O Informe Técnico "Gás natural como matéria-prima para Ureia - análise de viabilidade econômica para o mercado brasileiro" busca atualizar a análise econômico-financeira realizada no estudo de 2019 intitulado "Competitividade do Gás Natural: Estudo de Caso na Indústria de Fertilizantes Nitrogenados".
A análise de fluxo de caixa simplificado sugere que os preços atuais do gás natural no Brasil, quando comparados aos preços internacionais praticados pelos principais fornecedores de fertilizantes, podem representar um desafio para o desenvolvimento econômico de empreendimentos de produção de fertilizantes nitrogenados.
O estudo também destaca a influência dos preços internacionais da ureia e do gás natural na viabilidade da produção nacional de fertilizantes, refletindo os impactos nos mercados internacionais. A partir de uma série de simulações em diferentes parâmetros do fluxo de caixa é possível verificar que para um empreendimento novo que utilize o gás natural como matéria-prima seja viável no Brasil, é necessário que o custo deste insumo esteja contido numa faixa de 3 a 9 USD/MMBTU. Ressalta-se que essa faixa não indica a probabilidade de ocorrência, mas a amplitude dos parâmetros sensibilizados.
Clique aqui e confira!