EPE publica a edição de fevereiro de 2023 das Perspectivas para o Mercado Brasileiro de Combustíveis no Curto Prazo

A demanda total de combustíveis deve seguir em alta em 2023 e 2024, embora em ritmo menor. O crescimento do agronegócio e da mobilidade impulsionam a demanda, especialmente de diesel. 

Nesta edição de fevereiro, a EPE projeta crescimento para 2023 de 3,1% nas vendas de óleo diesel, de 2,4% nas vendas de gasolina C, de 2,5% nas vendas de etanol hidratado, de 14% nas vendas de QAV, enquanto as vendas de GLP crescem 1,4%. Os preços e o câmbio ainda afetam o consumo de QAV, especialmente os voos internacionais. Contudo, companhias aéreas brasileiras têm anunciado a aquisição de novas aeronaves e a expansão das operações, visando ao aumento da oferta de voos nos próximos anos. Assim, esse consumo deve seguir em recuperação, alcançando os níveis pré-pandemia entre o fim de 2023 e início de 2024. 

Para os combustíveis do ciclo Otto, estima-se que a tendência de crescimento se manterá em 2023 e 2024, com a participação da gasolina C no mesmo patamar. A recuperação da safra de cana-de-açúcar, junto com o aumento consistente da produção de etanol a partir do milho, contribuirá para a expansão da oferta desse biocombustível. 

Clique aqui e acesse o conteúdo completo da edição de fevereiro de 2023.

Notícias Relacionadas

EPE publica Atualização da NT DEE-RE-057/2016-r4 - Instruções para medições meteorológicas em parques eólicos.

27/03/2023 - A Nota Técnica DEE-RE-057/2016 - Instruções para medições meteorológicas em parques eólicos - foi revisada para a versão R4 em seus itens 3.18; 3.21 e 6.4. As atualizações foram referentes à:

Representantes de 25 países debatem no Brasil o futuro da energia limpa mundial

24/03/2023 - Mais de 300 representantes de 25 países debateram, entre os dias 20 e 22 de março, o futuro das energias limpas e renováveis no planeta. A reunião de altos oficiais da Clean Energy Ministerial (CEM) e da Mission Innovation (MI) foi realizada no Rio de Janeiro (RJ). O evento é preparatório para Reunião Ministerial da CEM e da MI, que acontece em julho, em Goa, na Índia. Em 2024, a reunião será sediada pelo Brasil, como reconhecimento do protagonismo do País no tema.

EPE publica os Informe Técnico sobre geração distribuída a diesel.

22/03/2023 - A MMGD a diesel surgiu espontaneamente, por viabilidade econômica, em resposta à tarifa horo-sazonal, que visou – e conseguiu – reduzir os picos de demanda no sistema interligado nacional, que ocorriam no fim da tarde e início da noite, nos idos da década de 1980.

EPE publica Fact Sheet sobre o potencial de geração distribuída em usinas de cana de pequeno porte.

22/03/2023 - Esse Fact Sheet trata da possibilidade de mini geração distribuída (GD) em usinas de cana de pequena escala, desde que atendam aos requisitos da legislação, o que pode representar uma oportunidade na entressafra para os ativos disponíveis e criar um mercado para a utilização de algumas biomassas, aumentando a atratividade de empreendimentos já existentes.

EPE publica Fact Sheet sobre o aproveitamento energético de RSU por frotas de serviços públicos

22/03/2023 - Esse Fact Sheet revisa o aproveitamento energético de resíduos urbanos por frotas de serviços públicos, tema debatido em Informes Técnicos publicados em 2020 e 2021, com a inserção de um breve levantamento sobre o arcabouço jurídico e a atualização dos preços dos energéticos.