
Ocorreu nos dias 17 a 21 de abril a Energy Efficiency Policy In Emerging Economies Training Week, na Agência Internacional de Energia (IEA), na França. A EPE foi representada pelo consultor técnico Arnaldo Junior, com uma participação no modulo de indústria.
O evento conta com treinamentos dedicados a compartilhar experiencias, planejamento, implementação e avaliação de políticas eficientes de energia em economias emergentes. Tem como objetivo reforçar as capacidades dos decisores das economias emergentes, dotando-os de maiores conhecimentos e competências para desenvolver e implementar iniciativas eficazes de eficiência energética nos seus respectivos países.
Já o módulo industrial, teve como principais objetivos o treinamento no desenho de políticas, na implementação e na avaliação de seus resultados. Para isso, conta com palestras, discussões interativas e exercícios práticos que permitem os participantes a aprender das melhores práticas internacionais e uns com os outros. Os treinamentos são focados em gestores de políticas públicas, especialmente de ministérios de energia e instituições que os suportam.
O evento contou com representação de outras instituições brasileiras do setor de energia como o MME, ANEEL, e ENBPar, e representantes de diversos países emergentes da America Latina, Leste Europeu, Africa e Asia.