Em meio ao acentuado aumento dos preços de energia na Europa durante a recuperação dos países da crise sanitária e o conflito na Ucrânia, a Empresa de Pesquisa Energética apresenta, na nova edição do Boletim de Conjuntura da Indústria do Óleo & Gás, o Panorama da Indústria de Petróleo e Gás Natural da Alemanha, país com maior consumo energético na Europa. A publicação, que destaca os principais acontecimentos do 1º semestre de 2022, registra o histórico da indústria alemã de óleo & gás, mostra as reservas do país e a preocupação com a diversificação de sua matriz energética a fim de reduzir sua dependência de importação de combustíveis fósseis.
Em sua seção Internacional, o Boletim destaca um semestre de muitos eventos associados ao conflito na Ucrânia, sanções, tensões geopolíticas e a preocupação com a segurança do abastecimento energético. No Brasil, o aumento global dos preços de petróleo e de seus derivados dominou a pauta de discussões, com a adoção de medidas voltadas às variações de preços; no mercado de gás natural, diversos agentes se preparam para iniciar suas operações.
Na seção Estatísticas, pode-se verificar que os preços internacionais de petróleo e gás natural aumentaram muito ao longo do 1º trimestre, reflexo do conflito na Ucrânia. No 2º trimestre, houve redução dos preços de gás na Europa e Ásia e aumento vertiginoso nos EUA enquanto o petróleo seguiu em elevação. No Brasil, a oferta de gás caiu 26% em relação ao 2º semestre de 2021.
Clique aqui e confira!