EPE divulga novo Caderno do PDE 2030: Transmissão de Energia

O mais recente Caderno do PDE 2030 apresenta os investimentos previstos para a expansão do sistema de transmissão até o horizonte de 2030 considerando-se diferentes hipóteses de implantação em relação aos empreendimentos ainda sem outorga, tendo em vista as incertezas associadas ao contexto pós-Covid-19.

Dentro desse contexto, são contempladas duas hipóteses mais extremas de expansão para o sistema, sendo uma otimista e outra pessimista, ambas com menor probabilidade de ocorrência, e uma hipótese mais ponderada, adotada como referência no PDE 2030.

Além dos resultados referentes à expansão do sistema de transmissão, o caderno do PDE 2030 apresenta ainda discussões importantes sobre questões relevantes que permeiam o planejamento da expansão da transmissão e, por conseguinte, as recomendações das expansões que compõem o próprio PDE.

Nesse sentido, o documento aborda temas atuais, tais como o real valor da transmissão, a necessidade de coordenação da expansão entre os sistemas de geração e transmissão, a importância sistêmica dos atributos flexibilidade e controlabilidade, a substituição dos ativos de transmissão em final de vida útil, e o impacto da complexidade socioambiental e fundiária no planejamento do sistema de transmissão.

Para maiores detalhes, acesse o Caderno de Transmissão de Energia aqui.

Notícias Relacionadas

EPE participa do "IV Fórum Energias de Sergipe" promovido pelo SEBRAE

03/12/2020 - A Diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis da EPE participou, no dia 02 de dezembro de 2020, do evento promovido pelo SEBRAE, IV FÓRUM ENERGIAS DE SERGIPE, no Painel “Petróleo & Gás: perspectivas de curto, médio e longo prazo em Sergipe e no Nordeste”, com a palestra “Perspectivas para o petróleo e gás na Região Nordeste”.

EPE, ONS e CCEE divulgam Previsão de Carga para o Planejamento Anual da Operação Energética - Ciclo 2021 (2021-2025)

01/12/2020 - A Empresa de Pesquisa Energética – EPE o Operador Nacional do Setor Elétrico – NOS e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE divulgam os dados da Previsão de carga para o Planejamento Anual da Operação Energética - Ciclo 2021 (2021-2025). Para o período 2021-2025, a previsão é de um crescimento médio da carga de 3,6% por ano. Em 2021, a carga tem previsão de aumento 3,4% no SIN, considerando uma elevação do PIB de 3,3%, influenciado pelo carregamento estatístico de 2020.

EPE realiza a webinar: Plano Indicativo de Gasodutos de Transporte

01/12/2020 - A Empresa de Pesquisa Energética – EPE realizou ontem, dia 30 de novembro, a webinar “Plano Indicativo de Gasodutos de Transporte”. O evento contou a apresentação do estudo publicado pela EPE sobre a área e um debate enriquecedor com profissionais de referência em energia. A webinar foi transmitida ao vivo no canal no Youtube da EPE.

EPE faz divulgação de novo caderno do PDE 2030

01/12/2020 - No novo caderno do PDE 2030 constam as previsões de preços e demanda de gás natural no horizonte decenal, considerando os resultados observados e também os aprimoramentos esperados com o programa Novo Mercado de Gás, bem como a retomada do crescimento do setor industrial brasileiro após a pandemia.

EPE disponibiliza ferramenta de cálculo do balanço de potência

30/11/2020 - A ferramenta tem como objetivo avaliar os montantes de potência necessários nos momentos em que o sistema apresenta demanda máxima instantânea, com o objetivo de verificar as condições de seu atendimento.