EPE publica a edição de dezembro de 2023 das Perspectivas para o Mercado Brasileiro de Combustíveis no Curto Prazo

A demanda brasileira de combustíveis líquidos segue em ritmo de crescimento acelerado, tendo aumentado mais de 5% nos últimos doze meses. Óleo diesel, gasolina e etanol hidratado são os principais responsáveis por essa alta. 

A EPE projeta que a demanda doméstica em 2023 crescerá 3,3% para o óleo diesel total, 4,6% para a gasolina C, 6,7% para o etanol hidratado, 10,2% para o QAV e 1,4% para o GLP. 

Os combustíveis do ciclo Otto vêm apresentando um crescimento relevante desde a recuperação do mercado no pós-pandemia. A EPE prevê que essa tendência será mantida em 2024, com a gasolina C permanecendo em patamares elevados e o consumo de etanol hidratado crescendo diante de preços relativos mais favoráveis. 

Clique aqui e acesse o conteúdo completo da edição de dezembro de 2023.

Notícias Relacionadas

EPE publica Fact Sheet sobre os cinco anos da Nova Lei do Gás

10/04/2026 - A EPE publicou Fact Sheet sobre os cinco anos da Lei n° 14.134/21 — o novo marco legal "Lei do Gás" —, que instituiu normas para a exploração das atividades econômicas de transporte de gás natural por meio de condutos e de importação e exportação de gás natural, bem como para a exploração das atividades de escoamento, tratamento, processamento, estocagem subterrânea, acondicionamento, liquefação, regaseificação e comercialização de gás natural.

EPE publica o Boletim de Conjuntura da Indústria do Óleo & Gás do 2º semestre/2025

10/03/2026 - A edição do Boletim de Conjuntura da Indústria do Óleo & Gás apresenta uma análise dos principais acontecimentos do setor no Brasil e no mundo na segunda metade de 2025. No cenário internacional, o período foi marcado por variação nos mercados de petróleo e gás natural, influenciada por tensões geopolíticas, ajustes na oferta e mudanças nos fluxos comerciais.

EPE publica a Nota Técnica Demanda de Energia dos Veículos Leves: 2026 - 2035

09/03/2026 - A Nota Técnica sobre Demanda de Energia dos Veículos Leves, elaborada pela Superintendência de Derivados de Petróleo e Biocombustíveis da Diretoria de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis da Empresa de Pesquisa Energética, visa apresentar cenários de demanda de energia para veículos leves até o horizonte de 2035

EPE publica Fact Sheet sobre o uso de hidrogênio no transporte

06/03/2026 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) publica, nesta sexta-feira, 6, o Fact Sheet “Uso de Hidrogênio no Transporte”, que apresenta uma visão objetiva sobre o papel do hidrogênio na descarbonização do setor de transportes. O material explica as principais rotas tecnológicas e discute suas aplicações, funcionamento e benefícios.

Delegação do México, liderada pelo Vice-Ministro de Hidrocarbonetos, visita a EPE para diálogo sobre planejamento energético e biocombustíveis

02/03/2026 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) recebeu, no dia 26 de fevereiro, uma delegação oficial do México liderada por Juan José Vidal Amaro, Vice-Ministro de Hidrocarbonetos do Ministério de Energia (SENER).