EPE divulga Custos Marginais de Operação dos Leilões de Energia Existente A-4 e A-5/2021

​A Empresa de Pesquisa Energética - EPE disponibiliza o conjunto dos Custos Marginais de Operação (CMO) que serão utilizados no cálculo dos valores esperados do Custo de Operação (COP) e do Custo Econômico de Curto Prazo (CEC) dos empreendimentos de geração termelétrica para os Leilões de Energia Existente A-4 e A-5/2021.

Os valores dos CMO disponibilizados devem ser limitados aos preços de liquidação das diferenças - PLD mínimo (49,77 R$/MWh) e máximo (583,88 R$/MWh) para o cálculo do CEC. Veja no anexo abaixo a relação dos Custos Marginais de Operação.

É importante ressaltar que os valores de CMO foram obtidos do Caso Base para os Leilões de Energia Nova A-3 e A-4/2021, no qual já foram consideradas as atualizações necessárias, decorrentes da publicação da Portaria MME/GM nº 2, de 25 de fevereiro de 2021, que aprovou o Plano Decenal de Expansão – PDE 2030.

Vale destacar que o conjunto dos Custos Marginais de Operação (CMO) dos LEE A-4 e A-5/2021 é idêntico ao dos LEN A-3 e A-4/2021, e ambos utilizam o mesmo caso base de referência.

O download do documento pode ser realizado a partir da relação dos arquivos ao final da página (rodapé) deste link.


Notícias Relacionadas

EPE e MME iniciam programa de formação em planejamento energético

24/08/2026 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e o Ministério​ de Minas e Energia (MME) realizaram, nos dias 20 e 21 de agosto, em Brasília, o primeiro módulo do Programa de Formação em Planejamento Energético e Atuação da EPE. A capacitação aproxima as equipes das duas instituições e fortalece capacidades para apoiar a formulação da política energética.

Data centers e energia pautam debates com a EPE no “Energia em Transformação” e seminário da FGV

21/08/2026 - No dia 13 de agosto, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) participou do 4º Energia em Transformação, evento promovido por BMA Advogados e RegE Consultoria no Rio de Janeiro. Esta edição reuniu agentes públicos e privados para discutir os principais impactos da expansão dos data centers no Brasil, identificar oportunidades e debater soluções para a adaptação do setor elétrico.

Equipe de Comunicação acompanhou encontros realizados no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Belo Horizonte

21/08/2026 - A Assessoria de Comunicação Social da EPE participou das três edições do Aberje Trends 2026, realizadas no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Belo Horizonte. A participação foi organizada em sistema de rodízio, permitindo que diferentes integrantes da equipe acompanhassem os debates e conhecessem práticas adotadas por organizações de diversos setores.

EPE publica Perspectivas para o Mercado Brasileiro de Combustíveis no Curto Prazo de agosto de 2026

21/08/2026 - As projeções das Perspectivas para o Mercado Brasileiro de Combustíveis no Curto Prazo indicam um aumento na demanda nacional por combustíveis líquidos e gás liquefeito de petróleo (GLP): são esperados 3,6 bilhões de litros adicionais em 2026 e outros 3,7 bilhões de litros em 2027.

Na 3ª Semana Regulatória do ONS, EPE discute desafios regulatórios e resiliência climática

20/08/2026 - No dia 19 de agosto, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) esteve presente no “Diálogo com o Setor", realizado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) em Brasília como parte de sua 3ª Semana Regulatória. Ao redor do tema “O Setor Elétrico Brasileiro: Desafios regulatórios para a transformação energética", o evento trouxe painéis sobre configurações regulatórias e resiliência climática.