Apesar de um aumento médio de mais de 30% nos preços do óleo diesel para geradores do Sistema Isolado em 2022, a EPE projeta um novo incremento de 2% nos preços desse combustível em 2023, para uma média nacional de R$ 6,81/l. A EPE elaborou Nota Técnica apresentando os cálculos e as premissas que embasaram as projeções, para o ano de 2023, dos preços dos combustíveis líquidos usados na geração de energia elétrica em Sistemas Isolados e usinas da Região Sul. Tal estudo tem como objetivo dar suporte à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) em sua previsão orçamentária da Conta de Consumo de Combustíveis (CCC).
Para as projeções de preços de óleo diesel, considerou-se a maior resiliência da demanda energética do setor de transporte de cargas no curto prazo, além da permanência de políticas ambientais mais restritivas no transporte marítimo, a substituição parcial da demanda de gás natural, e estímulos econômicos que promovem a indústria de construção civil. Assim, o aumento da demanda global por óleo diesel deverá manter o prêmio desse combustível em patamares elevados em 2023. Estoques relativamente baixos de petróleo e de diesel, e a capacidade ociosa mundial reduzida, também pressionam as cotações para cima.
Domesticamente, projeta-se uma pequena queda nos preços do biodiesel, o retorno da cobrança de tributos federais, e a manutenção das alíquotas de tributos estaduais, que calcula a base desses tributos utilizando a média móvel dos preços finais do óleo diesel nos últimos 60 meses.
Esse aumento de preços pode significar um aumento do orçamento da CDE para 2023, onerando a conta de eletricidade de todos os usuários brasileiros.
Clique aqui e confira!