Em um contexto mundial de transição energética e crescente participação das fontes renováveis, os sistemas de armazenamento de energia têm ganhado destaque como forma de equilibrar a geração e o consumo, com benefícios reconhecidos relacionados à qualidade e confiabilidade dos sistemas elétricos. Essa conjuntura permitiu o renascimento do interesse de diversos países pelas Usinas Hidrelétricas Reversíveis, por ser considerada uma tecnologia de armazenamento madura, econômica e eficiente para o uso em escala sistêmica.
No entanto, a experiência internacional mostra que as condições regulatórias e os modelos de negócios criados com a reestruturação dos mercados de energia elétrica, em geral, ainda não foram suficientes para promover um desenvolvimento mais expressivo de UHR.
Visando difundir o papel desta tecnologia nos sistemas elétricos futuros e trazer as principais questões associadas ao desenvolvimento de novos projetos e à atração de investimentos, a Nota Técnica mostra os resultados da pesquisa realizada pela EPE sobre as experiências internacionais com UHR nos sistemas elétricos, com enfoque nos aspectos associados ao mercado e à regulação e os desafios atuais para atração de novos investimentos.
O documento traz também uma breve descrição das principais aplicações das UHR nos sistemas elétricos e os potenciais benefícios decorrentes, indicando ainda os desafios e possíveis caminhos para a inserção desta tecnologia no Brasil.
Clique aqui e confira.