EPE publica Estudo de Alternativas para Suprimento a Fernando de Noronha

Fernando de Noronha é um paraíso natural que atrai um grande número de turistas todo ano. A ilha é considerada um Sistema Isolado do ponto de vista elétrico, pois não está conectada ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Nesse sentido, a  geração de energia elétrica no local é realizada a partir de uma usina termelétrica a óleo diesel. Conforme estudos de Planejamento dos Sistemas Isolados conduzidos pela EPE, a partir das informações disponibilizados pelas distribuidoras, está previsto um importante crescimento da carga da ilha nos próximos anos, o que deverá resultar na necessidade de expansão do atual parque gerador.

A partir desse cenário, a EPE desenvolveu um Estudo para Identificação das Alternativas de Suprimento ao mercado consumidor de Fernando de Noronha para o médio e longo prazo. As avaliações realizadas buscaram identificar as tecnologias que apresentam viabilidade técnica para a geração de energia em Fernando de Noronha, com foco especial em soluções renováveis, para substituição total ou parcial ao diesel, levando também em consideração os aspectos ambientais.

Clique aqui e confira!

Notícias Relacionadas

EPE irá participar do ENASE 2022

27/05/2022 - O presidente da EPE, Thiago Barral, e o Diretor de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais, Giovani Vitória Machado, irão participar do ENASE 2022- Encontro Nacional de Agentes do Setor Elétrico, no dia 08 de junho, às 9h15, no Antigo Centro de Convenções Sulamérica. O tema dessa 19ª Edição é "Um olhar para 2023- 2026".

EPE participa da Green Hydrogen Global Assembly and Exhibition 2022

27/05/2022 - Representando a EPE e o Ministério de Minas e Energia, o Diretor de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais, Giovani Vitória Machado, esteve presente na Green Hydrogen Global Assembly and Exhibition 2022, realizada entre os dias 17 e 18 de maio, em Barcelona- Espanha.

Leilão de Energia Nova A-4 de 2022: Informe de Habilitados e Vencedores

27/05/2022 - A EPE publica Informe Técnico com a consolidação dos dados da habilitação técnica e dos resultados do Leilão de Energia Nova A-4 de 2022, realizado em 27/05/2022. O documento apresenta detalhes do cadastramento e habilitação dos empreendimentos, além de informações sobre os vencedores do certame.

EPE participa da inauguração de projeto de pesquisa capaz de produzir energia e água destilada em locais remotos

25/05/2022 - O Presidente da EPE, Thiago Barral, participou no dia 23 de maio, na Coppe/UFRJ, da inauguração de projeto de pesquisa que consiste numa Ilha de Policogeração Sustentável. O projeto combina diversas tecnologias e é capaz de produzir simultaneamente eletricidade e água destilada, com potencial para produção de outros co-produtos, como biocombustivel.

Leilões de Energia Nova A-5 e A-6 de 2022: EPE divulga Resultado do Cadastramento dos Projetos

24/05/2022 - Foi concluído, em 11/05/2022, o cadastramento dos projetos para participação nos Leilões de Energia Nova A-5 e A-6 de 2022. Anunciado pelo Ministério de Minas e Energia por meio da Portaria Normativa nº 41/GM/MME/2022