EPE publica Nota Técnica “Usinas Hidrelétricas Reversíveis (UHR): Desafios para inserção em mercados de energia elétrica”

Em um contexto mundial de transição energética e crescente participação das fontes renováveis, os sistemas de armazenamento de energia têm ganhado destaque como forma de equilibrar a geração e o consumo, com benefícios reconhecidos relacionados à qualidade e confiabilidade dos sistemas elétricos. Essa conjuntura permitiu o renascimento do interesse de diversos países pelas Usinas Hidrelétricas Reversíveis, por ser considerada uma tecnologia de armazenamento madura, econômica e eficiente para o uso em escala sistêmica.

No entanto, a experiência internacional mostra que as condições regulatórias e os modelos de negócios criados com a reestruturação dos mercados de energia elétrica, em geral, ainda não foram suficientes para promover um desenvolvimento mais expressivo de UHR.

Visando difundir o papel desta tecnologia nos sistemas elétricos futuros e trazer as principais questões associadas ao desenvolvimento de novos projetos e à atração de investimentos, a Nota Técnica mostra os resultados da pesquisa realizada pela EPE sobre as experiências internacionais com UHR nos sistemas elétricos, com enfoque nos aspectos associados ao mercado e à regulação e os desafios atuais para atração de novos investimentos.

O documento traz também uma breve descrição das principais aplicações das UHR nos sistemas elétricos e os potenciais benefícios decorrentes, indicando ainda os desafios e possíveis caminhos para a inserção desta tecnologia no Brasil.

Clique aqui e confira.

Notícias Relacionadas

EPE na Missão Técnica Internacional sobre armazenamento de energia e Grid Forming a convite da Huawei

13/05/2025 - Na última semana, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), a convite da Huawei, integrou uma missão técnica internacional ao lado da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e representantes de universidades brasileiras. O objetivo foi aprofundar conhecimentos sobre Sistemas de Armazenamento de Energia por Baterias (BESS) e requisitos Grid Forming.

Estudos da EPE e PNIIGB são citados em debates do Conexão ATGás

13/05/2025 - Nesta terça-feira, 13, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) participou do Conexão ATGás. Realizado pela Associação de Empresas de Transporte de Gás Natural por Gasoduto (ATGás), o evento teve por objetivo promover o diálogo e a cooperação entre as transportadoras e os carregadores de gás natural.

EPE apresenta estudo sobre integração do biometano à infraestrutura de gás natural na OTC 2025

08/05/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) participou da Offshore Technology Conference 2025 (OTC), realizada em Houston (EUA), nesta quarta-feira, 7, com a apresentação do trabalho técnico “Technical and Economic Assessment of Integrating Biomethane Production with the Natural Gas Supply Chain”.

MME e EPE divulgam agenda de estudos para o planejamento da transmissão em 2025

06/05/2025 - O Ministério de Minas e Energia (MME) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) divulgaram, nesta terça-feira, 6, a agenda de estudos voltados ao planejamento da transmissão de energia elétrica para o ano de 2025. O intuito é identificar novas instalações e equipamentos necessários à expansão do sistema de transmissão nacional.

Resenha Mensal: puxado pelas residências, consumo nacional de eletricidade cresce 2,6%. Indústria e outros consumos também crescem, comércio permanece estável.

30/04/2025 - A mais recente edição da Resenha mostra que o consumo nacional de energia elétrica foi de 49.190 GWh em março de 2025, aumento de 2,6% comparado a março de 2024. Este foi o maior consumo mensal de toda a série histórica desde 2004.