EPE e GIZ contratam Climatempo para produzir uma base de dados climáticos para o setor eólico e solar

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), em parceria com a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, contratou o Laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Climatempo para construir uma base de dados para o setor eólico e solar. A proposta é desenvolver uma plataforma digital a qual permitirá o acesso a dados climáticos dos últimos 40 anos e ferramentas para auxiliar o planejamento e investimentos mais eficientes nestes setores. 

O programa disponibilizará informações como radiação solar, velocidade e direção do vento. Os dados serão validados por meio de técnicas estatísticas e medições observadas, de forma a assegurar que a base de dados tenha informações confiáveis para avaliar o potencial de geração de energia a partir das fontes renováveis.

O crescimento da produção de energia eólica e solar nos últimos anos se tornou um dos fatores para se buscar a produção de dados atmosféricos de qualidade, uma vez que este tipo de geração de energia possui grande impacto das condições meteorológicas. A ausência de uma base de dados completa, sem falhas e confiável estimulou a produção desse trabalho. 


Notícias Relacionadas

Lançamento do Fact Sheet de CCS em Reservatórios Salinos

21/06/2024 - A seleção de sítios para armazenamento geológico de carbono é fundamental para a transição energética, a mitigação de impactos ambientais e o cumprimento das metas do Acordo de Paris. Projetos de captura e armazenamento de carbono (CCS) e captura, utilização e armazenamento de carbono (CCUS) tem como principais alvos, em todo o mundo, reservatórios de óleo e gás e reservatórios salinos profundos.

EPE publica o Relatório Síntese do Balanço Energético Nacional 2024

19/06/2024 - NO ANO DE COMEMORAÇÃO dos 20 anos da Empresa de Pesquisa Energética - EPE e, em cumprimento ao estabelecido em sua lei de criação, a EPE apresenta ao público mais uma edição do Relatório Síntese do Balanço Energético Nacional 2024 – ano base 2023, documento que contém as informações consolidadas sobre quanto e como se usou energia no Brasil em 2023.

EPE lança versão em inglês do Webmap EPE

19/06/2024 - ​A EPE agora disponibiliza a versão em inglês do Webmap EPE, visando tornar as informações mais relevantes sobre o setor energético brasileiro acessíveis ao público estrangeiro.

EPE participa do III SINTRE - Seminário Internacional de Transmissão de Energia Elétrica

10/06/2024 - No dia 07 de junho, a EPE marcou presença no III Seminário Internacional de Transmissão de Energia (SINTRE), no painel "Inovação Tecnológica", que teve foco em sistemas de transmissão em corrente contínua (HVDC).

Atualização do boletim trimestral da energia eólica

03/06/2024 - O Boletim da Energia Eólica foi atualizado com dados do primeiro trimestre de 2024. Nas 3 regiões do nordeste brasileiro (Pernambuco, Litoral Nordeste e Interior Nordeste), a densidade de potência do vento foi abaixo da média histórica (jan/2017 – mar/2024) para os 3 primeiros meses do ano, com exceção do mês de fevereiro no Interior do Nordeste. No Rio Grande do Sul a densidade de potência observada no mês de janeiro foi próxima a média histórica, seguida por um fevereiro acima da média e um mês de março abaixo da média.