EPE participa da Energy Efficiency Policy In Emerging Economies Training Week, da IEA.


60db8f57-be9f-4f41-8f23-8d9faaa80d2b.jfif

Ocorreu nos dias 17 a 21 de abril a Energy Efficiency Policy In Emerging Economies Training Week, na Agência Internacional de Energia (IEA), na França. A EPE foi representada pelo consultor técnico Arnaldo Junior, com uma participação no modulo de indústria.

O evento conta com treinamentos dedicados a compartilhar experiencias, planejamento, implementação e avaliação de políticas eficientes de energia em economias emergentes. Tem como objetivo reforçar as capacidades dos decisores das economias emergentes, dotando-os de maiores conhecimentos e competências para desenvolver e implementar iniciativas eficazes de eficiência energética nos seus respectivos países.

Já o módulo industrial, teve como principais objetivos o treinamento no desenho de políticas, na implementação e na avaliação de seus resultados. Para isso, conta com palestras, discussões interativas e exercícios práticos que permitem os participantes a aprender das melhores práticas internacionais e uns com os outros.  Os treinamentos são focados em gestores de políticas públicas, especialmente de ministérios de energia e instituições que os suportam.

O evento contou com representação de outras instituições brasileiras do setor de energia como o MME, ANEEL, e ENBPar, e representantes de diversos países emergentes da America Latina, Leste Europeu, Africa e Asia.


 


Notícias Relacionadas

EPE lança plataforma para dar transparência de dados dos Sistemas Isolados e suporte para implementação do Programa Energias da Amazônia do Ministério de Minas e Energia.

01/03/2024 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), lançou, nessa quinta-feira (29/02), o Portal de Acompanhamento dos Sistemas Isolados (PASI), em sua versão inicial. A nova ferramenta tem como objetivo centralizar a divulgação dos dados de planejamento dos Sistemas Isolados, unificando as informações entre os órgãos em cumprimento à diretriz estabelecida pelo Ministério de Minas e Energia pela A Portaria MME nº 59/2022.

EPE e PPSA assinam acordo de cooperação técnica

27/02/2024 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e a Pré-Sal Petróleo (PPSA) firmaram nesta terça-feira (27), um acordo de cooperação técnica, visando promover o intercâmbio de dados e informações necessárias ao desenvolvimento das atividades e de estudos realizados pelas duas empresas. O acordo terá vigência de cinco anos e prevê também a realização de ações específicas de capacitação entre as empresas, como treinamentos, palestras e eventos.

Boletim interativo da Energia Eólica e atualização dos dados abertos do Sistema AMA

23/02/2024 - O Boletim da Energia Eólica é publicado desde junho de 2014, apresentando índices mensais que caracterizam o recurso eólico no país a partir de dados do Sistema AMA (Sistema de Acompanhamento de Medições Anemométricas).

EPE e MME divulgam a programação de estudos de planejamento da transmissão para 2024

07/02/2024 - Programação prevê 30 levantamentos que contemplarão todas as regiões do Brasil, incluindo conexão de cargas de hidrogênio.

EPE publica o Planejamento do Atendimento aos Sistemas Isolados – Ciclo 2023

25/01/2024 - O Planejamento do Ciclo 2023 avaliou 196 localidades que fazem parte dos Sistemas Isolados, a previsão de interligação desses sistemas ao SIN, as projeções de crescimento do mercado consumidor dessas localidades, os índices de perdas, bem como as necessidades futuras de atendimento até 2028.