EPE propõe solução de transmissão flexível e escalonável para atendimento a até 4GW de cargas eletrointensivas no Ceará e Piauí

Publicado em 19 de junho de 2026​

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) divulgou o “Estudo Prospectivo para Inserção de Cargas Eletrointensivas na Região Nordeste”, que recomenda soluções estruturantes para permitir a conexão de cargas eletrointensivas, como data centers e plantas de hidrogênio, nos estados do Ceará e Piauí a partir do ano 2032.

O objetivo principal do estudo, conforme diretrizes do MME, é possibilitar um incremento de 4 GW na capacidade existente do sistema de transmissão das regiões de Parnaíba (Piauí) e Pecém (Ceará) para a conexão de cargas de grande porte como data centers e plantas de produção de hidrogênio via eletrólise.

O estudo inova com uma solução que é flexível e escalonável, de forma a possibilitar a conexão de um valor global de até 4 GW nas regiões indicadas em qualquer combinação de montantes desejada.

Foram avaliadas 12 alternativas de expansão do sistema de transmissão. A solução recomendada contempla, dentre outros reforços, a implantação de uma nova subestação denominada SE 500 kV Pecém IV, a ser implantada nas proximidades da SE Pecém II e da SE Pecém III, e a construção de 1.848 km de linhas de transmissão em 500 kV, ligando os estados do Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí.

O estudo também traz como vantagem a eliminação de restrições de transmissão entre os estados do Ceará e Piauí, permitindo a inserção dos 4GW de carga de forma concomitante a altos fatores de capacidade de geração renovável local, em especial nos estados anteriormente citados.

O valor total de investimentos associados à alternativa recomendada perfaz aproximadamente R$ 5,68 bilhões em novas instalações de Rede Básica sendo R$ 1,09 bilhões recomendados para o ano inicial de análise (2032) e R$ 4,59 bilhões com recomendação condicionada a correspondentes montantes de carga, à medida que eles forem se concretizando ao longo do tempo.

O estudo reforça o papel da EPE na condução de análises técnico-econômicas isentas e de longo prazo, oferecendo subsídios ao Ministério de Minas e Energia (MME) na tomada de decisão sobre novos empreendimentos de transmissão e leilões. Ao apontar a melhor e mais econômica sequência de obras para expansão dos sistemas de transmissão para atendimento a cargas eletrointensivas nessa região, contribui diretamente para a segurança do suprimento eletroenergético e para o avanço da agenda de transição energética e industrialização no país. 

Aproveitamos a oportunidade para convidar a todos acompanhar o Workshop: “Planejando a Rede de Transmissão para Integração de Cargas Eletrointensivas no SIN” que será realizado no dia 30 de junho de 2026 às 14h, com transmissão ao vivo pelo YouTube. Neste evento, o estudo será apresentado de forma detalhada com interação com o público por meio sessão de perguntas e respostas.

​Para acessar o relatório, acesse aqui​.​


Notícias Relacionadas

EPE e ONS publicam Nota Técnica com os requisitos mínimos para o Leilão de Reserva de Capacidade (LRCAP) de Armazenamento de 2026

23/06/2026 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) publicaram, nesta terça-feira, 23 de junho, a Nota Técnica NT-ONS DPL 0111/2025 / EPE-DEE-NT-095/2025, que estabelece os requisitos técnicos mínimos para a conexão de sistemas de armazenamento de energia via baterias.

EPE propõe solução estrutural de transmissão para atendimento à região Sudeste do Pará

22/06/2026 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) divulga o “Estudo de Atendimento ao Sudeste do Pará", que apresenta um conjunto de soluções estruturantes voltadas a superar o esgotamento da capacidade de transmissão e as limitações de controle de tensão no sistema elétrico local, além de viabilizar o atendimento às demandas de expansão de carga e às solicitações de novos acessos ao sistema.

EPE publica a edição de junho de 2026 das Perspectivas para o Mercado Brasileiro de Combustíveis no Curto Prazo

18/06/2026 - As projeções indicam um aumento na demanda nacional por combustíveis líquidos e GLP: são esperados 3,6 bilhões de litros adicionais em 2026 e outros 2,7 bilhões de litros 2027 - um avanço que demonstra o dinamismo da atividade econômica e a vitalidade do mercado interno.​

EPE participa de seminário sobre matriz elétrica e descarbonização

18/06/2026 - A EPE participou, nesta terça-feira, 16 de junho, do seminário técnico “Competitividade, Descarbonização e Transição: o Papel Estratégico da Matriz Elétrica Brasileira", realizado no Rio de Janeiro pelo iCS e pelo CEBDS, em parceria com a PSR e a E+ Transição Energética.

EPE divulga o Boletim do Consumo de Eletricidade nº 25: consumo de energia elétrica recua 0,3% no 1º trimestre de 2026, com queda na indústria e avanço das classes residencial e comercial

18/06/2026 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) publicou a 25ª edição do Boletim Trimestral do Consumo de Eletricidade, com dados referentes ao primeiro trimestre de 2026. O consumo nacional de energia elétrica apresentou redução de 0,3% em relação ao mesmo período de 2025.