O Workshop PDE 2029 – Expansão de Energia Elétrica,
ocorreu dia 1º de novembro, na sede da EPE. O evento teve como objetivo
apresentar o Plano de Decenal de Energia no horizonte de 2029. O PDE é
um documento integrado, que constrói uma ponte entre todas as cadeias energéticas
e todas as infraestruturas. Que visa a eficiência enérgica, a geração
distribuída, o papel do gás natural, dos biocombustíveis e da bioeletricidade,
tudo isto visualizando as relações de dependências entre todos os elementos.
Uma propriedade que agrega para um sistema energético cada vez mais complexo e
integrado, que informa o processo de tomada de decisão e as expectativas para o
futuro do setor.
Acesse aqui o PDE 2029
Durante a abertura, o presidente Thiago Barral compôs a mesa ao lado do diretor de Estudos Energéticos e Ambientais da EPE, Giovani Machado, do diretor de Estudos de Energia Elétrica da EPE, Erick Rêgo, do diretor geral da ONS, Luiz Eduardo Barata, e do secretário adjunto de planejamento do MME, Hélvio Neves Guerra. Hélvio apontou durante discurso que o Brasil possui uma das matrizes energéticas mais diversificadas, limpas, e preponderantemente com fontes renováveis. "Isto deve servir como referência. O setor elétrico é um dos motores da economia, então precisamos de garantia da expansão do setor, o suprimento de energia elétrica. O PDE 2029 confirma isso e consolida a expectativa de desenvolvimento de fontes. Marca esta importância e como nós podemos avançar, quais são as nossas estimativas e os nossos indicadores", falou.

(Da esquerda para direita: diretor de Estudos Energéticos e Ambientais da EPE,
Giovani Machado, secretário adjunto de planejamento do MME, Hélvio Neves Guerra, presidente da EPE Thiago Barral, diretor geral da ONS, Luiz Eduardo Barata e diretor de Estudos de Energia Elétrica da EPE, Erick Rêgo.)
Durante discurso, Barral destacou: "Ao entregar o resultado é importante também fazermos uma avaliação do valor deste trabalho para a sociedade e para o setor, e compreender o papel que ele tem em apoiar as decisões do ministério em dar transparência. Por isto não basta só fazer e publicar o trabalho, nós precisamos comunicar, explicar, e também ouvir as críticas. Ou seja, este evento busca aprofundar a qualidade das contribuições que nós esperamos receber e estabelecer estes pontos de contato para que a qualidade e o valor deste trabalho possa ser cada vez aprimorado."
Em nome da EPE, o presidente Thiago Batral agradeceu ao Ministério de Minas e Energia (MME) pela parceria, acompanhamento e validação do PDE 2029 durante a produção. Agradeceu também a presença de Luiz Eduardo Barata, representando a ONS, pela contribuição da instituição para o horizonte decenal, buscando provocar e trazer os desafios do dia a dia. Bem como toda a equipe da EPE que atuou direta e indiretamente e todos os agentes que contribuíram para o resultado final deste trabalho. O evento foi transmitido ao vivo e você pode assistir aqui.
Você pode baixar aqui as apresentações que foram realizadas durante o evento.

