EPE publica Projeções dos Preços dos Combustíveis Líquidos para Atendimento aos Sistemas Isolados e Usinas da Região Sul em 2023

Apesar de um aumento médio de mais de 30% nos preços do óleo diesel para geradores do Sistema Isolado em 2022, a EPE projeta um novo incremento de 2% nos preços desse combustível em 2023, para uma média nacional de R$ 6,81/l. A EPE elaborou Nota Técnica apresentando os cálculos e as premissas que embasaram as projeções, para o ano de 2023, dos preços dos combustíveis líquidos usados na geração de energia elétrica em Sistemas Isolados e usinas da Região Sul. Tal estudo tem como objetivo dar suporte à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) em sua previsão orçamentária da Conta de Consumo de Combustíveis (CCC). 

Para as projeções de preços de óleo diesel, considerou-se a maior resiliência da demanda energética do setor de transporte de cargas no curto prazo, além da permanência de políticas ambientais mais restritivas no transporte marítimo, a substituição parcial da demanda de gás natural, e estímulos econômicos que promovem a indústria de construção civil. Assim, o aumento da demanda global por óleo diesel deverá manter o prêmio desse combustível em patamares elevados em 2023. Estoques relativamente baixos de petróleo e de diesel, e a capacidade ociosa mundial reduzida, também pressionam as cotações para cima. 

Domesticamente, projeta-se uma pequena queda nos preços do biodiesel, o retorno da cobrança de tributos federais, e a manutenção das alíquotas de tributos estaduais, que calcula a base desses tributos utilizando a média móvel dos preços finais do óleo diesel nos últimos 60 meses. 

Esse aumento de preços pode significar um aumento do orçamento da CDE para 2023, onerando a conta de eletricidade de todos os usuários brasileiros.

Clique aqui e confira!

Notícias Relacionadas

Resenha Mensal de Março | O consumo nacional de energia elétrica cresceu de 2,2% em comparação com mesmo mês de 2022

31/03/2023 - O consumo nacional de energia elétrica foi de 42.897 GWh em fevereiro de 2023, crescimento de 2,2% em comparação com mesmo mês de 2022. A classe residencial (+5,0%) puxou a alta, seguida pelas classes comercial (+2,3%) e industrial (+1,5%). No acumulado em 12 meses o consumo nacional registrou 509.850 GWh, alta de 1,5% em comparação ao período imediatamente anterior.

EPE participa de Workshop PSR/ CanalEnergia

31/03/2023 - Ocorreu na última quinta, 30, o Workshop PSR/CanalEnergia com o tema “Caminhos para transição energética com modicidade tarifária”, no Rio de Janeiro. A EPE esteve presente, sendo representada pela Presidente Interina Angela Livino.

EPE publica o Boletim de Conjuntura da Indústria do Óleo & Gás do 2º semestre/2022

30/03/2023 - A Empresa de Pesquisa Energética apresenta, na nova edição do Boletim de Conjuntura da Indústria do Óleo & Gás, o Panorama da Indústria de Petróleo e Gás Natural do Reino Unido, país com uma longa história de importância com a indústria moderna da energia

EPE participa do Encontro Internacional de Operadores ISSO

30/03/2023 - Ocorreu nos últimos dias 27 e 28 o Encontro Internacional de Operadores ISSO, promovido pelo GO15, entidade internacional que reúne os maiores operadores do sistema elétrico. O evento faz parte da agenda de comemorações aos 25 anos do Operador Nacional do Sistema Elétrico, anfitrião do evento, no Rio de Janeiro.

WORKSHOP SOBRE 1ª REVISÃO QUADRIMESTRAL DAS PREVISÕES DE CARGA PARA O PLAN 2023-2027

28/03/2023 - A Empresa de Pesquisa Energética – EPE, o Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE promovem na próxima quarta-feira, dia 29 de março, a partir das 9h15, o Workshop para apresentação das premissas e resultados da 1ª Revisão Quadrimestral das Previsões de Carga para o PLAN 2023-2027 e Inclusão da MMGD na Carga Global.