EPE publica a edição de agosto de 2023 das Perspectivas para o Mercado Brasileiro de Combustíveis no Curto Prazo

A demanda brasileira de combustíveis segue em ritmo de crescimento acelerado, tendo aumentado mais de 5% nos últimos doze meses. Gasolina e diesel são os dois principais responsáveis por essa alta recente.

A EPE projeta que a demanda doméstica em 2023 crescerá 2,7% para o óleo diesel total, 3,9% para a gasolina C, 4,1% para o etanol hidratado, 10,5% para o QAV e 1,9% para o GLP.

Em relação aos combustíveis do ciclo Otto, estima-se que a trajetória de crescimento será mantida em 2023 e 2024. No caso do etanol, a recuperação da safra de cana-de-açúcar e o aumento da produção a partir do milho contribuirão para a expansão de sua oferta.

No que tange ao QAV, apesar do bom desempenho recente no segmento doméstico, a demanda nacional segue ligeiramente abaixo dos níveis pré-pandemia. O segmento de voos internacionais exibe uma recuperação mais lenta, sendo afetado especialmente pelo câmbio desvalorizado e pelos altos preços das tarifas.

A edição de Agosto 2023 do Perspectivas para o Mercado Brasileiro de Combustíveis no Curto Prazo apresenta novidades para seus leitores, com a inserção de uma análise específica para o biodiesel e a inclusão de novos produtos nas tabelas do caderno e na planilha de dados abertos (óleo diesel B, óleo diesel A, gasolina A e etanol anidro). Além disso, esta edição traz um novo layout, visando facilitar a navegação dos leitores pelo conteúdo da publicação.

Clique aqui e acesse o conteúdo completo da edição de agosto de 2023.


Notícias Relacionadas

Thiago Ivanoski e Reinaldo Garcia são eleitos diretores da DEA e DEE

27/11/2023 - Foram eleitos os novos diretores da DEA e DEE, na última sexta, 24, na 250ª reunião do Conselho de Administração da EPE.

EPE e Cooperação Alemã lançam o estudo “Potencial Técnico, Econômico e de mercado da Resposta da Demanda com foco no setor industrial”

27/11/2023 - O estudo, que visa contribuir para a modernização do setor elétrico brasileiro, será lançado dia 01 de dezembro, às 9h, Windsor Guanabara Hotel, no Rio de Janeiro. Com as mudanças no padrão de consumo nos últimos anos, vem se buscando alternativas para manter o equilíbrio entre oferta e demanda de energia. Nesse contexto, a estratégia da Resposta da Demanda propõe incentivar os grandes consumidores de energia a deslocarem sua demanda para períodos alternativos, evitando assim o estresse do sistema elétrico.

EPE participa da Semana Europeia do Hidrogênio

24/11/2023 - A Semana Europeia do Hidrogênio, uma parceria entre a Comissão Europeia, a “Hydrogen Europe” e a “Clean Hydrogen Partnership”, e é o maior evento anual dedicado ao Hidrogênio. No fórum, se reúnem decisores políticos e partes interessadas no setor do hidrogênio, para debater os mais recentes desenvolvimentos, desafios e oportunidades no setor.

Rafael Mello participa de Fórum de Energias Renováveis do SEBRAE 2023

24/11/2023 - O fórum é promovido pelo Polo SEBRAE de Energias Renováveis, que reúne empreendedores, especialistas e parceiros do setor para discutir as principais temáticas e tendências relacionadas a energias limpas.

EPE publica relatório para com a avaliação dos benefícios de interligação de Sistemas Isolados do Amazonas

21/11/2023 - Com o objetivo de buscar alternativas para o atendimento aos Sistemas Isolados do Amazonas, visando maior eficiência econômica e energética, bem como a mitigação dos impactos ambientais, conforme disposto no Decreto 7246/2010, a EPE conduziu estudo em conjunto com a distribuidora Amazonas Energia para avaliar os benefícios econômicos da interligação de Sistemas Isolados.