EPE lança Nota Técnica “Bases para a Consolidação da Estratégia Brasileira do Hidrogênio”

​Após décadas sendo tratado como uma fonte de energia de grande potencial e disruptiva para o futuro, mas com significativos desafios tecnológicos e de mercado, o hidrogênio tornou-se um objetivo estratégico de governos e empresas em todo o mundo. Em particular, a expectativa é de que o mercado de hidrogênio ganhará momentum a partir de políticas energéticas pós-pandemia para a retomada da economia e para acelerar a transição energética em diversos países.

O hidrogênio pode ser utilizado diretamente como fonte de energia de baixo ou nulo carbono (a depender de seu processo de produção) em setores de difícil eletrificação e como vetor para armazenamento de energia, viabilizando maior entrada de renováveis variáveis como a eólica, a solar, entre outras. Nesse sentido, o hidrogênio é visto como um recurso com capacidade de promover o acoplamento dos mercados de combustíveis, elétrico, industrial e outros.

Para subsidiar o Ministério de Minas e Energia, os agentes de mercado e a sociedade como um todo, a EPE elaborou uma Nota Técnica com objetivo de abordar aspectos conceituais e fundamentais para construção de uma estratégia brasileira para o hidrogênio. O informe busca conceituar o panorama do mercado de hidrogênio, as rotas tecnológicas e processos de geração do hidrogênio. Além disso, discute alguns drivers determinantes da competitividade e os principais desafios para desenvolvimento do mercado de uso energético do hidrogênio.

O texto destaca a necessidade de consolidar e formalizar a estratégia nacional em um plano de ação específico do governo federal neste tema. Por fim, destaca-se que esta estratégia deve ser elaborada para aproveitar as vantagens competitivas do Brasil (etanol, hidreletricidade, eólica, solar, gás natural, biogás nuclear e outras biomassas) para desenvolver novas vantagens competitivas na transição energética com foco no papel do hidrogênio. Uma estratégia na qual todas as cores importam, uma estratégia de hidrogênio “arco-íris

Clique aqui para acessar a NT