EPE publica o Boletim de Conjuntura da Indústria do Óleo & Gás do 1º semestre/2022

Em meio ao acentuado aumento dos preços de energia na Europa durante a recuperação dos países da crise sanitária e o conflito na Ucrânia, a Empresa de Pesquisa Energética apresenta, na nova edição do Boletim de Conjuntura da Indústria do Óleo & Gás, o Panorama da Indústria de Petróleo e Gás Natural da Alemanha, país com maior consumo energético na Europa. A publicação, que destaca os principais acontecimentos do 1º semestre de 2022, registra o histórico da indústria alemã de óleo & gás, mostra as reservas do país e a preocupação com a diversificação de sua matriz energética a fim de reduzir sua dependência de importação de combustíveis fósseis.

Em sua seção Internacional, o Boletim destaca um semestre de muitos eventos associados ao conflito na Ucrânia, sanções, tensões geopolíticas e a preocupação com a segurança do abastecimento energético. No Brasil, o aumento global dos preços de petróleo e de seus derivados dominou a pauta de discussões, com a adoção de medidas voltadas às variações de preços; no mercado de gás natural, diversos agentes se preparam para iniciar suas operações.

Na seção Estatísticas, pode-se verificar que os preços internacionais de petróleo e gás natural aumentaram muito ao longo do 1º trimestre, reflexo do conflito na Ucrânia. No 2º trimestre, houve redução dos preços de gás na Europa e Ásia e aumento vertiginoso nos EUA enquanto o petróleo seguiu em elevação. No Brasil, a oferta de gás caiu 26% em relação ao 2º semestre de 2021.

Clique aqui e confira!

Notícias Relacionadas

EPE apresenta Nota Técnica de GLP em reunião com a ANP

17/05/2024 - Com o intuito de promover melhor entendimento sobre a formação dos preços finais de combustíveis no Brasil, a EPE publicou Nota Técnica sobre a evolução da composição dos preços de gás liquefeito de petróleo (GLP) no mercado brasileiro.

EPE publica estudo sobre a formação de preço do GLP no mercado brasileiro

15/05/2024 - O estudo tem o intuito de promover melhor entendimento sobre a formação dos preços finais de combustíveis no Brasil e mostra a evolução da composição dos preços de GLP no mercado brasileiro. A publicação apresenta, também, uma comparação internacional da composição dos preços finais de GLP.

EPE divulga Nota Técnica "Roadmap para o fortalecimento da resiliência do setor elétrico em resposta às mudanças climáticas – Revisão Bibliográfica”

10/05/2024 - As questões relacionadas às mudanças climáticas vêm trazendo transformações na produção da energia, nos hábitos de consumo, na economia, na legislação e, consequentemente, na forma de planejar o sistema energético. Nesse sentido, projeções climáticas e seus potenciais impactos estão sendo discutidos e avaliados no planejamento de longo prazo do setor, auxiliando no desenvolvimento de um sistema capaz de manter suas funções em cenários adversos. Diante disso, a partir de uma revisão bibliográfica, esse trabalho pretende compreender melhor as relações entre as mudanças climáticas e o setor elétrico brasileiro. Com isso, espera-se formar uma base de conhecimento fundamental para aprofundar estudos e avaliações com foco em aumentar a resiliência do sistema.

EPE marca presença na OTC em Houston

06/05/2024 - A delegação da EPE formada pelo Presidente Thiago Prado, pela Diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, Heloisa Borges, e por sua Assessora, Aline Santos, está em Houston (EUA) para representar a EPE num dos maiores eventos da indústria petrolífera global: a Offshore Technology Conference (OTC), que está sendo realizada em Houston (EUA), de 6 a 9 de maio.

Fact Sheet da EPE Avalia Preços do Gás Natural para Produção de Metanol

03/05/2024 - O recém-lançado Fact Sheet, elaborado pela EPE, apresenta uma análise simplificada sobre a viabilidade econômica da produção de metanol utilizando gás natural como matéria-prima. Este tipo de análise é importante porque hoje o país importa volumes crescentes deste importante produto químico. Parte significativa do metanol é utilizada para produzir o biodiesel, um biocombustível muito relevante para descarbonizar o transporte de cargas no país.