EPE participa de simpósio da Sociedade de Engenheiros de Petróleo sobre sustentabilidade

Publicado em 17 de abril de 2025

​Na quarta-feira, 16, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) participou do simpósio “SPE Brazil Sustainability Symposium 2025”, que reuniu os principais atores da indústria de óleo e gás para discutir seus desafios em sustentabilidade, com foco em descarbonização; captura, utilização e armazenamento de carbono (CCUS); e transição energética justa.

Representando a EPE, participaram como chairs Heloisa Borges, diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, e Rachel Henriques, consultora técnica da Superintendência de Derivados de Petróleo e Biocombustíveis (SDB). Enquanto a diretora Heloisa Borges copresidiu, ao lado de Keurrie Cipriano (Transpetro), a sessão “Energy Efficiency” (Eficiência Energética), a consultora Rachel Henriques moderou o painel “Carbon Accounting and Impact Mitigation” (Inventário de Carbono e Mitigação de Impacto).

SociedadeEngenheirosPetróleo1-2025.jpg
À esquerda, a diretora Heloisa Borges, da EPE, participou do simpósio da SPE

A sessão sobre eficiência energética incluiu as palestras “Energy efficiency ranges for typical oil production facilities”, sobre eficiência energética na produção de petróleo (Marcus Neves, Petrobras), “Iniciativas em eficiência operacional de sondas” (Adriano Calixto, Foresea) e “FPSO* eficiente – ciclo combinado e all electric” (Daniel Figueiredo, Yinson).

Já o painel sobre inventário de carbono e mitigação contou com a participação de Bruna Mascotte (Catavento), Fernanda Diniz (Petrobras), Laura Albuquerque (Future Climate) e Luciana Tavares Almeida (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).

Promovido pela Society of Petroleum Engineers (SPE), o evento aconteceu no Hotel Windsor Guanabara, no centro do Rio de Janeiro, em 15 e 16 de abril.

* Floating Production Storage and Offloading, um navio-plataforma capaz de produzir, armazenar e transferir petróleo e gás.

SociedadeEngenheirosPetróleo2-2025.jpg
Sentada à esquerda, a consultora técnica Rachel Henriques, da EPE

Notícias Relacionadas

EPE conclui primeira avaliação de projeto de infraestrutura no âmbito do novo decreto do Programa Gás para Empregar

06/05/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) finalizou a análise técnica do projeto da nova Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) Miranga, apresentada pela empresa PETRORECÔNCAVO.

MME e EPE divulgam agenda de estudos para o planejamento da transmissão em 2025

06/05/2025 - O Ministério de Minas e Energia (MME) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) divulgaram, nesta terça-feira, 6, a agenda de estudos voltados ao planejamento da transmissão de energia elétrica para o ano de 2025. O intuito é identificar novas instalações e equipamentos necessários à expansão do sistema de transmissão nacional.

EPE destaca oportunidades de investimento no setor energético durante a OTC 2025

06/05/2025 - Em apresentação realizada durante a Offshore Technology Conference (OTC 2025), uma das principais conferências globais do setor de energia, a Diretora de Estudos de Petróleo, Gás e Biocombustíveis da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Heloisa Borges, destacou o papel estratégico do Brasil como potência energética e destino atrativo para investimentos no contexto da transição energética global.

Resenha Mensal: puxado pelas residências, consumo nacional de eletricidade cresce 2,6%. Indústria e outros consumos também crescem, comércio permanece estável.

30/04/2025 - A mais recente edição da Resenha mostra que o consumo nacional de energia elétrica foi de 49.190 GWh em março de 2025, aumento de 2,6% comparado a março de 2024. Este foi o maior consumo mensal de toda a série histórica desde 2004.

EPE lança versão em inglês do Caderno de Minerais críticos e estratégicos para a transição energética

29/04/2025 - A tradução visa ampliar o alcance internacional do estudo, que destaca os desafios e oportunidades para a mineração e o suprimento desses insumos, com base em projeções do Plano Decenal de Energia 2034.