Na última quinta-feira, 12, foi realizado o "Seminário Inovações em Transmissão de Energia Elétrica: Tecnologias e Financiamento", promovido pelo Ministério de Minas e Energia (MME), com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Fazenda. Representando a Empresa de Pesquisa Energética participou do evento o da Superintendência de Transmissão de Energia Daniel José Tavares de Souza. O seminário teve como objetivo principal fomentar o debate sobre as inovações que estão moldando o futuro da transmissão de energia elétrica no Brasil. Durante as discussões, foram explorados temas como avanços tecnológicos, desafios para a modernização da rede elétrica e estratégias de financiamento para viabilizar projetos inovadores e sustentáveis no setor.
O evento foi estruturado em quatro blocos temáticos que abordaram questões cruciais para o futuro da transmissão de energia elétrica no Brasil. Os tópicos discutidos incluíram as necessidades e recursos para fomentar a inovação no setor, avanços tecnológicos em subestações, inovações aplicadas a linhas de transmissão, além de tendências em monitoramento e digitalização das redes elétricas.
Ao final das apresentações, o seminário contou com um Painel de Debates e Perguntas, reunindo especialistas de destaque no setor. Entre os participantes, o Consultor Técnico da Superintendência de Transmissão de Energia da EPE, Daniel José Tavares de Souza, trouxe contribuições relevantes ao debate. Representando a visão da Empresa de Pesquisa Energética, Daniel destacou a importância da integração de novas tecnologias ao Sistema Interligado Nacional (SIN), enfatizando como essas inovações podem impulsionar a eficiência, confiabilidade e sustentabilidade da transmissão de energia.
O painel, que também contou com a participação de Adriano Andrade Barbosa, Gerente de Engenharia do ONS, foi moderado por Pedro Henrique Milhomem Coutinho, Diretor Substituto do Departamento de Planejamento e Outorgas de Transmissão e Instalações do MME (DPOTI). A troca de ideias e perspectivas entre os palestrantes evidenciou o papel estratégico da inovação tecnológica na modernização da infraestrutura elétrica do país.
As apresentações ao longo do seminário contaram com contribuições de renomadas instituições como a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), State Grid, Neoenergia, PSR, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Cada uma trouxe perspectivas únicas e insights valiosos sobre o papel das inovações tecnológicas no fortalecimento do setor elétrico, explorando desde modelos de financiamento até avanços em pesquisa e desenvolvimento.
A participação da EPE no evento foi um dos destaques, especialmente no Painel de Debates e Perguntas, com a contribuição do Consultor Técnico Daniel José Tavares de Souza. O seminário, organizado pelo Ministério de Minas e Energia (MME), reforçou a relevância da colaboração entre governo, academia, setor privado e stakeholders para enfrentar os desafios e oportunidades que acompanham o avanço tecnológico. A ampla participação de instituições e especialistas tornou o evento uma plataforma essencial para discutir o futuro da infraestrutura elétrica, reafirmando o compromisso central da EPE como catalisadora de estudos e soluções que moldam o desenvolvimento energético nacional.
