Conjuntura e tendências do setor petrolífero brasileiro ao longo dos últimos meses.
RIO DE JANEIRO – O Brasil está se consolidando como um dos principais atores da indústria petrolífera mundial. A produção doméstica de petróleo e gás natural atingiu novos recordes, de acordo com as expectativas associadas ao desenvolvimento do Pré-sal.
Com capital empenhado no desenvolvimento dos campos do pré-sal da Bacia de Santos, os investimentos em campos existentes em terra e no pós-sal foram reduzidos, resultando em crescentes taxas de declínio das produções em campos maduros. Uma série de medidas adotadas pelo Governo Federal vem revertendo essa tendência, aumentando a atratividade do upstream brasileiro e promovendo a retomada da produção petrolífera.
Com o crescimento projetado da demanda energética brasileira, o segmento de downstream continua a carecer dos investimentos em infraestrutura. Investimentos de terceiros no setor ainda se mostram contidos, parcialmente em função de concentração da infraestrutura e do mercado. Uma série de adequações buscam mudar esse cenário.
O presente relatório apresenta uma visão geral da indústria de petróleo e gás natural no Brasil nos últimos meses. O documento aborda questões acerca do upstream e do downstream, incluindo rodadas de concessões e de partilha, produção em campos maduros, investimentos, iniciativas governamentais e projetos de infraestrutura.
Acesse aqui o relatório completo
Para mais informações sobre o histórico da indústria petrolífera brasileira, clique aqui