Publicado em 29 de junho de 2026
A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) participou da 11ª edição do Seminário de Meio Ambiente e Responsabilidade Social do Setor Elétrico (SMARS 2026), realizada entre 23 e 25 de junho, no Rio de Janeiro, pela seção brasileira da Comissão Internacional de Energia Elétrica (CIGRE-Brasil).
O encontro tratou de temas como gestão socioambiental, mudanças climáticas, transição energética, relacionamento com comunidades, legislação ambiental e sustentabilidade empresarial, reunindo profissionais que atuam no setor elétrico, promovendo a qualificação técnica e fomentando a troca de experiências sobre os principais desafios da área socioambiental.
Durante o seminário, a Superintendente de Meio Ambiente da EPE, Elisângela Almeida, participou do painel técnico “Incorporação de Riscos Climáticos e de Biodiversidade no Planejamento e Operação do Setor Elétrico".
Já as analistas Clarice Cardoso e Carolina Braga, da mesma superintendência, participaram de sessões técnicas em que Clarice apresentou o trabalho “Modelo espacial multicritério para corredores de LTs", enquanto Carolina mediou a Sessão Técnica 3, que trouxe discussões sobre processos de comunicação e engajamento da sociedade em projetos de energia no País.
Os estudos elaborados pela EPE são orientados pela sustentabilidade, considerando, em suas análises, questões associadas à minimização dos impactos socioambientais na produção, geração e transmissão de energia, sempre que possível, em áreas socioambientais sensíveis, bem como às discussões em âmbito nacional e internacional sobre mudança do clima, incluindo a financiabilidade para a manutenção de uma matriz de baixo carbono.

Equipe da SMA no SMARS 2026