EPE divulga Caderno de Estudos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis

​Ao longo de 2020, a EPE publicou diversos estudos e realizou eventos acerca temas variados, todos disponíveis no site da empresa. Este caderno tem por objetivo servir de compêndio dos produtos relacionados a petróleo, gás e biocombustíveis. 

Clique aqui e confira!

Notícias Relacionadas

EPE publica Brazilian Oil & Gas Report 2020/2021

23/09/2021 - RIO DE JANEIRO – A pandemia de Covid-19 teve um impacto considerável na demanda brasileira de petróleo e gás, afetando os investimentos no setor. No entanto, a economia vem se recuperando, com a demanda chegando próxima aos picos anteriores, mesmo com o transporte aéreo e a mobilidade ainda defasados.

EPE publica Nota Técnica sobre Modelos econométricos de projeções dos preços do petróleo

20/09/2021 - Apesar do comportamento muitas vezes cíclico dos preços de petróleo, a alta volatilidade é frequente. Todavia, mesmo diante da variabilidade na trajetória de preços, o exercício de projeção é essencial para apoio ao desenvolvimento econômico e ao planejamento energético, fundamentando decisões estabilizadoras e alocativas, influenciando investimentos no setor e/ou na busca de alternativas.

EPE publica os Fatos Relevantes da Indústria do Óleo & Gás de agosto de 2021.

20/09/2021 - Preço médio do petróleo tipo Brent de agosto sofreu correção de 5,8%. Os preços caíram devido à desaceleração das economias chinesa e estadunidense e ao aumento de casos da variante Delta. No entanto, os preços se recuperaram no final do mês, com a China detendo o avanço do contágio, e o furacão Ida provocando a interrupção da produção no Golfo dos EUA.

Agência Internacional de Energia e EPE publicam uma análise sobre o transporte rodoviário de cargas no Brasil, acompanhado de indicadores e comparações internacionais.

14/09/2021 - A eficiência energética é uma ferramenta crítica para reduzir as emissões de carbono e a poluição do ar no setor de transporte. Também é fundamental para a segurança energética. O objetivo desta publicação é apresentar uma análise do setor de frete rodoviário de cargas no Brasil e internacionalmente, com foco particular nos avanços em eficiência energética e uso de combustíveis alternativos.

1º Leilão de Reserva de Capacidade: Cerca de 50 GW de usinas termelétricas cadastradas na EPE

14/09/2021 - Foi concluído, em 03/09/2021, o cadastramento dos projetos para participação no Leilão Reserva de Capacidade de 2021. Anunciado pelo Ministério de Minas e Energia por meio da Portaria Normativa MME nº 20/2021, é o 1º leilão para compra do produto potência, e está previsto para ser realizado em 21 de dezembro de 2021 com participação apenas de empreendimentos termelétricos.