EPE publica a edição de fevereiro de 2023 das Perspectivas para o Mercado Brasileiro de Combustíveis no Curto Prazo

A demanda total de combustíveis deve seguir em alta em 2023 e 2024, embora em ritmo menor. O crescimento do agronegócio e da mobilidade impulsionam a demanda, especialmente de diesel. 

Nesta edição de fevereiro, a EPE projeta crescimento para 2023 de 3,1% nas vendas de óleo diesel, de 2,4% nas vendas de gasolina C, de 2,5% nas vendas de etanol hidratado, de 14% nas vendas de QAV, enquanto as vendas de GLP crescem 1,4%. Os preços e o câmbio ainda afetam o consumo de QAV, especialmente os voos internacionais. Contudo, companhias aéreas brasileiras têm anunciado a aquisição de novas aeronaves e a expansão das operações, visando ao aumento da oferta de voos nos próximos anos. Assim, esse consumo deve seguir em recuperação, alcançando os níveis pré-pandemia entre o fim de 2023 e início de 2024. 

Para os combustíveis do ciclo Otto, estima-se que a tendência de crescimento se manterá em 2023 e 2024, com a participação da gasolina C no mesmo patamar. A recuperação da safra de cana-de-açúcar, junto com o aumento consistente da produção de etanol a partir do milho, contribuirá para a expansão da oferta desse biocombustível. 

Clique aqui e acesse o conteúdo completo da edição de fevereiro de 2023.

Notícias Relacionadas

EPE apresenta estudo sobre integração do biometano à infraestrutura de gás natural na OTC 2025

08/05/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) participou da Offshore Technology Conference 2025 (OTC), realizada em Houston (EUA), nesta quarta-feira, 7, com a apresentação do trabalho técnico “Technical and Economic Assessment of Integrating Biomethane Production with the Natural Gas Supply Chain”.

EPE conclui primeira avaliação de projeto de infraestrutura no âmbito do novo decreto do Programa Gás para Empregar

06/05/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) finalizou a análise técnica do projeto da nova Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) Miranga, apresentada pela empresa PETRORECÔNCAVO.

EPE destaca oportunidades de investimento no setor energético durante a OTC 2025

06/05/2025 - Em apresentação realizada durante a Offshore Technology Conference (OTC 2025), uma das principais conferências globais do setor de energia, a Diretora de Estudos de Petróleo, Gás e Biocombustíveis da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Heloisa Borges, destacou o papel estratégico do Brasil como potência energética e destino atrativo para investimentos no contexto da transição energética global.

Resenha Mensal: puxado pelas residências, consumo nacional de eletricidade cresce 2,6%. Indústria e outros consumos também crescem, comércio permanece estável.

30/04/2025 - A mais recente edição da Resenha mostra que o consumo nacional de energia elétrica foi de 49.190 GWh em março de 2025, aumento de 2,6% comparado a março de 2024. Este foi o maior consumo mensal de toda a série histórica desde 2004.

EPE lança versão em inglês do Caderno de Minerais críticos e estratégicos para a transição energética

29/04/2025 - A tradução visa ampliar o alcance internacional do estudo, que destaca os desafios e oportunidades para a mineração e o suprimento desses insumos, com base em projeções do Plano Decenal de Energia 2034.