EPE publica a edição de outubro de 2023 das Perspectivas para o Mercado Brasileiro de Combustíveis no Curto Prazo

A demanda brasileira de combustíveis segue em ritmo de crescimento acelerado, tendo aumentado mais de 5% nos últimos doze meses. Gasolina e óleo diesel são os dois principais responsáveis por essa alta recente. 

A EPE projeta que a demanda doméstica em 2023 crescerá 3,4% para o óleo diesel total, 5,9% para a gasolina C, 3,0% para o etanol hidratado, 10,5% para o QAV e 1,8% para o GLP. 

Os combustíveis do ciclo Otto vêm apresentando um crescimento relevante. Projeta-se que essa tendência será mantida em 2023 e 2024. A gasolina C permanece em patamares elevados, com o etanol hidratado recuperando participação. 

No que tange ao QAV, recentemente houve bom desempenho no segmento doméstico, com a demanda nacional seguindo ligeiramente abaixo dos níveis pré-pandemia. O segmento de voos internacionais exibe uma recuperação mais lenta, sendo afetado especialmente pelo câmbio desvalorizado e pelos altos preços das tarifas. 

Clique aqui e acesse o conteúdo completo da edição de outubro de 2023.

Notícias Relacionadas

EPE apresenta estudo sobre integração do biometano à infraestrutura de gás natural na OTC 2025

08/05/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) participou da Offshore Technology Conference 2025 (OTC), realizada em Houston (EUA), nesta quarta-feira, 7, com a apresentação do trabalho técnico “Technical and Economic Assessment of Integrating Biomethane Production with the Natural Gas Supply Chain”.

EPE destaca papel estratégico do planejamento energético em simpósio da Escola Superior de Guerra

08/05/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) participou, no dia 5 de maio, como conferencista do simpósio “Inovação Energética: Rumo a um Futuro Sustentável”, promovido pela Escola Superior de Guerra (ESG). O evento integra a programação do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE 2025), que reúne representantes civis e militares do Brasil e de nações amigas para debater temas estratégicos nacionais.

EPE conclui primeira avaliação de projeto de infraestrutura no âmbito do novo decreto do Programa Gás para Empregar

06/05/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) finalizou a análise técnica do projeto da nova Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) Miranga, apresentada pela empresa PETRORECÔNCAVO.

EPE destaca oportunidades de investimento no setor energético durante a OTC 2025

06/05/2025 - Em apresentação realizada durante a Offshore Technology Conference (OTC 2025), uma das principais conferências globais do setor de energia, a Diretora de Estudos de Petróleo, Gás e Biocombustíveis da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Heloisa Borges, destacou o papel estratégico do Brasil como potência energética e destino atrativo para investimentos no contexto da transição energética global.

Resenha Mensal: puxado pelas residências, consumo nacional de eletricidade cresce 2,6%. Indústria e outros consumos também crescem, comércio permanece estável.

30/04/2025 - A mais recente edição da Resenha mostra que o consumo nacional de energia elétrica foi de 49.190 GWh em março de 2025, aumento de 2,6% comparado a março de 2024. Este foi o maior consumo mensal de toda a série histórica desde 2004.