EPE, BID e CEBRI lançam cenários de emissões líquidas nulas de gases de efeito estufa (GEE) no país no horizonte de 2050

A partir do segundo semestre de 2020, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI) desenvolveram o Programa de Transição Energética. O objetivo do projeto foi criar um fórum de partes interessadas para disseminar e discutir cenários de transição energética de longo prazo no Brasil e desenvolver cenários de energia de longo prazo com base em um fórum independente e neutro de partes interessadas.

O programa foi estruturado em três grandes fases. A primeira delas, denominada divergência, teve o objetivo de mapear as principais tendências e incertezas críticas através de uma série de eventos virtuais, em debates com especialistas, público e partes interessadas. Em seguida na fase convergência foram realizados diálogos com empresas do setor de energia para, a partir de insumos da primeira fase, priorizar as incertezas críticas, definir balizadores e construir narrativas de três diferentes cenários neutralidade liquida de carbono no Brasil. A terceira e última fase foi o desenvolvimento da quantificação dos cenários com base na metodologia adotada pelo Cenergia/PPE/COPPE/UFRJ.

Em fevereiro de 2023, como resultado final do processo desenvolvido, foi publicado o Relatório "Neutralidade de carbono até 2050: cenários para a transição eficiente no Brasil" e o "Caderno Executivo do Programa de Transição Energética". Ambas as publicações podem ser acessadas aqui

Os workshops da fase divergência estão disponíveis no Youtube e podem ser acessados nos links abaixo.

1 - Geopolítica e Transição Energética (08/04) ;

2 - Futuro da Industria Brasileira (26/04);

3 - Transição Energética no pós-pandemia e recuperação econômica (29/04);

4 - O papel das cidades: demandas crescentes x sustentabilidade (05/05);

5 - Alternativas para descarbonização da matriz brasileira (18/05);

6 - O papel da Bioenergia e da Indústria de Óleo e Gás na transição energética;

7 - Os desafios dos segmentos de difícil descarbonização.

Outras informações também podem ser acessadas na página do núcleo de energia do CEBRI.

Notícias Relacionadas

Angela Livino participará do XI Seminário sobre Matriz e Segurança Energética Brasileira

21/09/2023 - O evento reúne os principais os principais policy makers da área, especialistas, líderes empresariais e autoridades da matriz energética para debates, palestras e networking estratégico. Serão debatidos temas como investimentos e volume de negócios no Brasil; papel estratégico do gás natural na matriz energética brasileira; modernização do setor elétrico; transição energética e mercado de Carbono.

Thiago Prado foi eleito do Presidente da EPE

19/09/2023 - ​O engenheiro Thiago Guilherme Ferreira Prado, de 43 anos, foi eleito sexta-feira, 15/09/2023, na 246ª reunião do Conselho de Administração, Presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

EPE divulga atualização da programação de estudos de planejamento da transmissão - Agosto de 2023

18/09/2023 - Atendendo ao disposto no §4º do Art. 3º da Portaria nº 215, de 11 de maio de 2020, a EPE divulga o 2º Informe Trimestral acerca do estágio de execução dos estudos de transmissão previstos de serem realizados sob a sua coordenação ao longo do ano de 2023, incluindo eventuais atualizações de cronograma, conforme previamente acordado com a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético do MME. Consulte aqui a programação.

Presidente interina da EPE participa do 15º Fórum Latino-Americano de Smart Grid

15/09/2023 - Ocorreu nos dias 11 e 12 de setembro, em São Paulo, o 15º Fórum Latino-Americano de Smart Grid com o tema "As tecnologias avançadas de integração e gestão de energia, conectividade e demais serviços nas redes elétricas e nas edificações e casas inteligentes". O evento contou com a participação da presidente interina da EPE, Angela Livino.

Boletim Trimestral de Consumo de Eletricidade – ANO IV – Nº14

14/09/2023 - Nesta edição, o comportamento nas classes de consumo comercial, industrial e residencial, de abril a junho de 2023, é analisado no contexto da conjuntura econômica e da dinâmica do mercado de eletricidade no Brasil e em suas regiões