EPE e IEA publicam o Atlas de Eficiência Energética Brasil 2022

​O Atlas de Eficiência Energética Brasil 2022 tem por objetivo principal o monitoramento do progresso da eficiência energética no Brasil, através de uma análise de indicadores, com dados até o ano de 2021.

Este documento tem por objetivo principal o monitoramento do progresso da eficiência energética no Brasil, através de uma análise de indicadores. Em 2020 foi publicado o primeiro "Atlas da Eficiência Energética no Brasil – Relatório de Indicadores" – com a análise até o ano 2018. Este documento atualiza e complementa, de forma mais sintética, o primeiro relatório com dados até o ano 2021, consolidando o sexto ciclo de trabalho da EPE na elaboração do banco de dados de indicadores de eficiência energética.

Esta edição do Atlas da Eficiência Energética possui um capítulo especial sobre a indústria de aço que fornece uma análise detalhada da indústria do aço no Brasil, resultado da cooperação entre EPE, Agência Internacional de Energia (IEA) e o Instituto Aço Brasil. Neste capítulo é apresentada uma análise nacional e internacional do subsetor industrial de siderurgia, com um foco especial nos avanços em eficiência energética e mitigação de emissões de carbono.  

Clique aqui e acesse o Atlas de Eficiência Energética Brasil 2022 e aqui para as demais edições da publicação.


Notícias Relacionadas

EPE fala sobre energia e avanço da inteligência artificial no TechGrid 2026

21/09/2026 - No dia 16 de setembro, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) visitou o Maravalley, hub de inovação no Rio de Janeiro, para participar do TechGrid 2026, evento que reúne lideranças dos setores de tecnologia, energia, infraestrutura digital, inovação e investimento para discutir o avanço da inteligência artificial no Brasil.

EPE estima potencial de 8,8 GW de Resposta da Demanda no Brasil e propõe aprimoramentos para o mercado

18/09/2026 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) publicou nesta sexta-feira, 17, a Nota Técnica “Resposta da Demanda: Diagnóstico do Potencial e Recomendações para Desenvolvimento do Mercado”, que estima o potencial desse recurso no Brasil e apresenta um conjunto de recomendações para o aprimoramento dos mecanismos de contratação.

No Fórum Sinerges 2026, EPE fala sobre futuro da energia no Brasil e no Espírito Santo

18/09/2026 - No dia 16 de setembro, a EPE participou, em Vitória, do Fórum Sinerges 2026, segunda edição do evento voltado à discussão dos desafios, oportunidades e tendências da cadeia de energia no Espírito Santo e no país como um todo. O Diretor de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais da EPE, Thiago Ivanoski, falou sobre o futuro do setor energético e elétrico em palestra.

EPE e MME avançam no programa de formação em planejamento energético

18/09/2026 -  A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e o​​ Ministério de Minas e​ Energia (MME) realizaram, nos dias 10 e 11 de setembro, o segundo módulo do Programa de Formação em Planejamento Energético e Atuação da EPE. A capacitação foi conduzida pelos analistas de pesquisa energética Patrícia Messer e Allex Yukizaki, da Superintendência de Estudos Econômicos e Energéticos (SEE/DEA).

EPE divulga Boletim Trimestral de Consumo de Eletricidade nº 26

18/09/2026 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) publicou a 26ª edição do Boletim Trimestral do Consumo de Eletricidade, com dados referentes ao segundo trimestre de 2026. O consumo nacional de energia elétrica cresceu 2,6% em relação ao mesmo período de 2025.