Paulo, o 15º Fórum Latino-Americano de Smart Grid com o tema "As tecnologias avançadas de integração e gestão de energia, conectividade e demais serviços nas redes elétricas e nas edificações e casas inteligentes". O evento contou com a participação da presidente interina da EPE, Angela Livino.