EPE publica a edição de junho de 2023 das Perspectivas para o Mercado Brasileiro de Combustíveis no Curto Prazo

​A demanda total de combustíveis deve seguir em alta em 2023 e 2024, sendo impulsionada pelo crescimento do agronegócio e da mobilidade.

Nesta edição de junho, a EPE projeta crescimento para 2023 de 1,8% na demanda de óleo diesel, de 0,3% na demanda de gasolina C, de 5,2% na demanda de etanol hidratado, de 8% na demanda de QAV, enquanto a de GLP cresce 1,3%. Os preços e o câmbio ainda afetam o consumo de QAV, especialmente os voos internacionais. No entanto, a demanda corporativa ainda não se recuperou. Companhias aéreas brasileiras têm anunciado a aquisição de novas aeronaves e a expansão das operações, visando ao aumento da oferta de voos nos próximos anos. Assim, esse consumo deve seguir em recuperação gradual.

Para os combustíveis do ciclo Otto, estima-se que a tendência de crescimento se manterá em 2023 e 2024, com a participação da gasolina C no mesmo patamar. A recuperação da safra de cana-de-açúcar, junto com o aumento da produção de etanol de milho, contribuirá para a expansão da oferta desse biocombustível.

Clique aqui e acesse o conteúdo completo da edição de junho de 2023.

Notícias Relacionadas

EPE publica a edição de outubro de 2026 das Perspectivas para o Mercado Brasileiro de Combustíveis no Curto Prazo

19/10/2026 - As projeções das Perspectivas para o Mercado Brasileiro de Combustíveis no Curto Prazo indicam um aumento na demanda nacional por combustíveis líquidos e GLP: são esperados 3,0 bilhões de litros adicionais em 2026 e outros 4,2 bilhões de litros 2027.

EPE publica metodologia para cálculo do preço-teto dos leilões de armazenamento de energia

19/10/2026 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) publicou a Nota Técnica que apresenta a metodologia de definição das premissas e dos parâmetros do Custo Marginal de Referência (CMR) dos Leilões de Reserva de Capacidade – Armazenamento 2026.

EPE publica Instruções de Cadastramento para Sistemas de Armazenamento Hidráulico de Energia

16/10/2026 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) dá mais um passo na preparação para a participação dos Sistemas de Armazenamento Hidráulico de Energia (SAH) nos leilões do setor elétrico, com a publicação das Instruções para Solicitação de Cadastramento e Habilitação Técnica desses empreendimentos.

EPE e OLACDE assinam acordo de cooperação para fortalecer o planejamento energético regional

15/10/2026 - A EPE e a OLACDE assinaram, no dia 6 de outubro, um acordo de cooperação durante a XI Semana da Energia, realizada em Santo Domingo, na República Dominicana. A parceria busca fortalecer as atividades do CRPE, ampliando a colaboração técnica, o intercâmbio de experiências e o desenvolvimento de iniciativas conjuntas entre os países da região.

EPE publica Projeções dos Preços dos Combustíveis Líquidos para Atendimento aos Sistemas Isolados em 2027

15/10/2026 - A atual conjuntura de sobreoferta de petróleo e a readequação do parque de refino global às guerras no Irã e Ucrânia tendem a fazer preços caírem dos patamares atuais. Os tributos devem acompanhar a inflação, com baixo impacto sobre os preços finais.