EPE participa do evento “Pré-Sal e Vaca Muerta: a nova realidade energética de Brasil e Argentina

A EPE, representada pelo Superintendente Marcos Frederico Farias de Souza, participou como representante do seminário “Pré-Sal e Vaca Muerta: a nova realidade energética de Brasil e Argentina”, em 16 de maio de 2019, na Argentina. 

O seminário, organizado pelo Conselho Argentino de Relações Internacionais (CARI) e pela Embaixada do Brasil em Buenos Aires, teve como objetivo o compartilhamento de experiências sobre o aproveitamento pelo Brasil e pela Argentina de duas importantes reservas de petróleo e gás natural: os recursos da plataforma continental brasileira em águas profundas e os reservatórios de baixa permeabilidade na Argentina. 

Também foram discutidas as possibilidades que esse novo cenário de produção de petróleo e gás pode gerar para ampliar o comércio energético entre os dois países, sobretudo de gás natural e energia elétrica. As projeções indicam que em 2028 a produção de petróleo e gás de cada um dos dois países poderá duplicar os valores atuais. Com isso, para possibilitar a criação de um mercado bilateral mais integrado em energia elétrica e gás natural, além do aumento da produção, é necessitário investir em infraestrutura e num ambiente regulatório seguro e previsível, propiciando assim o aumento das oportunidades de investimento e permitindo uma melhor utilização dos recursos de ambos os países. 

No evento foram apresentados e discutidos os cenários energéticos do Brasil e da Argentina, a possibilidade de Integração Energética entre os dois países, a experiência do Brasil no pré-sal, dentre outros temas. Dentro do primeiro painel do evento, denominado “Cenários Energéticos da Argentina e Brasil até 2030”, a EPE apresentou o panorama das atividades de E&P no Brasil e as projeções de produção de petróleo e gás natural até 2030.

Além da EPE, participaram representantes do Ministério de Minas e Energia – MME e de instituições associadas e vinculadas ao MME como a Eletrobrás e a Petrobras, atores da indústria brasileira e argentina, bem como integrantes do Ministério de Relações Exteriores e da Embaixada Brasileira em Buenos Aires.

Foto 1.jpg



Notícias Relacionadas

EPE conclui primeira avaliação de projeto de infraestrutura no âmbito do novo decreto do Programa Gás para Empregar

06/05/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) finalizou a análise técnica do projeto da nova Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) Miranga, apresentada pela empresa PETRORECÔNCAVO.

EPE destaca oportunidades de investimento no setor energético durante a OTC 2025

06/05/2025 - Em apresentação realizada durante a Offshore Technology Conference (OTC 2025), uma das principais conferências globais do setor de energia, a Diretora de Estudos de Petróleo, Gás e Biocombustíveis da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Heloisa Borges, destacou o papel estratégico do Brasil como potência energética e destino atrativo para investimentos no contexto da transição energética global.

EPE lança versão em inglês do Caderno de Minerais críticos e estratégicos para a transição energética

29/04/2025 - A tradução visa ampliar o alcance internacional do estudo, que destaca os desafios e oportunidades para a mineração e o suprimento desses insumos, com base em projeções do Plano Decenal de Energia 2034.

Abertas as inscrições para participação presencial nos workshops sobre as planilhas de dados da Chamada Pública de Informações para o PNIIGB

28/04/2025 - Entre os dias 5 e 8 de maio, a EPE vai receber os diversos agentes do setor de gás natural e biometano em seu escritório do Rio de Janeiro para o esclarecimento de dúvidas relacionadas ao preenchimento dos dados.

EPE publica notas técnicas de cálculo e revisão de garantia física

28/04/2025 - A EPE publica as notas técnicas de cálculo e revisão referentes às garantias físicas definidas pelo MME nos últimos três meses, assim como a base de garantias físicas vigentes atualizada.