EPE e MME publicam Caderno de Requisitos de Energia e Potência do PDE 2032

Um dos principais objetivos do Plano Decenal de Expansão de Energia é antecipar as discussões que serão relevantes no horizonte de estudo e buscar as melhores soluções. Para esta busca, o planejamento tem como papeis fundamentais dar previsibilidade às ações, reduzir a assimetria de informação no mercado e, com isso, levar o sistema aos seus objetivos de médio e longo prazo.

Para a construção da expansão existe uma pergunta primordial que pode ser traduzida como: "Quais serão as necessidades do sistema elétrico para os próximos dez anos?". No contexto das mudanças que vêm ocorrendo no setor elétrico, uma expansão baseada apenas no atendimento da projeção de demanda de energia média não seria mais capaz de prover a segurança de suprimento almejada. Deste modo, tornou-se necessária a implementação de métricas que permitam quantificar quais são os serviços que o sistema irá precisar no futuro de modo a planejar a expansão e operação.

É com esse propósito que a EPE e o MME publicam o caderno "Geração Centralizada de Energia Elétrica: Requisitos de Energia e Potência", com horizonte até 2032, no qual são apresentadas as premissas e critérios utilizados e os resultados obtidos para os requisitos de energia e potência. Além disso, o estudo incorpora importantes avanços metodológicos como o uso da carga líquida em todo o processo de cálculo, seguindo assim no contínuo processo de aprimoramento para melhor abordar um setor em constante transformação.

Aqui você pdoe acessar todos os Cadernos de Estudo do Pde 2032 já publicados.