Publicado em 19 de junho de 2026
A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) divulgou o “Estudo Prospectivo para Inserção de Cargas Eletrointensivas na Região Nordeste”, que recomenda soluções estruturantes para permitir a conexão de cargas eletrointensivas, como data centers e plantas de hidrogênio, nos estados do Ceará e Piauí a partir do ano 2032.
O objetivo principal do estudo, conforme diretrizes do MME, é possibilitar um incremento de 4 GW na capacidade existente do sistema de transmissão das regiões de Parnaíba (Piauí) e Pecém (Ceará) para a conexão de cargas de grande porte como data centers e plantas de produção de hidrogênio via eletrólise.
O estudo inova com uma solução que é flexível e escalonável, de forma a possibilitar a conexão de um valor global de até 4 GW nas regiões indicadas em qualquer combinação de montantes desejada.
Foram avaliadas 12 alternativas de expansão do sistema de transmissão. A solução recomendada contempla, dentre outros reforços, a implantação de uma nova subestação denominada SE 500 kV Pecém IV, a ser implantada nas proximidades da SE Pecém II e da SE Pecém III, e a construção de 1.848 km de linhas de transmissão em 500 kV, ligando os estados do Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí.
O estudo também traz como vantagem a eliminação de restrições de transmissão entre os estados do Ceará e Piauí, permitindo a inserção dos 4GW de carga de forma concomitante a altos fatores de capacidade de geração renovável local, em especial nos estados anteriormente citados.
O valor total de investimentos associados à alternativa recomendada perfaz aproximadamente R$ 5,68 bilhões em novas instalações de Rede Básica sendo R$ 1,09 bilhões recomendados para o ano inicial de análise (2032) e R$ 4,59 bilhões com recomendação condicionada a correspondentes montantes de carga, à medida que eles forem se concretizando ao longo do tempo.
O estudo reforça o papel da EPE na condução de análises técnico-econômicas isentas e de longo prazo, oferecendo subsídios ao Ministério de Minas e Energia (MME) na tomada de decisão sobre novos empreendimentos de transmissão e leilões. Ao apontar a melhor e mais econômica sequência de obras para expansão dos sistemas de transmissão para atendimento a cargas eletrointensivas nessa região, contribui diretamente para a segurança do suprimento eletroenergético e para o avanço da agenda de transição energética e industrialização no país.
Aproveitamos a oportunidade para convidar a todos acompanhar o Workshop: “Planejando a Rede de Transmissão para Integração de Cargas Eletrointensivas no SIN” que será realizado no dia 30 de junho de 2026 às 14h, com transmissão ao vivo pelo YouTube. Neste evento, o estudo será apresentado de forma detalhada com interação com o público por meio sessão de perguntas e respostas.
Para acessar o relatório, acesse aqui.