EPE e GIZ contratam Climatempo para produzir uma base de dados climáticos para o setor eólico e solar

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), em parceria com a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, contratou o Laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Climatempo para construir uma base de dados para o setor eólico e solar. A proposta é desenvolver uma plataforma digital a qual permitirá o acesso a dados climáticos dos últimos 40 anos e ferramentas para auxiliar o planejamento e investimentos mais eficientes nestes setores. 

O programa disponibilizará informações como radiação solar, velocidade e direção do vento. Os dados serão validados por meio de técnicas estatísticas e medições observadas, de forma a assegurar que a base de dados tenha informações confiáveis para avaliar o potencial de geração de energia a partir das fontes renováveis.

O crescimento da produção de energia eólica e solar nos últimos anos se tornou um dos fatores para se buscar a produção de dados atmosféricos de qualidade, uma vez que este tipo de geração de energia possui grande impacto das condições meteorológicas. A ausência de uma base de dados completa, sem falhas e confiável estimulou a produção desse trabalho. 


Notícias Relacionadas

EPE participa da inauguração de projeto de pesquisa capaz de produzir energia e água destilada em locais remotos

25/05/2022 - O Presidente da EPE, Thiago Barral, participou no dia 23 de maio, na Coppe/UFRJ, da inauguração de projeto de pesquisa que consiste numa Ilha de Policogeração Sustentável. O projeto combina diversas tecnologias e é capaz de produzir simultaneamente eletricidade e água destilada, com potencial para produção de outros co-produtos, como biocombustivel.

Leilões de Energia Nova A-5 e A-6 de 2022: EPE divulga Resultado do Cadastramento dos Projetos

24/05/2022 - Foi concluído, em 11/05/2022, o cadastramento dos projetos para participação nos Leilões de Energia Nova A-5 e A-6 de 2022. Anunciado pelo Ministério de Minas e Energia por meio da Portaria Normativa nº 41/GM/MME/2022

EPE lança “BiodivEPE - Biodiversidade no planejamento de projetos de energia”

23/05/2022 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE lança a BiodivEPE - Biodiversidade no planejamento de projetos de energia. Uma ferramenta interativa elaborada com recursos de SIG - Sistema de Informações Geográficas.

Relatório Anual Integrado 2021 da EPE já está disponível para consulta

23/05/2022 - De acordo com a Lei nº 13.303/2016, popularmente conhecida como "Lei das Estatais", a divulgação anual de relatório integrado é obrigação prevista para todas as empresas estatais, como é o caso da EPE. Nesse contexto, como parte do seu compromisso com a transparência, a EPE torna público o Relatório Anual Integrado 2021, documento que unifica os relatórios da administração e de gestão em um só documento, sendo importante componente do processo de prestação de contas anuais pela EPE.

EPE conquista Menção Honrosa no Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica

20/05/2022 - Entre os dias 15 a 18 de maio, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) participou da 26ª Edição do Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica – SNPTEE, promovido pelo Comitê Nacional Brasileiro de Produção e Transmissão de Energia Elétrica – CIGRE-Brasil, com a participação de mais de 33 colaboradores.