EPE, BID e CEBRI lançam cenários de emissões líquidas nulas de gases de efeito estufa (GEE) no país no horizonte de 2050

A partir do segundo semestre de 2020, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI) desenvolveram o Programa de Transição Energética. O objetivo do projeto foi criar um fórum de partes interessadas para disseminar e discutir cenários de transição energética de longo prazo no Brasil e desenvolver cenários de energia de longo prazo com base em um fórum independente e neutro de partes interessadas.

O programa foi estruturado em três grandes fases. A primeira delas, denominada divergência, teve o objetivo de mapear as principais tendências e incertezas críticas através de uma série de eventos virtuais, em debates com especialistas, público e partes interessadas. Em seguida na fase convergência foram realizados diálogos com empresas do setor de energia para, a partir de insumos da primeira fase, priorizar as incertezas críticas, definir balizadores e construir narrativas de três diferentes cenários neutralidade liquida de carbono no Brasil. A terceira e última fase foi o desenvolvimento da quantificação dos cenários com base na metodologia adotada pelo Cenergia/PPE/COPPE/UFRJ.

Em fevereiro de 2023, como resultado final do processo desenvolvido, foi publicado o Relatório "Neutralidade de carbono até 2050: cenários para a transição eficiente no Brasil" e o "Caderno Executivo do Programa de Transição Energética". Ambas as publicações podem ser acessadas aqui

Os workshops da fase divergência estão disponíveis no Youtube e podem ser acessados nos links abaixo.

1 - Geopolítica e Transição Energética (08/04) ;

2 - Futuro da Industria Brasileira (26/04);

3 - Transição Energética no pós-pandemia e recuperação econômica (29/04);

4 - O papel das cidades: demandas crescentes x sustentabilidade (05/05);

5 - Alternativas para descarbonização da matriz brasileira (18/05);

6 - O papel da Bioenergia e da Indústria de Óleo e Gás na transição energética;

7 - Os desafios dos segmentos de difícil descarbonização.

Outras informações também podem ser acessadas na página do núcleo de energia do CEBRI.

Notícias Relacionadas

EPE lembra que óleo e gás natural estarão presentes na matriz energética mundial e do Brasil em 2050

25/04/2024 - Na avaliação da empresa, vinculada ao MME, contribuição do setor é decisiva para uma transição justa, equilibrada e inclusiva, para arrecadação dos recursos ao desenvolvimento sustentável e direcionamento dos investimentos

Workshop sobre a 1ª Revisão Quadrimestral das Previsões de Carga para o PLAN 2024-2028

08/04/2024 - A Empresa de Pesquisa Energética – EPE, o Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE e promovem na próxima quarta-feira, dia 10 de abril, das 10h às 12h um Workshop para apresentação dos resultados da 1ª Revisão Quadrimestral das Previsões de Carga para o Planejamento Anual da Operação Energética – PLAN 2024-2028.

EPE, ONS e CCEE divulgam primeira revisão quadrimestral da previsão de carga

05/04/2024 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Operador Nacional do Setor Elétrico (ONS), a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) divulgam, nesta sexta-feira (05), os dados da 1ª Revisão Quadrimestral das Previsões de Carga para o Planejamento Anual da Operação Energética - 2024-2028. Para o ano, o aumento previsto é de 3,8% na carga, atingindo o valor 78.814 MW médios.

Boletim Anual de Transmissão 2023

04/04/2024 - A EPE realizou em 2023 análises técnico-econômicas e socioambientais que resultaram na recomendação de diversos novos empreendimentos de transmissão de eletricidade. Essas futuras instalações irão agregar maior confiabilidade ao Sistema Interligado Nacional, aumentando a qualidade no atendimento elétrico aos consumidores brasileiros.

Energizando o Futuro: 20 Anos de Inovação e Excelência em Pesquisa Energética

26/03/2024 - Rio de Janeiro, Brasil - 15 de março de 2024 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) celebra duas décadas de dedicação incansável à busca por segurança energética e soluções inovadoras e sustentáveis.